NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Estudante que encantou o Rio Grande do Sul conhece o Beira-Rio

Giovana Dalcin (E), Alan (C) e Dejanira Somavilla (D)

A história de Alan Somavilla emocionou o Rio Grande do Sul. Morador do distrito de Itaúba, localizado no interior de Estrela Velha, região central do estado, o jovem de 11 anos viu seus pais construírem uma tenda de estudos dentro da lavoura de soja da família para que pudesse acompanhar, do local com melhor conexão à internet na propriedade, as aulas virtuais do sexto ano. Símbolo das dificuldades que milhares de alunos e alunas têm encarado na adaptação ao ensino remoto, o garoto divide, em sua rotina, a dedicação aos livros – em especial os de português, sua matéria preferida – com a paixão pelo Inter, coloradismo que viveu capítulo ímpar na tarde desta terça-feira (15/09), quando conheceu o Gigante da Beira-Rio.

O dia começou cedo para Alan, que precisou encarar mais de quatro horas de viagem até a capital gaúcha. Visitando Porto Alegre pela primeira vez, o garoto não pôde assistir às aulas da manhã, mas teve sua ausência mais do que justificada. Afinal de contas, a convite do Internacional teria o privilégio de pisar pela primeira vez no gramado do Beira-Rio.

Ele herdou a paixão do pai, o Odilésio, que também é colorado. No caminho até aqui, ficou encantado com tudo que via pela estrada. Estava empolgado”, revelou, orgulhosa, Dejanira Somavilla, mãe. Além dela, também estavam com o estudante a tia, Giane Somavilla, a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) de Itaúba, Giovana Dalcin, e Cássio Dalcin, escolhido como motorista para a inesquecível terça-feira.

Uma vez no Gigante, Alan primeiro passeou pelo complexo, visitando loja e conhecendo a estátua do Fernandão. Aos 11 anos, o estudante não chegou a assistir aos cabeceios fulminantes do eterno capitão colorado, mas nem por isso deixa de reverenciar a história construída pelo camisa nove no Inter, como comprova a máscara que usava, estampada com a assinatura do ídolo. Quando questionado sobre seu atleta preferido, porém, a resposta surge pronta, afiada: “D’Alessandro”.

Alan, ao lado da diretora Giovana, conhecendo o gramado do Gigante

O relógio já indicava 15h quando Alan adentrou os portões da casa colorada. Após passar – e registrar com as devidas fotos – por zona mista e túnel de vestiários do Gigante, subiu as escadas rumo ao campo. Embora tímido, não conseguiu esconder a alegria de conhecer pessoalmente o endereço que tantas vezes admirou pela TV, sentimento atestado no sorriso de seus olhos, evidente apesar de qualquer máscara. Na beira do campo, fez questão de tocar no gramado do Beira-Rio, depositando as melhores energias possíveis no sagrado solo alvirrubro.

Na sequência, Alan recebeu um kit escolar de produtos oficiais do Clube do Povo e a atual camisa vermelha do Colorado. Atacante nos jogos que disputa com os amigos, posou com o manto como se fora atleta profissional, tomando o Beira-Rio como moldura perfeita para a inesquecível lembrança. Com a camisa ainda em mãos, admirou as arquibancadas por alguns minutos antes de iniciar o retorno para casa, com a promessa de que voltará ao Gigante, assim que possível, para torcer pelo Inter e conhecer pessoalmente seus ídolos. A caminho do carro, o estudante, que sonha em cursar direito, externou toda sua emoção ao confidenciar que, depois de hoje, quem sabe não passe a mirar outra profissão, a de jogador de futebol.

Alan, orgulhoso, posa com a camisa do Clube do Povo