NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Confira a primeira edição do ‘Velhas Súmulas’, novo programa da Rádio Colorada

As tardes de sábado da Maior e Melhor Torcida do Rio Grande acabam de ganhar uma grata novidade. Estreado neste dia 16 de maio, o ‘Velhas Súmulas’ é a mais nova atração futebolística e cultural da Rádio Colorada. Com a promessa de preencher o final de semana do povo alvirrubro com muita história do Inter, literatura sobre futebol e mais conteúdos especiais, o programa, que irá ao ar sempre a partir das 14h, contou com uma primeira edição à altura da grandiosidade dos temas que promete tratar, enriquecida por grande entrevista do ídolo Pedro Iarley, que relembrou as mágicas temporadas que viveu como atleta no Beira-Rio. Confira a íntegra da edição deste sábado:

O ‘Velhas Súmulas’ chega para dar uma nova cara aos finais de semana da emissora oficial do Clube do Povo. Tradicionalmente, de segunda a sexta, a partir das 18h, a Rádio Colorada conta com o ‘Programa do Inter’, apresentação que traz todas as atualizações sobre os diversos times colorados, tratando do presente e, também, discorrendo sobre o futuro próximo. A partir de agora, os sábados serão de maior mergulho na história, tanto alvirrubra quanto do futebol. Na edição deste sábado (16/05), a rica biografia vermelha foi rememorada através de grandiosa entrevista com Iarley, que, dentre os vários assuntos que comentou, justificou sua vinda para o Inter como consequência do projeto que lhe fora apresentado na época das negociações, em 2005. “Precisavam de um atacante com minhas características, liderança, experiência. Disseram que eu cairia como luva. Queriam ganhar Libertadores e Brasileiro.”

Não me lembro de coisas tristes. Foi muito intenso. O ápice da carreira, a conquista do mundo.”

Iarley sobre sua passagem pelo Inter

Uma vez no número 891 da Padre Cacique, o camisa 10 do título do Mundial conheceu grandes companheiros, como Fernandão e Pato. Sobre nosso Eterno Capitão, destacou a “inteligência, maneira de ver o jogo, as sacadas dele sobre situações do jogo. Sempre tinha dica valiosa, normalmente certa”. A respeito de Alexandre, que conheceu em 2006, rememorou o primeiro treino vivenciado ao lado do, à época, jovem promessa. “Abel montou coletivo para apresentá-lo ao grupo. Nos primeiros lances, ele já saiu driblando a zaga, arrastando, fazendo gol. Encantou a gente desde o primeiro minuto.” Na entrevista, Iarley ainda definiu suas temporadas defendendo vermelho como um período muito especial. “Foi uma passagem de muitas conquistas, muitas alegrias. Não me lembro de coisas tristes. Foi muito intenso. O ápice da carreira, a conquista do mundo.”

Gigante Iarley, de atuação fundamental na decisão do Mundial

Já o passado encantador do esporte mais popular do mundo é narrado, no ‘Velhas Súmulas’, com o apoio de textos mais elaborados, a exemplo de crônicas e contos. A leitura deste sábado foi ‘Maestros del fútbol’, texto que integra a obra ‘Contos do Futebol’, ambos de autoria do desenhista, jornalista, tradutor e artista Aldyr Garcia Schlee, o criador da icônica amarelinha camisa da Seleção Brasileira.

Falecido no dia 15 de novembro de 2018, o mais charrua dos jaguarenses era um apaixonado pelo futebol uruguaio, tema sobre o qual, de tanto assistir, também passou a escrever, agraciando a todos com ricas composições. Dentre as várias passagens marcantes do texto apresentado hoje na Rádio Colorada, destaca-se a compreensão do artista acerca da greve de jogadores que paralisou o Campeonato Uruguaio em 1948. “Aquele futebol que eu tanto havia desejado jogar (…) não era somente um jogo, o jogo alegre e muito divertido dos campinhos do Cerro da Vitória, mas um trabalho – um trabalho sério e muito duro – que não bastava realizar, era preciso defender e dignificar.”

Ainda foram muitos os conteúdos especiais que engrandeceram a edição inaugural do novo programa. Além de comentários a respeito de episódios históricos que aniversariaram na semana que passou, destacados no bloco ‘Fatos Alvirrubros, um completo dossiê sobre a biografia do América de Cali-COL, adversário do Clube do Povo na fase de grupos da Libertadores, também foi apresentado para os ouvintes. Definitivamente, uma edição imperdível, como serão todas as outras daqui para frente. Adicione na agenda: a partir de agora, todo sábado será Dia de Inter!