
O Internacional deu início, na última semana, à primeira etapa das obras de revitalização do Gigantinho. O processo começou pela montagem dos tapumes que irão isolar a área de intervenção, garantindo a segurança e a organização do espaço durante o andamento dos trabalhos. A conclusão desta fase inicial está prevista para o próximo dia 20.

Com o isolamento concluído, a expectativa é que tenha início a etapa de desmobilização, com a retirada ou reorganização de estruturas e materiais que hoje ocupam os espaços que precisam ser liberados para o avanço da reforma. Em seguida, será feita a demolição de áreas que receberão melhorias e, simultaneamente, a obra segue avançando no desenvolvimento dos projetos complementares.
O projeto de revitalização do Gigantinho prevê transformar o ginásio em um espaço moderno, sem abrir mão de sua importância histórica e simbólica para o Clube e para Porto Alegre. A proposta contempla adequar a estrutura para sediar competições esportivas de diferentes modalidades, shows, apresentações culturais e eventos corporativos, além de preservar a capacidade de mais de 10 mil pessoas.
Segundo Victor Grunberg, vice-presidente do Internacional, "com o início das obras desse novo e moderno ginásio, estamos dando um passo significativo para consolidar o Rio Grande do Sul como um polo de grandes eventos. O projeto ousado por parte do Inter, fruto de uma parceria estratégica com a RBS Ventures e a Tornak Holding, visa colocar o estado na rota de grandes atrações nacionais e internacionais, impulsionando o desenvolvimento do turismo e da economia gaúcha. A partir de agora, um novo Gigantinho começa a tomar forma".
O empresário Fernando Tornaim comentou os próximos passos após o início das obras: “Avançaremos na definição dos parceiros e patrocidadores, assim como começaremos a projetar calendário já pensando na inauguração no segundo semestre de 2026. Serão doze meses de grande expectativa até o retorno do principal espaço de espetáculos e competições esportivas indoor do estado”.

A revitalização deve devolver ao Complexo Beira-Rio uma estrutura moderna e versátil, preparada para acolher a comunidade colorada e a cidade com conforto e acessibilidade. A previsão é de que o novo Gigantinho seja entregue no final de 2026, reafirmando o compromisso do Internacional em valorizar seu patrimônio e oferecer espaços de excelência para a torcida e para a sociedade.
Fotos: Leandro Monks