NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Raio-X: Gurias recebem o Real Brasília no jogo 100 de Sorriso

Gurias recebem o Real Brasília/Foto: João Callegari

A reta final da primeira fase do Brasileirão A1 se aproxima, e as Gurias têm mais uma decisão pela frente. No Sesc Protásio Alves, o Clube do Povo recebe o Real Brasília, às 15h deste sábado (28/05), pela 10ª rodada do Nacional. Confira entrevista da Rádio Colorada com Maíra Nunes, comentarista da CBF TV/Eleven Sports, e saiba tudo sobre o rival brasiliense. Na sequência, fique por dentro das informações da partida que pode ser a 100ª da ídola Sorriso pelo Inter!

Torça pelas Gurias;
Preparação colorada;
Relacionadas;
100x Sorriso;
Arbitragem;
Momento do Rival;
Projeção de tabela;
Campanha das Gurias;


Dia de apoiar as Gurias Coloradas 🏟️

A reserva de lugares para o duelo esteve liberada até as 11h da manhã deste sábado. Agora, quem confirmou presença presença via Site do Inter precisa apenas realizar a doação de 1kg de alimento não perecível na chegada ao Estádio. Os portões do Sesc serão abertos às 14h. Caso você não consiga comparecer à Protásio Alves, as redes sociais das Gurias Coloradas (InstagramFacebook e Twitter) acompanharão o minuto a minuto do jogo, enquanto a Eleven Sports transmitirá com imagens.

O Sesc te espera neste sábado/Foto: Ricardo Duarte

Vamo, coloradas! 💪

Sem ir a campo desde a segunda-feira retrasada (16/05), data de empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, as Gurias Coloradas aproveitaram o período livre de jogos no calendário para trabalhar forte com vistas à reta final de Brasileirão. Ao longo da última semana, o técnico Maurício Salgado buscou aprimorar as transições ofensiva e defensiva da equipe, valência lapidada tanto através de treinos técnicos e táticos quanto por meio de conversas com as atletas.

Gurias não vão a campo desde o dia 16/Foto: João Callegari

Já a véspera de partida ficou marcada pela descontração. Diante da chuva que caía em Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (27/05), a comissão técnica levou o grupo de jogadoras para o Ginásio do Sesc, onde, após o preparador físico Douglas Libonorio promover exercício de ativação, o elenco disputou partidas de vôlei, organizadas para manter ativa a musculatura das atletas.


Relacionadas 📜

Zóio volta após suspensão/Foto: João Callegari

A grande novidade na lista de atletas relacionadas para a 10ª rodada do Brasileirão responde por Zóio. Desfalque no jogo passado, quando cumpriu suspensão por acúmulo de cartões, a volante volta a ficar à disposição de Maurício Salgado. Quem também está concentrada para a partida é Juliana. Diante do Cruzeiro, a camisa cinco retornou aos gramados após quase 11 meses afastada por lesão.

Por outro lado, a polivalente Capelinha é baixa para o embate com o Real Brasília, assim como a lateral Isabela, com desconforto muscular. Titular na terceira rodada da segunda fase do Brasileirão Sub-20, disputada nesta sexta e encerrada com goleada de 4 a 0 das Gurias sobre o Corinthians, a atacante Mileninha também está de fora da partida no Sesc. Mayara e Djeni completam a lista de ausências. Confira as relacionadas:


O 100º jogo de Sorriso 🤩

Quem também figura na lista de relacionadas para o jogo deste sábado é Sorriso, mas isso passa longe de ser uma surpresa. Afinal, caso enfrente o Real Brasília, a zagueira chegará a 100 partidas disputadas com a camisa do Clube do Povo, feito inédito na história das Gurias. Vice-artilheira do Inter no Brasileirão, com dois gols marcados, a ídola foi titular em todos os jogos disputados pelas coloradas em 2022.

Sorriso está perto de atingir marca histórica/Foto: João Callegari

Arbitragem 👩‍⚖️

Andressa Hartmann apita, auxiliada por Ariela Duarte da Silveira e Fabricio Lima Baseggio. Quarto árbitro: Francisco Soares Dias. Quarteto da Federação Gaúcha de Futebol.


Rival 🆚

Leoas estão no G8 do país/Foto: Rebeca Reis/Staff Images

A campanha do Real Brasília justifica porquê o Brasileirão de 2022 é tratado como o mais equilibrado da história. Com 13 pontos, a equipe é sétima na tabela, mas pode encerrar a rodada, em caso de derrota para o Inter, na 10ª posição, já flertando com o rebaixamento. Por isso, as Leoas sabem da importância de um bom desempenho na reta final de campeonato, afim de atingir uma inédita classificação para os mata-matas, objetivo que a comentarista Maíra Nunes entende como bastante acessível.

“Não há dúvidas de que essa classificação para a fase mata-mata é o principal objetivo do Real na temporada – e altamente possível. A disputa vai ser muito acirrada por essas últimas vagas no G8, o meio de tabela está embolado, mas essa sequência final de seis jogos é bem favorável. As duas pedreiras são o Inter e a Ferroviária. Fora isso, são quatro adversários que o Real tem possibilidades de vencer, porque estão mais para a parte debaixo. É um sonho viável a classificação.”

Maíra Nunes
Adilson Galdino comanda o Real/Foto: Rebeca Reis/Staff Images

Depois de vencer Santos e Red Bull Bragantino nas rodadas um e três do Brasileiro, o Real passou por jejum de quatro partidas sem triunfo. O reencontro com as vitórias ocorreu há dois jogos, quando as Leoas superaram o Kindermann, em Brasília, por 2 a 0. Na última vez que foi a campo, o time do técnico Adilson Galdino continuou a caminhada de recuperação, e bateu a Esmac, fora de casa, pelo placar de 3 a 0. A melhora no desempenho veio acompanhada de novidades no ataque, mais móvel a partir da saída de Dany Helena da escalação titular.

“O time contratou muitas jogadoras. Principalmente, muitas atacantes. Tem um elenco recheado de opções para esse setor. Em relação ao último jogo, contra a Esmac, o Galdino queria dar oportunidade às jogadoras que não vinham atuando, mas, apesar desse intuito inicial, acho que ele gostou do que viu. Um ataque mais leve, mais dinâmico, com a Nenê como referência e a Marcela e a Maria Dias mais abertas, dando velocidade.”

Maíra Nunes
Nenê (90) e Maria Dias (D) foram o ataque das Leoas/Foto: Rebeca Reis/Staff Images

Enquanto o ataque parece afirmado, a retaguarda convive com interrogações para a partida deste sábado. Afinal, Galdino pode ou escalar sua zaga com Rafa Soares e Isabela Melo, deslocando Petra para a volância, ou manter a venezuelana no miolo de defesa, assim deixando Melo no banco. Caso o comandante siga a primeira alternativa, Maíra projeta que as Leoas ganharão maior poder de marcação no meio de campo – sem perder força de armação para isso.

“Para o jogo contra o Inter, a zagueira Rafa Soares volta para o time titular após cumprir suspensão por conta de terceiro cartão amarelo. Pelo que eu sei, o Galdino estava avaliando se ela entra no lugar da Isa Melo ou da Petra. Caso seja na vaga da venezuelana, a Petra pode ser usada como volante. Por ali, dá muita consistência defensiva. É uma jogadora forte, que vai bem nos combates e tem qualidade para desafogar a saída de bola e acionar as atacantes.”

Maíra Nunes
Petra se destaca pela polivalência/Foto: Rebeca Reis/Staff Images

Time que mais sofreu gols entre os que estão fora do Z4, o Real Brasília deve contar com o retorno da goleira Dida, preservada na rodada passada, à nominata titular. Além da interrogação na dupla de zaga, Galdino também tem promovido intenso rodízio na lateral-direita, já ocupada por Roberta, Natasha e Fran ao longo dos últimos jogos. Na esquerda, Bruna Natieli é a titular, enquanto as prováveis armadoras para o jogo contra o Inter são Gaby Soares e Sassá.


Situação de tabela 📊

Inter mira o topo da tabela/Foto: João Callegari

Com 20 pontos conquistados, um a menos do que o Corinthians e a dois do Palmeiras, as Gurias abrem a 10ª rodada na terceira posição do Campeonato Brasileiro. Para encerrar o final de semana na ponta da tabela, as coloradas precisam vencer o Real Brasília e torcer para que nem as alvinegras batam o Kindermann, em partida marcada para as 14h deste sábado, no Parque São Jorge; nem as palestrinas superem o São José-SP, no domingo, dentro de casa.

Caso o Palmeiras empate no Allianz Parque, ainda caberia às Gurias vencer por três ou mais gols de diferença. Do contrário, o Inter até empataria em pontos com as alviverdes, mas ficaria atrás pelos critérios de desempate. O único rival que pode ultrapassar as coloradas na rodada é o São Paulo, que vai a campo na próxima segunda-feira (30/05), dentro de casa, contra o Atlético-MG.

Vitória pode deixar o Clube do Povo na liderança/Foto: João Callegari

Confira o G4 do Brasileirão:

PJVEDGPGCSG
1 – Palmeiras22971120812
2 – Corinthians21963020614
3 – Internacional20962115510
4 – São Paulo1795221697

A caminhada colorada 📕

Coloradas fazem grande campanha/Foto: João Callegari

Donas da melhor defesa do Brasileirão A1, as Gurias são, ao lado das palestrinas, a segunda equipe que menos perdeu na competição – apenas o Corinthians, invicto, supera Inter e Porco na estatística. Inaugurada com vitória de 2 a 1 em cima do Cresspom, dentro de casa, a campanha do Clube do Povo também conta com triunfos sobre Esmac, São Paulo, Red Bull Bragantino, Atlético-MG e Palmeiras, além de empates diante de Flamengo e Cruzeiro. O único revés ocorreu para a Ferroviária.

Individualmente, Millene se destaca como a goleadora do Inter, enquanto Duda Sampaio é a líder em assistências, com sete passes decisivos oferecidos para suas companheiras. Já a atacante, dona da camisa 14, soma três gols no Brasileirão, um a mais do que Sorriso, Lelê e a própria Duda. Com um tento, Maiara, Biazinha, Mileninha, Bruna Benites, Fabi Simões e Isabela completam a artilharia colorada.