NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Raio-X: Colorado visita o Sport na abertura do segundo turno

Segunda-feira de duelo na Ilha para o Clube do Povo/Foto: Ricardo Duarte

De volta aos gramados! Sem atuar desde o mês passado, o Clube do Povo retoma a disputa do Brasileirão nesta segunda-feira (13/09), a partir das 20h, diante do Sport. Na Ilha do Retiro, o Inter disputa a 20ª rodada do Brasileirão, primeira do returno, que foi analisada pela Rádio Colorada em entrevista com Antônio Gabriel, setorista rubro-negro pelo Escrete de Ouro da Rádio Jornal, de Pernambuco. Confira o papo e, na sequência, fique por dentro de tudo sobre o duelo!


Transmissão 📻

Ao vivo a partir das 18h30 desta segunda-feira, a Rádio Colorada transmitirá o duelo entre Clube do Povo e Leão da Ilha com a jornada mais vermelha do mundo do futebol. Confira a programação da emissora oficial do Internacional:

Segunda-feira (13/09)Plataforma
0hProgramação musicalInternet e App do Inter
18h30Raio-XInternet e App do Inter
19hPortões AbertosInternet e App do Inter
20hJornada EsportivaInternet e App do Inter
22hVestiário VermelhoInternet e App do Inter
23hProgramação musicalInternet e App do Inter
Torça com a emissora que mais acompanha o Inter!/Foto: João Callegari

Enriquecido por imagens dos principais lances do jogo, o minuto a minuto das redes sociais do Inter (@scinternacional no TwitterInstagram Facebook) acompanhará as emoções do duelo. Com imagens, Premiere e SporTV anunciam transmissão.


Vamo, Inter! 💪

Aguirre teve período importante para trabalhar com a equipe/Foto: Ricardo Duarte

Sem ir a campo desde o último dia 29 de agosto, quando empatou sem gols com o Atlético-GO, o Clube do Povo contou com raro período de preparação para a partida desta segunda-feira. Fruto da convocação de Edenilson para a Seleção Brasileira, a parada no calendário colorado foi intensamente aproveitada pela comissão técnica de Diego Aguirre, como revelou Daniel em entrevista concedida para o Canal do Inter nesta semana de véspera do confronto.

“Uma semana boa, a gente precisava desses treinamentos, precisava dessa semana para descansar e trabalhar, melhorar a parte física e a técnica. Segunda-feira temos um jogo importante. O time do Sport precisa vencer para sair da zona, e a gente precisa vencer para chegar em G4.”

Daniel

Nem só de treinos viveu o Inter nas últimas duas semanas. Anunciados no dia seguinte ao duelo de Goiânia, o zagueiro Kaíque Rocha e o atacante Gustavo Maia reforçam o Colorado neste returno de Brasileirão. Oriunda do futebol europeu, a dupla já tem situação regularizada no BID, e participou normalmente das atividades preparativas à retomada do calendário.

Com o correr dos dias, outras novidades, mas internas, também encorparam a preparação colorada. Recuperado de lesão, Saravia foi o primeiro a retornar, acompanhado, já na quinta-feira passada (09/09), por Paolo Guerrero. Convocado para a rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo, o peruano, suspenso, não pôde enfrentar o Brasil na última das três partidas. Por isso, voltou ao Beira-Rio antes do previsto, e, uma vez em Porto Alegre, conversou de maneira exclusiva com as mídias do Inter.

“Estive com a minha Seleção, tivemos bons resultados. Infelizmente, esse último não, quando não tive a oportunidade de participar. Contra o Brasil, né. Era para ter jogado esse, seria muito importante, mas não pude por estar suspenso. Agora, de volta com o time, com o grupo, estamos nos preparando para o jogo de segunda-feira, que será muito importante. Precisamos, urgentemente, dos três pontos.”

Guerrero

O último acréscimo chegou na manhã deste domingo (12/09). Após viajar a São Paulo na tarde de sábado (11/09), o Clube do Povo encerrou a preparação para o duelo contra o Sport já na capital paulista, de onde embarcou para Recife. As atividades realizadas no CT do Palmeiras contaram com a presença de Edenilson, que estreou com as cores do Brasil na última quinta, quando atuou por 11 minutos na vitória de 2 a 0 da Canarinho sobre o Peru. Responsável por encerrar a semana de declarações do elenco ao Canal do Inter, o meio-campista repercutiu seu período com a equipe de Tite.

“Uma experiência única. Estou muito feliz de ter participado desses três jogos (que, na verdade, foram dois). Feliz de desfrutar, de conhecer novos companheiros, ídolos que só acompanhava de fora. Trabalhar com eles foi um privilégio enorme, e tenho certeza que vivi a experiência da melhor maneira possível. Aprendi e tentei me dedicar no dia a dia para aproveitar.”

Edenilson

Artilheiro do Brasileirão com oito gols marcados, SuperEd é uma das esperanças do Inter na luta pela vitória em Recife. O Clube do Povo chega à Ilha do Retiro na 12ª colocação. A seis pontos do Corinthians, primeira equipe do G6, o time de Aguirre está invicto há cinco partidas, e busca abrir o returno com triunfo que o aproxime da metade de cima da tabela. Afinal, é no topo que a camisa colorada merece estar, como destacou Edenilson.

“Será um jogo difícil. A gente sabe que jogar lá é sempre complicado, contra uma equipe que perdeu bastante jogos na Ilha, mas todos por pouco resultado. Se defendem bem, e sabemos que precisamos melhorar nossa posição na tabela. A gente sabe que não está no lugar que a camisa do Inter pede, precisamos estar lá em cima, disputando. Vamos focados, com todo respeito à equipe do Sport, para buscar os três pontos.”

Edenilson

Com Edenilson, Guerrero, Saravia e companhia, Aguirre azeitou os últimos detalhes do time que irá a campo na Ilha a partir de atividades de finalização, bola parada e táticas. Contra o Sport, o Inter estará desfalcado de Dourado e Palacios, suspensos, ao passo que Rodrigo Lindoso retorna após ficar ausente na rodada passada. Lesionados, Mercado e Taison completam as baixas do lado alvirrubro.

De São Paulo, grupo partiu para Recife/Foto: Ricardo Duarte

Arbitragem 👨‍⚖️

O goiano André Luiz de Freitas Castro apita, auxiliado pelo conterrâneo Nailton de Sousa Oliveira e por Rafael Trombeta, do Paraná. Quarto árbitro: Rodrigo Pereira de Lima, de Pernambuco. VAR: Marcio Henrique de Gois, de São Paulo.


Rival 🆚

Rival luta para fugir do Z4/Foto: DVG/Sport

O duelo com o Inter marcará a estreia de Gustavo Florentín na casamata da Ilha do Retiro. Contratado para o lugar de Umberto Louzer, o paraguaio é o terceiro técnico do Sport nesta temporada, e chega ao clube com a responsabilidade de revolucionar uma campanha que encerrou o primeiro turno na antepenúltima colocação, com a segunda defesa menos vazada, mas dona do pior ataque.

“O Sport tem o pior ataque, e só fez dois gols na Ilha do Retiro. Umberto Louzer não conseguiu resolver esse problema, mas deu a consistência defensiva. Assim, o Florentín chegou para resolver o ataque. No primeiro jogo com ele, deu para ver pouca coisa, não dá para bater o martelo, mas se percebeu um time muito mais vertical e objetivo. No geral, é um time difícil de tomar gols, mas, também, difícil de marcar.”

Antônio Gabriel
Atuação rubro-negra foi elogiada na rodada passada/Foto: DVG/Sport

Diferente do Inter, o Sport foi a campo no último final de semana. Primeiro jogo disputado sob o comando de Florentín, o empate sem gols com o Athletico-PR deixou boas impressões na torcida do Leão. Mais do que a atuação competitiva na Arena da Baixada, porém, as esperanças para a luta contra o rebaixamento também têm sido renovadas, de acordo com Antônio, pelo retorno de peças importantes ao elenco.

“O Florentín está tendo uma sequência de jogos espaçados, e conta com a totalidade do elenco. Isso é muito importante, faz com que se analise melhor as características do grupo. Um paraguaio que veio do The Strongest-BOL não conhecia a totalidade do futebol brasileiro. Então, ter as opções é algo que facilita. Esse começo de trabalho carrega uma sorte importante que o Sport não vivia nessa temporada.”

Antônio Gabriel
Florentín é o técnico do Leão/Foto: DVG/Sport

Diante do Clube do Povo, Florentín estará desfalcado pelo meio-campista Hernanes, expulso na rodada passada. Thiago Neves, por outro lado, retorna após cumprir suspensão, e deve herdar a vaga do igualmente experiente companheiro. Entre os dois, como elenca Antônio, existem diferenças, mas também a mesma capacidade de aumentar o poder de criação rubro-negro, problema crônico para um ataque que balançou as redes apenas oito vezes até aqui.

“O Hernanes, todo mundo conhece, é mais cadenciador. Não tem tanta explosão, velocidade, mas, quando a bola chega no pé dele, você percebe que é diferente. Desde que chegou aqui no Recife, demonstra muita vontade. O Thiago, eu acho que o Florentín entendeu, joga próximo ao ataque. Com Louzer e Jair, ele vinha buscar bola na defesa, mas, próximo à frente, ele tem muito mais vontade. Cria muito.”

Antônio Gabriel
Thiago Neves cumpriu suspensão na rodada passada/Foto: DVG/Sport

A defesa também reserva uma baixa para o Leão. Afinal, o zagueiro Pedro Henrique, atleta colorado, está cedido ao Sport, e não pode atuar por questões contratuais. Em seu lugar, Chico deve iniciar a partida. Assim, os prováveis titulares do Rubro-Negro são: Mailson; Hayner, Chico, Sabino e Sander; Marcão, Zé Welison (Betinho) e Thiago Neves; Gustavo, André (Mikael) e Paulinho Moccelin. Everaldo e Thyere, que retornam de lesão, devem iniciar o jogo no banco.


Palco 🏟️

Ilha do Retiro recebe o jogo desta segunda/Foto: Willians Aguiar/Sport

Nomeada Adelmar da Costa Carvalho, a Ilha do Retiro ficou famosa pelo bairro homônimo em que está situada. Inaugurado em 4 de julho de 1937, o palco do jogo desta segunda-feira conta com capacidade para 30 mil pessoas. Sede da Copa do Mundo de 1950, o endereço é praticamente um sinônimo de Sport, tamanha a identificação construída pelo time nas quatro linhas de sua casa.


Retrospecto do confronto 📊

Índio comemora gol colorado na Ilha em 2007/Foto: Alexandre Lops

A história registra 47 encontros entre Inter e Sport, e o Clube do Povo leva vantagem no retrospecto do confronto. Vitorioso em 19 ocasiões, o Colorado já marcou 67 gols na equipe pernambucana. De sua parte, o Leão da Ilha, dono de 46 tentos, soma 10 triunfos no embate. Ocorreram, ainda, 18 igualdades, a mais recente no primeiro turno do atual Brasileirão, quando o Beira-Rio sediou empate por 2 a 2.


Última visita à Ilha 🔙

O Clube do Povo foi até a Ilha do Retiro para enfrentar o Sport na 14ª rodada do Brasileirão passado. Disputada na quarta-feira dia 14 de outubro, a partida, que marcou o retorno de Rodrigo Dourado aos gramados após 15 meses lesionado, correu bastante movimentada durante os 90 minutos, sempre com controle do Inter, mas também marcada por chances do rival.

Vitória de 5 a 3 manteve o Inter na luta pelo topo da tabela/Foto: Ricardo Duarte

Retrato perfeito do roteiro do jogo, o placar de 5 a 3 para o Colorado foi construído através dos gols de Patrick, duas vezes, Rodrigo Moledo, Adryelson, contra, e Yuri Alberto. O tento de Yuri, último do Inter no jogo, foi o primeiro marcado pelo atacante com o manto vermelho, e assegurou a terceira vitória consecutiva do Clube do Povo no Brasileiro.

Servido por Ed, Yuri marcou diante do Sport seu primeiro gol pelo Inter/Foto: Ricardo Duarte