NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Thauan estreia como profissional no Beira-Rio

Estreia profissional de Thauan Gigante coincidiu com primeira titularidade no time principal/Foto: Ricardo Duarte

A vitória de 3 a 0 do Colorado sobre o Coritiba teve um significado todo especial para o jovem Thauan Lara. Aos 18 anos de idade, o lateral-esquerdo viveu uma noite de estreia dupla nesta sexta-feira (24/06). Titular pela primeira vez com o elenco principal, ele também debutou profissionalmente no gramado do Beira-Rio, onde atuou durante os 90 minutos, mais acréscimos, da partida válida pela 14ª rodada do Brasileirão de 2022.

Cria da base alvirrubra, o gaúcho de Porto Alegre não poderia ter atingido esses feitos contra um rival melhor. Em dezembro passado, ele conquistou, exatamente sobre o Coritiba, a Supercopa do Brasil Sub-20, título que coroou o vitorioso 2021 dos juniores do Clube do Povo, ano em que Thauan brilhou como um dos protagonistas Celeiro de Ases.

Mais uma vez diante do Coxa, ele teve atuação bastante sólida no gramado do Gigante nesta sexta. Na defesa, foi seguro nos duelos que travou contra o mais agressivo dos atacantes rivais (Alef Manga), e encerrou o confronto com quatro rebatidas – atrás apenas dos zagueiros Moledo e Vitão no critério – uma interceptação e um desarme.

Lateral recebeu elogios de Mano após a partida/Foto: Ricardo Duarte

Já na construção ofensiva, Thauan acertou 50 dos 54 passes que deu na partida, e ainda teve dois lançamentos bem-sucedidos. Os números, levantados na plataforma FootStats, justificam os elogios recebidos durante a coletiva de Mano Menezes, que sublinhou a importância de o atleta seguir integrado ao calendário de jogos da categoria Sub-20 para acumular importantes ritmo e minutagem dentro de campo.

Foto: Ricardo Duarte

“Thauan foi bem. E o principal de tudo é que estava jogado, no Sub-20. Jogado no sentido de estar jogando todos os jogos. Essa é uma preocupação que a gente teve, porque, se você fica com ele muito tempo aqui, e não joga, é um risco bastante grande colocá-lo – e certamente não terminaria a partida. O fato de termos esse parâmetro nos deu a confiança. Ele é bem maduro para 18 anos, oscila pouco no treinamento, é um jogador bem compenetrado naquilo que precisa fazer. Ficamos contentes, ganhamos uma avaliação boa em relação a ele para a frente.”

Mano Menezes sobre Thauan Lara

A boa exibição de Thauan também reforça a maturidade do grupo vermelho, que goleou os paranaenses apesar dos muitos desfalques que tinha para a partida. Assim, apostando na força do elenco, o Inter se prepara para uma semana movimentada em seu calendário, que será inaugurada na próxima terça-feira (28/06), quando Mano Menezes e comandados abrirão as oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana como visitantes, às 21h30, diante do Colo-Colo-CHI. Pra cima deles, Colorado!