NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Técnico Maurício Salgado projeta ano das Gurias

Maurício Salgado conversou com a Rádio Colorada na última sexta/Foto: Mariana Capra

Depois de quase quatro meses, o Futebol Feminino do Clube do Povo volta a campo. Embaladas após 10 semanas de pré-temporada, as Gurias Coloradas fazem sua estreia na temporada 2021 neste sábado (17/04), a partir das 20h, no Campo do SESC. Diante do Santos, o Inter abre seu terceiro ano consecutivo de disputa do Brasileirão A1, mais uma vez sob o comando de Maurício Salgado.

O técnico alvirrubro, que concedeu entrevista exclusiva para o Programa do Inter na noite da última sexta-feira (16/04), simboliza a continuidade do trabalho desenvolvido nas Gurias Coloradas. No Inter desde 2019, Salgado chefia experiente elenco que teve praticamente todas as peças mantidas em relação à temporada passada, quando o Clube do Povo construiu campanha histórica na elite nacional. Importante, a manutenção do grupo alimenta as ambições do comandante para 2021.

“O Internacional tem um projeto claro de futebol feminino, um projeto de desenvolvimento e de se estabelecer como uma das maiores potências da modalidade. A gente conversa muito com o nosso time que nesse ano nós temos que ser melhores do que fomos no ano passado, porque evoluímos. São as mesmas jogadoras, um ano depois.”

Maurício Salgado
Djeni comemora o primeiro gol da última final de Gauchão/Foto: Mariana Capra

A continuidade do trabalho não significa que os nomes que abrem esta temporada sejam idênticos aos do final do ano passado. Se, por um lado, grandes estrelas permaneceram, como as selecionáveis Fabi Simões e Bruna Benites, por outro, novas caras também foram integradas ao grupo. Parte delas, oriundas das categorias de base.

“É a categoria de
base que mais faz
transição para o
profissional!”

Vice-campeãs do Brasileirão Sub-18 e vencedoras da categoria Sub-16, as Gurias Coloradas também são um fértil celeiro de craques. Pilar fundamental no projeto do Clube, a integração entre divisões inferiores e grupo principal foi renovada para a temporada 2021. No último mês de março, por exemplo, 11 atletas foram promovidas para o elenco de Salgado, que faz questão de destacar a grande experiência exibida pelas jovens, contrastante à pouca idade.

“Ano a ano, temos feito uma dinâmica de elencar muitas jogadoras de base que sobem e, efetivamente, jogam. E o que é muito importante para elas, o que deu muita bagagem, são as competições, que aceleram o processo para que elas estejam, muito brevemente, disputando também a categoria profissional.”

Maurício Salgado
Unidas, atletas da base chegaram ao profissional/Foto: Mariana Capra

Nem só de reforços caseiros, contudo, o grupo vermelho foi encorpado. Além das atacantes Millene e Luana Grabias, e da goleira Vivi Holzel, trio contratado para 2021, as Gurias Coloradas também estão fortalecidas por nomes do exterior. Recém-desembarcadas, as uruguaias Wendy Carballo, atacante, e Ximena Velazco, meia, honram o nome do Internacional.

“Jogadora boa
não tem fronteira.”

Jovem de 18 anos, Wendy é uma das principais promessas do futebol sul-americano. A atacante, que já soma até gol na Seleção principal, veio do Arachanas de Melo, time pelo qual marcou 79 vezes em campeonatos oficiais. Capitã do Uruguai, Ximena, sete anos mais velha, foi anunciada na última terça-feira (14/04), e carrega grandes expectativas por conta de seu vasto currículo. A dupla, revela Maurício, já está devidamente ambientada ao grupo colorado.

“São jogadoras que têm o perfil uruguaio, de muita entrega. Têm qualidade técnica e muita entrega de jogo, o que também é o perfil do nosso time. A gente está muito satisfeito com elas. É uma tradição do Internacional, ter jogadores estrangeiros. Estamos transportando essa tradição para o feminino.”

Maurício Salgado

Somada às contratações e promoções pontuais, a continuidade do trabalho permite que o Inter desenvolva um estilo cada vez mais característico de jogo. Assim, enquanto as jogadoras mais longevas exibem o tão defendido “entrosamento pelo olhar”, as novas peças já chegam pensadas para o contexto do Colorado. Metodologia perfeita, oferece constante progresso ao sistema de Salgado, o qual, consolidado ao longo dos últimos anos, já colheu grandes frutos em 2020.

“A torcida pode
esperar um time de
alta movimentação
e de busca pela
intensidade.”

Além do título do último Gauchão, conquistado com 100% de aproveitamento e incríveis 30 gols marcados e apenas um sofrido, as Gurias também contaram com o segundo ataque mais positivo do Brasileirão A1 em 2020, responsável por enviar 42 bolas às redes rivais. Defensivamente, o posto de segundo time menos derrotado na primeira fase nacional comprova a eficácia de uma equipe extremamente aplicada.

“É a questão da eterna adaptação. Adaptação do seu sistema, do que você acha que é o ideal, dentro do modelo real que o seu time tem. A nossa característica de equipe é de muita intensidade. A ideia de jogo é que seja um futebol intenso e de movimentação. De respeitar a posição, mas com muita transição.”

Maurício Salgado

Trabalho algum, porém, está livre de sofrer com imprevistos, ainda mais em tempos tão delicados quanto os que vivemos atualmente. Inicialmente previsto para os dias 28 e 29 de março, o Brasileirão teve seu início postergado em duas semanas, consequência dos números crescentes da pandemia do novo coronavírus. O adiamento, de acordo com o técnico colorado, aumentou ainda mais a ansiedade do elenco vermelho.

“Você vai perguntar se tem coisas pra corrigir, tem coisas pra corrigir. Se tem coisa pra acertar, tem. Mas o que a gente quer muito, e ninguém aguenta mais, é a questão da estreia. A gente está louco para estrear, e a questão é controlar essa ansiedade e transformar em ação coletiva!”

Maurício Salgado
Preparação foi intensa ao longo das últimas semanas/Foto: Mariana Capra

Ao mesmo tempo em que elevou a sede das atletas, também é verdade que o maior intervalo de pré-temporada ofereceu raro tempo para preparação do elenco. A partir da primeira rodada, as Gurias Coloradas viverão intensa maratona de partidas, que limitará bastante o tempo de treinos com a comissão técnica. Nesta linha, Maurício ponderou os aspectos positivos do extenso período de treinos do Inter.

“A gente começa agora uma maratona de oito jogos em um mês, incluindo as viagens. Praticamente, não tem mais tempo de treinamento, e pouquíssimo de recuperação. A gente usou essas duas semanas exatamente para dar mais lastro pro que está por vir. Estamos bem satisfeitos com a pré-temporada e com as etapas que foram vencidas.”

Maurício Salgado

O tempo de casa também faz com que Maurício entenda como poucos o significado da camisa vermelha, e persiga uma consolidação cada vez maior do Clube do Povo no cenário do futebol feminino nacional. O caminho rumo a grandes feitos já está traçado. A motivação, mais do que em dia. Seguindo esta cartilha, as Gurias Coloradas contam com o apoio da Maior e Melhor Torcida do Rio Grande em mais uma temporada. Vamos juntos. Vamo, Inter!

“Estamos muito satisfeitos com a preparação física, com o lastro tático, e bem confiantes para fazer uma boa estreia e uma boa sequência, que é o fundamental. Será um grande ano para os colorados e coloradas, no masculino e no feminino!”

Maurício Salgado
Maurício com a taça do Gauchão 2020/Foto: Mariana Capra