NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Gurias Coloradas retornam aos treinamentos presenciais nesta terça-feira

Fotos: Mariana Capra/Internacional

Após mais de quatro meses com treinos virtuais devido a pandemia do covid-19, as Gurias Coloradas reencontram os gramados nesta terça-feira (28). O retorno visa a preparação da equipe para a retomada do Brasileirão A1, prevista para o dia 26 de agosto, em partida contra o Flamengo, pela quinta rodada da competição. Os treinos voltam a acontecer de maneira presencial apenas para a categoria principal, enquanto a base do futebol feminino segue treinando de casa e aguarda a proximidade de suas competições para o retorno.

“Montamos nosso protocolo de retorno com base nas orientações emitidas pela CBF e FGF. As atletas se reapresentarão na segunda feira (27), após serem submetidas a inquérito epidemiológico. Todas atletas que estiverem assintomáticas passarão por teste rápido para covid-19 e revisão laboratorial clínica”, explica Sohaila Younes, médica do futebol feminino do Inter.

Os protocolos de segurança para o retorno serão os mesmos já aplicados no futebol masculino do Internacional. Os testes serão aplicados na segunda-feira (27) e as atletas retornam presencialmente para as atividades na terça-feira (28), após o resultado. Cumprindo todos os protocolos de saúde e orientações das autoridades, o treinamento ocorrerá no campo do Bertaco, na zona sul de Porto Alegre.

“Antes dos treinos cada uma será avaliada por sintomas, temperatura e saturação de oxigênio. Os treinos serão realizados em grupos pequenos, respeitando o distanciamento com atletas e comissão técnica devidamente paramentadas. Cada membro da equipe e comissão terá seu kit com máscara, álcool gel e garrafa para hidratação”, destaca Sohaila.

Antes da paralisação da competição nacional, as Gurias Coloradas jogaram quatro partidas, sendo duas em casa e duas fora, e garantiram duas vitórias e dois empates. A quinta rodada da competição chegou a ser iniciada, mas o time feminino do Internacional fecharia a rodada contra o Flamengo, na segunda-feira à noite, data em que foram oficialmente suspensas todas as competições organizadas pela CBF. Por isso, o Clube do Povo se encontra na oitava colocação, com uma partida a menos e apenas quatro pontos atrás da líder Ferroviária.

RELEMBRE A TEMPORADA 2020

Em janeiro, dois amistosos realizados em Montevidéu-URU contra a Seleção Uruguaia Sub-20, com resultados de 4 a 0 e 2 a 1, ajudaram a acertar os últimos detalhes da equipe para a estreia no Brasileirão A1. Os gols foram marcados por Byanca Brasil, Fabi Simões (2x) e Ari no primeiro jogo e por Byanca e Fabi Simões no segundo. 

As Gurias Coloradas fizeram a sua estreia pela competição nacional dentro de casa, contra o São José-SP. Com gols das estreantes Djeni e Byanca Brasil, a vitória por 2 a 0 trouxe os primeiros três pontos. Na sequência, uma viagem para São Paulo e dois jogos: São Paulo e Ponte Preta, na quinta-feira e no domingo, respectivamente. Pela segunda rodada, as Gurias saíram perdendo por 2 a 0, mas buscaram o empate com dois gols de pênalti da atacante Byanca Brasil e criaram boas chances para tomar a frente. 

Já a terceira rodada foi de show colorado. No Moisés Lucarelli, um time alternativo foi o responsável pela goleada nas alvinegras. Leidi, Jheniffer (2x), Queila (2x) e Ju Ferreira marcaram e concretizaram o placar de 6 a 1, com o gol adversário originário de um pênalti. Na quarta rodada as Gurias Coloradas enfrentaram o Kindermann, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. A equipe criou boas chances, mas não conseguiu converter e o placar acabou zerado.

A retomada da quinta rodada acontecerá no dia 26 de agosto, segundo calendário oficial da CBF. A partida contra o Flamengo ainda não teve local e horário divulgados.