NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Raio-X: Gurias recebem o Cruzeiro no Sesc

Gurias recebem o Cruzeiro nesta segunda-feira/Foto: Mariana Capra

Passadas duas semanas da última partida que disputaram, as Gurias Coloradas vão a campo nesta segunda-feira (16/05), a partir das 17h30, pela nona rodada do Brasileirão Feminino A1. O adversário do Inter será o Cruzeiro, rival destrinchado pela Rádio Colorada durante entrevista com Natália Andrade. Confira o papo e, na sequência, saiba tudo sobre o confronto, que terá como palco o Sesc Protásio Alves.

Transmissão;
Preparação colorada;
Relacionadas;
Campanha das Gurias;
Situação de tabela;
Arbitragem;
Rival;
Palco da partida;
Retrospecto do confronto;


Transmissão 📻

Sempre ao lado do Futebol Feminino alvirrubro, a Rádio Colorada iniciará às 16h30 sua cobertura da nona rodada do Brasileirão A1. Além da emissora oficial do Clube do Povo, as redes sociais das Gurias (InstagramFacebook e Twitter) acompanharão o duelo através de relato minuto a minuto. Já na TV, o SporTV anuncia transmissão.

ProgramaçãoPlataforma
16h30Raio-XSite e APP do Inter
17hPortões AbertosSite e APP do Inter
17h30Jornada EsportivaSite e APP do Inter
19h30Vestiário VermelhoSite e APP do Inter

Preparação colorada 💪

Gurias tiveram duas semanas para trabalhar/Foto: João Callegari

O duelo contra o Cruzeiro será somente o segundo disputado pelas Gurias em maio. No primeiro dia deste mês, o Inter superou o Palmeiras por 1 a 0, no Canindé, em partida da oitava rodada do Brasileirão. Desde então, Maurício Salgado e comissão técnica tiveram duas semanas livres de jogos para trabalhar com o elenco colorado.

No Sesc Protásio Alves, treinos físicos, técnicos e táticos fizeram parte da rotina das atletas, que puderam recuperar o fôlego após jogarem três partidas, duas dessas como visitantes, nos 14 dias que antecederam a breve pausa no Campeonato. Depois do Cruzeiro, o Inter voltará a campo apenas no último final de semana de maio, quando receberá o Real Brasília.


Relacionadas 📜

A Ju voltou! Meio-campista das Gurias desde 2019, a camisa cinco do Inter está plenamente recuperada de lesão que a afastou dos gramados durante mais de nove meses, e figura entre as concentradas para a partida contra o Cruzeiro. Até aqui, a polivalente atleta já disputou 31 jogos pelo Clube do Povo, com 10 gols marcados.

Juliana Ferreira está de volta/Foto: João Callegari

Além de Juliana, a lateral-esquerda Isabela, que cumpriu suspensão no jogo passado, é outro nome que reforça as Gurias na nona rodada do Nacional. Pela direita, a defesa também tem cara nova, já que Joana, titular na campanha recentemente campeã do Brasileirão Sub-17, está relacionada para a sua primeira partida como profissional.

Suspensa, a volante Zóio é a principal novidade na lista de desfalques de Maurício Salgado, que ainda conta com Djeni Becker e Mayara. Já Tamara é a única atleta colorada pendurada, com dois cartões amarelos acumulados na competição. Confira a nominata relacionada para a rodada de número nove do Brasileirão A1:


Os números do Inter 📈

Donas de 19 pontos, as Gurias abriram o final de semana com pontuação de líderes, e podem retomar essa condição em caso de triunfo sobre o Cruzeiro. Até aqui, o Inter tem a melhor defesa da competição, vazada quatro vezes, e a jogadora com mais assistências oferecidas no Nacional, caso de Duda, que já serviu suas companheiras para sete gols. O Clube do Povo ainda divide, com o Porco, o posto de segundo time que menos perdeu. Ambos somam um único revés, ao passo que o Corinthians segue invicto no certame.

Inter faz grande campanha no Brasileirão/Foto: João Callegari

Dentro do elenco, a atacante Millene se destaca como a goleadora do Inter. Autora do gol da vitória de 1 a 0 sobre o Palmeiras, a camisa 14 já balançou as redes rivais em três ocasiões, uma a mais do que Lelê e Sorriso, vice-artilheiras coloradas. Duda, Mai, Biazinha, Mileninha, Bruna Benites, Fabi Simões e Isabela são as outras responsáveis pelos 14 tentos até aqui anotados pelas Gurias.


Para seguir no topo 🔝

Duda (E) e Millene (D): garçonete e artilheira/Foto: João Callegari

Todas as equipes que rodeiam o Inter na tabela de classificação já foram a campo na rodada. Atual líder da competição com 22 pontos, o Palmeiras venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, fora de casa, no último domingo (15/05), data que também presenciou goleada de 3 a 0 do Corinthians sobre o Cresspom. Com o resultado, o Timão segue a um ponto das palestrinas.

Com dois pontos a menos do que as Gurias, o São Paulo foi quem abriu a nona rodada, e o fez com derrota. Na Vila Belmiro, o Tricolor perdeu para o Santos e estacionou nos 17 pontos, dois a mais do que as Sereias, que agora ocupam o quinto lugar. Terceiro colocado, o Inter retomará a vice-liderança se vencer o Cruzeiro. Caso o triunfo seja por diferença superior a três gols, as coloradas ultrapassarão tambem o Palmeiras, e assumirão o topo do país.

Coloradas podem encerrar a rodada na liderança/Foto: Rebeca Reis/Staff Images Woman/CBF

Arbitragem 👨‍⚖️

Anderson Farias apita, auxiliado por Estefani Adriati Estrela da Rosa e Luiza Naujorks Reis. Quarto árbitro: Francisco Soares Dias. Quarteto da Federação Gaúcha de Futebol.


Rival 🆚

Cabulosas venceram duas das últimas três partidas/Foto: Manu Aguilar/BH Fotos

Superado dentro de casa pelo São José-SP, por 1 a 0, na última vez que foi a campo, o Cruzeiro não deixa de viver um momento de afirmação no Brasileiro A1. Antes do revés, que ocorreu em um cenário de muitos desfalques, a exemplo de Korina, Mariana Santos, Rafa Andrade e Marília, as Cabulosas haviam conquistado suas duas primeiras vitórias no Nacional, batendo, fora de casa, os fortes Flamengo e Ferroviária.

“O Cruzeiro vem numa crescente. Teve um início de Campeonato muito ruim, o que se deve a vários fatores. Problemas tanto recorrentes quanto novos. Ocorreu a troca de técnico há uma semana do início do Brasileiro. Agora, o time vem numa afirmação, mas teve essa derrota para o São José-SP, até certo ponto esperada por conta dos muitos desfalques.”

Natália Andrade
Felipe assumiu as Cabulosas no início de março/Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro

Técnico da Raposa desde o início de março, Felipe Freitas foi contratado para o lugar de Rodrigo Campos. O atual comandante chegou com o aval da nova gestão do Cruzeiro, que hoje se estrutura como uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) liderada por Ronaldo Nazário e seu grupo empresarial. A troca de treinador é a principal mudança até aqui empreendida pela SAF nas Cabulosas.

“Estruturalmente, a gente não vê as mudanças, até porque a SAF foi implementada agora. Mas a primeira mudança que teve a mão da SAF foi de treinador, com a saída do Rodrigo e a chegada do Felipe. O Ronaldo disse que quer uma profissionalização real no feminino, o que é muito importante. Agora, (as Cabulosas) estão treinando na Toca I, usando a mesma estrutura da base masculina.”

Natália Andrade
Vanessinha é a capitã da Raposa/Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro

No papel, o grupo Cabulosas foi bastante reformulado desde o encerramento da temporada passada. Vice-campeão mineiro, o Cruzeiro lutou até o fim do Brasileirão de 2021 contra o rebaixamento, drama que não deseja repetir em 2022. Por isso, o elenco, que segue contando com o protagonismo de Mariana Santos e Vanessinha, recebeu o acréscimo de atletas que já têm se destacado com as cores da Raposa.

“A Robinha está se destacando muito pela entrega, teve um crescimento grande nesses dois jogos que o time ganhou. A Rafa Andrade já tem o status de titular absoluta. A Korina, zagueira que chegou, é o nome da zaga atual, e a defesa vinha sendo um problema recorrente no Cruzeiro, desde 2019. E a Gabizinha, que é volante, está jogando bem de zagueira.”

Natália Andrade

Nesta segunda-feira, o Cruzeiro não poderá contar com a lateral Isa Fernandes, suspensa. Contratada no início de 2022, a defensora vinha atuando como titular pela direita, e deve ser substituída por Nine, até então dona do corredor esquerdo, setor que Rebeca Prado e Janaína brigam para assumir. As Cabulosas chegam ao Sesc na 13ª colocação do país, com oito pontos conquistados em oito rodadas.


Dia do Sesc jogar junto! 🏟️

A torcida colorada pode confirmar presença na partida até as 11h desta segunda-feira! Gratuito, o ingresso para o duelo contra o Cruzeiro precisa ser reservado na área de vendas do Site do Inter. Clique aqui para confirmar sua presença sem custo! O acesso ao palco do jogo, que estará com portões abertos a partir das 16h30, será liberado mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Vem pra Protásio!

Dia de lotar o Sesc e apoiar as Gurias/Foto: Ricardo Duarte

Retrospecto do confronto 🔙

As Gurias Coloradas já enfrentaram duas vezes as Cabulosas, e saíram de campo vencedoras em ambos confrontos. O primeiro deles, disputado em 2020, foi encerrado com goleada do Inter. Fabi Simões, duas vezes, Byanca Brasil e Isabela marcaram no 4 a 1 do Clube do Povo, que curiosamente contou com gol de Capelinha, hoje atleta vermelha, para as visitantes.

Com dois gols, Fabi é a artilheira do confronto/Foto: Mariana Capra

Também realizado no Sesc Protásio Alves, o duelo mais recente entre Inter e Cruzeiro ofereceu roteiro pautado pelo equilíbrio. Pela 11ª rodada do Brasileirão A1 passado, Leidiane marcou, no minuto nove do segundo tempo, o único gol da partida. Servida por Mariana Pires, hoje atleta das Cabulosas, a lateral-direita garantiu a vitória por 1 a 0, conquistada no dia 29 de maio de 2021.

Leidi (C) garantiu o 1 a 0 no ano passado/Foto: Mariana Capra