Carregando...
Carregando...
O Beira-Rio sediará a Copa do Mundo Feminina de 2027! Realizado na noite desta quarta-feira (07/05), o anúncio dos oito estádios que receberão jogos do Mundial foi acompanhado, direto do gramado do Gigante, por representantes do Clube do Povo, do governo do Rio Grande do Sul, da prefeitura de Porto Alegre e da Federação Gaúcha de Futebol. Após a oficialização da capital gaúcha como palco do maior evento esportivo feminino do planeta, o presidente Alessandro Barcellos, o governador Eduardo Leite, o prefeito Sebastião Melo e Luciano Hocsman, presidente da FGF, também concederam entrevista coletiva na Sala de Imprensa da casa colorada.
Além do Beira-Rio, também receberão jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027 os estádios do Mineirão (Belo Horizonte), Mané Garrincha (Brasília), Castelão (Fortaleza), Arena Pernambuco (Recife), Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Fonte Nova (Salvador) e Neo Química Arena (São Paulo). A confirmação das cidades-sedes ocorreu por meio de vídeo publicado nas redes sociais da FIFA. Assista abaixo:
Depois de sediar as edições masculinas de 1950, nos Eucaliptos, e 2014, no Beira-Rio, o Inter se tornará, em 2027, o único clube brasileiro a receber três Copas do Mundo no seu próprio estádio. O feito foi definido como motivo de orgulho pelo presidente Alessandro Barcellos, que compartilhou com torcida e quadro de funcionários do Colorado os louros desta marca.
"É motivo de muito orgulho para nós, do Internacional, a confirmação deste evento importante para o futebol mundial. Depois de tudo que passamos neste estado, com as enchentes e as dificuldades do ano passado, recebemos esse reconhecimento ao Internacional, que é o único Clube no Brasil, e isso nos orgulha muito, que sediará três Copas do Mundo. Vamos trabalhar muito para fazer uma entrega maravilhosa e ter grandes jogos. (...) Foi uma escolha estritamente técnica, e por isso valorizei muito o trabalho da equipe técnica do Internacional. De todas as áreas. (...) Agora, temos um trabalho de mais dois anos pela frente, para colocar tudo à disposição, da melhor forma possível, para os torcedores de toda a parte do mundo que estarão aqui." - Alessandro Barcellos
O evento organizado no Beira-Rio foi acompanhado pelos vice-presidentes Ivandro Rodrigo Morbach, do Conselho de Gestão, André Gustavo Dalto, de Administração, Gabriel Gonçalves Nunes, de Patrimônio e do Parque Gigante, Jorge Roberto de Oliveira Filho, de Assuntos Jurídicos, Nelson Berny Pires, de Marketing, e Ricardo Branco Rogoski, de Comunicação. O presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Juchem, e o CEO do Clube, Giovane Zanardo, também marcaram presença no Gigante, bem como Élis Rodrigues Filho, Luiza Parreiras e Alessandra Huff, respectivos Diretor, Gerente e Supervisora de Futebol Feminino do Clube do Povo.
Perguntas relacionadas a fomento do futebol feminino no Rio Grande do Sul, preparação de Porto Alegre para receber a Copa do Mundo e expectativas acerca do legado que a competição deixará para o estado, além do simbolismo em receber o anúncio da FIFA exatamente um ano depois das enchentes de maio de 2024, foram respondidas por Eduardo Leite, Sebastião Melo e Luciano Hocsman. Confira as principais falas de governador, prefeito e presidente da FGF durante a entrevista coletiva:
"Essa coincidência de ser no momento que completa um ano das enchentes... Um ano depois, estamos aqui, em um local que também foi impactado, celebrando o anúncio de um evento que, certamente, vai atrair muitas atenções, o que é sinônimo de confiança na capacidade de recuperação do Rio Grande do Sul. (...) Parabéns a todos, especialmente ao Sport Club Internacional, que soube apresentar, com muita qualidade, as condições de estrutura para sediar esse evento. Reforço que o governo do estado vai estar ao lado de todos que vão se envolver com este processo. Nosso papel é deixar um legado de organização para garantir o evento acontecendo com absoluta tranquilidade. Parabéns a todos." - Eduardo Leite
""Todo evento mexe com a economia da cidade. A rede hoteleira tem uma potencialidade enorme. A questão da gastronomia, da cultura. As companhias aéreas adoram eventos como esse. (...) Nos sentimos honrados e preparados para esse evento. Sabemos da responsabilidade de fomentar o nosso futebol, e a primeira torcida é que possamos formar uma grande seleção para a Copa do Mundo. Parabéns a todos. Estamos prontos para receber os turistas e as jogadoras, e que seja o campeonato da paz. É a primeira edição na América do Sul, e a primeira edição ser no Brasil e em Porto Alegre é motivo de muito orgulho." - Sebastião Melo
"Do ponto de vista esportivo, é imensurável o ganho que o estado vai ter, que o futebol feminino gaúcho vai ter. Temos expoentes no futebol feminino, e fico muito feliz de hoje termos quatro ou cinco competições do naipe feminino organizadas pela Federação Gaúcha. Do Sub-13 ao Sub-20. Sempre que possível, trazer os olhos do mundo para dentro do futebol gaúcho, tanto feminino quanto masculino, é extremamente importante, e a Copa do Mundo Feminina, nesses dois anos e meio, vai deixar Porto Alegre e o futebol gaúcho no centro das atenções do mundo inteiro." - Luciano Hocsman
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será disputada de 24 de junho até 25 de julho. As seleções que participarão do torneio ainda não foram definidas, bem como o sorteio das chaves da competição, que só ocorrerá após todas as vagas serem preenchidas. Na figura de país-sede, porém, o Brasil já está classificado, e se prepara para conquistar o inédito título mundial feminino!