NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Na emoção, Gurias viram pra cima do Real Brasília e vencem o jogo 100 de Sorriso

Duda garantiu a vitória aos 42 do segundo tempo/Foto: Ricardo Duarte

Na bola e na raça, as Gurias Coloradas bateram o Real Brasília, nesta tarde de sábado (28/05), pelo placar de 2 a 1. Conquistada com gols de Lelê e Duda, os dois marcados na etapa final, a virada no Sesc consagrou o jogo 100 de Sorriso, primeira atleta a atingir essa marca na história do futebol feminino gaúcho, e levou o Inter aos 23 pontos na tabela. Pela 11ª rodada, o Clube do Povo voltará a campo no próximo domingo (05/06), às 11h, contra o Grêmio, em Gravataí.

+ Confira a galeria de fotos da partida;

+ Sorriso recebe homenagem pelos 100 jogos;

+ Assista aos bastidores da vitória;


Adversário complica o jogo

Sorriso completou 100 jogos pelo Inter/Foto: Ricardo Duarte

Aplicado na marcação, o Real Brasília não deu vida fácil para as Gurias no gramado do Sesc. Sem constrangimento para cometer faltas, as adversárias estiveram muito bem armadas para impedir a tradicional pressão do Inter, que foi a campo escalado com três zagueiras (Bruna Benites, Haas e Sorriso), duas alas – Fabi, pela direita, e Eskerdinha – e uma invejável linha de frente, que contava com Maii Maii, Lelê e Millene, municiada por Duda e Zóio.

Antes truncado, o jogo começou a ficar tenso quando Nenê, aos 23 minutos, abriu o placar para as visitantes. Sabedoras de que a vitória garantiria, no mínimo, a manutenção do terceiro lugar na tabela, e também decididas a presentear Sorriso com um merecido triunfo, as Gurias se voltaram ainda mais para o ataque diante da desvantagem, e assustaram pela primeira vez aos 29, em chute de Lelê.

Gurias pressionaram na reta final do primeiro tempo/Foto: Ricardo Duarte

As principais chances da primeira etapa alvirrubra chegaram às vésperas do intervalo. No minuto 38, Dida brilhou com duas defesas para impedir o empate. Primeiro, ela espalmou chute de Fabi. Depois, triscou, com a ponta dos dedos, finalização feita por Maii Maii. Logo depois, a goleira contou com o apoio de suas zagueiras Rafa e Laíne, que bloquearam tentativas da linha de frente vermelha. Já aos 43, Haas mandou a última oportunidade pela linha de fundo.


Virada faz justiça à pressão

Maurício Salgado mudou pela primeira vez ainda antes do intervalo, já que Zóio, com dores, precisou deixar o gramado. Em seu lugar, entrou Ju. De volta para a etapa final, o técnico colorado fez mais uma troca, sacando Haas para a entrada de Mai. As duas substitutas deram novo dinamismo ao meio de campo das Gurias, que, envolvente, passou a encontrar espaços na marcação brasiliense.

Além de modificarem a súmula, os novos nomes também redesenharam o Inter em campo. Antes ala, Fabi passou a ocupar a lateral-direita, definindo uma primeira linha com quatro marcadoras. À frente da zaga, Juliana e Mai faziam a bola rodar com velocidade, colocando o ataque no jogo. Assim, a atordoada zaga rival pouco pôde fazer aos 13, quando Ju cruzou bola na medida para Lelê empatar a conta. O testaço da centroavante botava fogo no jogo.

Lelê empatou em bonito gol de cabeça/Foto: Ricardo Duarte

Segundos após a saída de bola no meio de campo, Maii Maii escapou pela esquerda, dividiu com a marcação, levou a melhor dentro da área e quase virou o confronto, mas o destino não planejava vida simples para o Inter. Aos 21, por exemplo, Millene teve sua primeira grande chance para marcar, e até venceu a goleira Dida no arremate. Teimosa, porém, a bola saiu tirando tinta do poste. Poste, inclusive, atingido mais tarde por outro chute da camisa 14.

Quanto mais forte a pressão colorada, mais intensa caía a chuva na Zona Leste de Porto Alegre. Tentando tirar proveito do gramado molhado, o Inter passou a explorar jogadas de bola aérea, que quase valeram gol tanto para Bruna Benites quanto para Sorriso. Muito mais atacantes do que zagueiras, as parceiras sobrecarregaram a defesa do Real, que já acumulava atletas penduradas.

Gurias assustaram na bola aérea/Foto: Ricardo Duarte

Aos 41, Sorriso foi derrubada na entrada da meia-lua da grande área. Frontal, a falta clamava pelo pé direito de Duda Sampaio, que respondeu ao convite ajeitando a bola com carinho. Assustada debaixo das traves, Dida escolheu fechar o canto esquerdo, e deixou com a barreira a obrigação de proteger o lado direito. Nele, a 10 colorada cobrou. Golaço, no ângulo!

Virada premiou a insistência vermelha/Foto: Ricardo Duarte

O Inter seguiu melhor depois da virada, e quase chegou ao terceiro com Mai. Biazinha, que instantes mais cedo substituíra Millene, também teve sua chance, mas esbarrou na mesma Dida que fora vilã de sua companheira. Já Tamara, substituta de Maii Maii, foi travada por Isabela, que pela falta recebeu o vermelho. Enfim, aos 50 minutos, a árbitra apitou pela última vez, confirmando a vitória do Clube do Povo do Rio Grande do Sul. Festa no Sesc!

Inter fez 23 pontos em 30/Foto: Ricardo Duarte

Primeiro tempo

8min – NADA? Fabi Simões sofre entrada duríssima de Petra. Lance acontece dentro da área, mas a arbitragem manda seguir.

18min – Fabi Simões impede contra-ataque adversário com falta. Amarelo.

23min – Nenê coloca o Real na frente.

29min – UUUUUH! Sorriso deixa com Lelê, que consegue o giro em cima da marcação e finaliza por cima.

38min – SAAAAAAAALVA, DIDA! Depois de passe de Millene, Fabi solta a bomba rasteira, que a goleira espalma para o lado. Eskerdinha fica com o rebote, percebe Maii Maii com espaço na meia-lua e faz o passe para a 18, que gira em cima da marcação e finaliza para milagre com a PONTA DOS DEDOS!

40min – Com dores, Zóio deixa o campo. Vem Juliana.

42min – PRESSÃO COLORADA! Fabi escapa pela direita e cruza rasteiro para Maiara, que finaliza travada por Rafa Soares. Eskerda domina na sobra e bate forte para novo bloqueio. Agora, Laíne manda pela linha de fundo.

43min – ASSUSTOU! Isa, de cabeça, desvia por cima da meta brasiliense.

45min – Mais três! Vamos a 48.

47min – Sorriso recebe o amarelo.

48min – Intervalo no Sesc.


Segundo tempo

0min – Gurias voltam com mudança. Haas deixa o campo para a entrada de Mai.

3min – Amarelo para Eskerdinha.

6min – PRA FORA! Juliana arrisca da entrada da área. Com curva, ela assusta.

13min – QUE CHANCE! Mai estica jogo para Millene, que invade a área pela direita e arma o chute, mas sofre o desarme preciso de Carol Gomes.

14min – É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOL COLORADO! É GOL DA ARTILHEIRA! É GOL DA CENTROAVANTE! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! GOL DO CLUBE DO POOOOOOOOOOOOVO! GOL DAS GURIAS COLORAAAADAS! LELÊ, LELÊ, LELÊÊÊÊ! Após escanteio cobrado por Duda, a zaga corta parcialmente, mas Millene recupera a posse. Pela direita, a atacante retrocede jogo até Ju, que cruza sem necessidade de domínio. Na primeira trave, atenta à assistência feita com a mão, Lelê surge livre e testa forte para as redes. TUDO IGUAL!

15min – DIIIIIIIIIIIDA! Maii Maii escapa pela esquerda e tenta o drible na marcação. Primeiro, Laíne leva a melhor, mas a colorada consegue o desarme já dentro da área. Goleira candanga abafa o chute e salva as visitantes.

18min – Mai é advertida com cartão amarelo.

21min – PRA FOOOOOOOORA! Mai encontra Millene nas costas da Laíne e serve em profundidade. Camisa 14 finaliza colocado e rasteiro, fora do alcance de Dida, mas a bola sai tirando tinta.

23min – UUUUUUUUUUH! Maii Maii tenta enfiada de bola para Millene, a zaga antecipa, mas quase marca contra. Que pressão! Vamos virar!

26min – Com perigo, Gaby Soares finaliza por cima do gol colorado.

27min – Maria Dias e Petra deixam o campo no time visitante. Entram Dani Silva e Luciana.

28min – Carol Gomes acerta Maii Maii. Amarelo nela!

30min – NO POOOOOOOOOOOOOOSTE! Millene tabela com Duda, recebe pela esquerda da grande área e finaliza colocado. Com curva, a bola explode na trave oposta do gol rival. QUE TEIMOSIA!

31min – Isabela Melo atropela Duda. Amarelou mais uma!

32min – NÃO EEEEENTRA! Duda cobra falta frontal direto na área do Real. Livre, Bruna Benites desvia de perna esquerda. De novo, ela sai ao lado do poste.

33min – Trocou o ataque. Maurício coloca Priscila e Biazinha e saca Millene e Lelê.

33min – Bruna Natieli por Carol Gomes é a troca no Real Brasília.

37min – Mais uma falta, mais um cartão. Agora, para Rafa Soares.

39min – Bia costura da esquerda para o centro e roda o jogo por baixo até Priscila. A camisa 19 deixa a primeira marcadora para trás, dribla mais duas e chuta, com desvio, pra fora. É escanteio!

40min – Tamara vem no Inter! Saiu Maii Maii.

40min – Trocas no Real: saem Marcella e Nenê, entram Geovana e Dany Helena.

40min – Marcella faz cera para sair. Por isso, recebe o amarelo.

42min – GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! JUSTIÇAAAAAA! GOOOOOOOOOOOOOOOOL! GOL DE CRAAAAAAAAAAAAAQUE! É GOOOOOOOOOOOOOOOL! PINTURA! GOLAÇO! OBRA DE ARTE! AS GURIAS VIRAM, AS GURIAS JOGAM, AS GURIAS CRIAM, AS GURIAS VEEEENCEM! DU? DA! SAM-PAI-O! DUUUUUUUDA! Na risca da meia-lua da grande área, camisa 10 cobra falta frontal com muito carinho. Por cima da barreira, a bola vai no ângulo de Dida, que se estica toda, mas não chega na bola. A coruja não está mais dormindo! Que cobrança! Que jogadora! Que golaaaaaaaaço!

45min – Mais cinco! Jogo vai até 50.

45min – TÁ NA RUA! Isabela levanta a Priscila com falta dura. Segundo amarelo? Vermelho!

46min – Valeu, Bia! Cria colorada arrisca de longe, e quase encobre Dida.

48min – ELA MERECIA ESSE GOL! Mai, que entrou MUITO BEM, arranca a dribles do campo de defesa, dribla duas marcadoras e estica jogo para Fabi. A craque invade a área pela direita e devolve para a companheira, que chuta rasteiro. Dida, com o pé, opera mais um milagre incrível.

49min – Geovana é amarelada.

50min – FIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM DE JOGO! VITÓRIA COLORADA!

PJ – Geovana é expulsa por reclamação.


Ficha técnica:

Internacional (2): Gabi Barbieri; Haas (Mai), Bruna Benites e Sorriso; Fabi Simões, Zóio (Juliana), Duda e Eskerdinha; Maii Maii (Tamara); Millene (Biazinha) e Lelê (Priscila). Técnico: Maurício Salgado.

Real Brasília (1): Dida; Laíne, Rafa Soares, Isabela Melo e Carol Gomes (Bruna Natieli); Petra (Luciana), Gaby Soares e Vivian; Maria Dias (Dani Silva), Nenê (Dany Helena) e Marcela Guedes (Geovana). Técnico: Adilson Galdino.

Gols: Lelê, aos 14’/2ºT, e Duda, aos 42’/2ºT (I). Nenê, aos 23’/1ºT (R).

Cartões amarelos: Fabi Simões, Sorriso, Maiara e Eskerdinha (I). Carol Gomes, Isa Melo, Rafa Soares, Marcela e Geovana (R).

Cartões vermelhos: Isabela Melo e Geovana (R).

Arbitragem: Andressa Hartmann, auxiliada por Ariela Duarte e Fabricio Baseggio. Quarto árbitro: Francisco Soares Dias.

Estádio: Sesc Protásio Alves.

Gurias Coloradas 2 x 1 Real Brasília - Brasileirão Feminino | 28/05/2022