Carregando...

Carregando...

O mais gaúcho dos roraimenses. Assim pode ser definido Thiago Maia, meio-campista colorado que foi merecidamente homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão de Porto Alegre. Entregue no final da tarde desta sexta-feira (14/11), o prêmio, aprovado por unanimidade pelo poder legislativo da capital, reconhece o engajamento social demonstrado pelo atleta durante as enchentes de maio de 2025, quando Thiago participou ativamente dos resgates à população afetada pela maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul.


A ideia de homenagear o meio-campista partiu do vereador Marcos Felipi, e, uma vez apresentada para o plenário, recebeu aprovação de todos os 35 legisladores que compõem a Câmara de Porto Alegre. Presidida pelo vereador Mauro Pinheiro, a Sessão Solene que transformou Thiago Maia em um legítimo portoalegrense emocionou o atleta, que viveu as enchentes menos de dois meses após ser oficialmente apresentado como reforço colorado. Diante do púlpito, o atleta de 28 anos, contendo as lágrimas, se disse orgulhoso com o título.
"Fico muito feliz por essa honra de ser um portoalegrense. Pra mim, é motivo de muito orgulho mesmo, uma honra muito grande. Jamais, nos meus melhores sonhos, imaginaria receber uma honra como essa. Estar aqui, representando todos os civis e voluntários... porque isso não é só meu, é de todas as pessoas, tanto os que são daqui quanto os que vieram de fora. Sintam-se representados por mim também. Estou muito feliz, muito honrado." - Thiago Maia
Representando o Internacional, estiveram presentes na Câmara de Vereadores o vice-presidente de Futebol do Clube do Povo, José Olavo Bisol, o vice-presidente de Assuntos Jurídicos, Jorge Roberto Cunha de Oliveira Filho, e o Diretor Executivo André Mazzuco. Em dezembro passado, Thiago Maia já vencera, na cerimônia do FIFA The Best, o prêmio FIFA Fair Play de 2024, entregue àqueles que têm comportamento honroso, que pode ser exemplificado em atitudes como jogar de acordo com as regras do jogo e promover as Leis do Jogo; respeitar companheiros de equipe, adversários árbitros e/ou torcedores; e agir contra a discriminação.
Dentre as muitas cenas virais do meio-campista atuando na linha de frente no apoio às vítimas da enchente, a mais marcante, certamente, foi do resgate de Dona Evair, de 72 anos, que precisou ser carregada nas costas para deixar seu apartamento, localizado no Bairro Humaitá. Por momentos como esse, e muitos outros que não puderam ser registrados em câmeras, todo o povo gaúcho é grato a Thiago Maia, o roraimense de Boa Vista que, quando o povo gaúcho mais precisou, não hesitou em ajudar. Ou melhor, o gaúcho de Porto Alegre que, eternamente, será lembrado como símbolo de solidariedade por todo o Rio Grande.