
Em duelo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17, o Celeiro de Ases empatou com o Flamengo, na noite desta segunda-feira (01/09), no Estádio Francisco Novelletto Neto. O gol colorado na partida, encerrada com o placar de 1 a 1, foi marcado por Raykkonen, no início da etapa final. O resultado leva o Clube do Povo aos 18 pontos na tabela nacional. No próximo dia 16, o Inter voltará a campo diante do Palmeiras, no CT Alvorada, a partir das 15h.


Com linhas altas e pressionando de forma intensa a saída de jogo visitante, o Inter forçou, desde os primeiros minutos de partida, consecutivos erros de pase da defesa carioca. Logo aos dois minutos, Edson interceptou lançamento feito por Daniel Carvalho e a sobra ficou com Raykkonen. O atacante saiu cara a cara com o goleiro e finalizou para as redes, mas o lance acabou anulado por impedimento. Pouco depois, quem levou o Celeiro à grande área rubro-negra foi João Kempes. O chute do camisa 10 foi travado, mas o rebote ficou com Júlio, que soltou a bomba para milagre de Gabriel Werneck.
As primeiras oportunidades do Flamengo não representaram verdadeiro perigo para Lucas Gabriel. Aos sete, o goleiro colorado defendeu, com tranquilidade, arremate de Jhefinho Vinicius. Na sequência, quem arriscou de fora da área foi Rogerio Araujo. Sem direção, o chute saiu pela linha de fundo. Em velocidade, o Inter voltaria a assustar com João Kempes: após contragolpe puxado por Raykkonen, o camisa 10 definiu de canhota e Gabriel Werneck fez a defesa.

Escalado na lateral-direita, Richard teve boa chance no corredor esquerdo de ataque. Inicialmente, a defesa visitante afastou cobrança de escanteio, mas o camisa 2 do Inter garantiu a manutenção da posse para o Celeiro, se aproximou da grande área, cortou para a perna direita e bateu de chapa. Com dificuldades para defender em dois tempos, o goleiro mandou pela linha de fundo. A resposta carioca veio com João Vitor, que recebeu cruzamento rasteiro e finalizou de primeira, mas por cima da meta colorada.
Os minutos de véspera do intervalo foram bastante movimentados. Aos 42, João Carlos teve liberdade e, da pequena área colorada, finalizou de primeira, mas acertou na orelha da bola e mandou pela linha de fundo. Um minuto depois, Alisson cruzou com perigo pela esquerda, mas a assistência, que visava a Júlio, foi interceptada por Gabriel Werneck. Já nos acréscimos, Raykkonen recebeu passe de Richard, fez o giro para a perna direita e bateu forte. O goleiro defendeu.

Velocidade e precisão: o Celeiro de Ases foi perfeito no recomeço de confronto. Depois de corte da zaga colorada, feito nas proximidades da linha de fundo, Raykkonen acompanhou a viagem da bola, acelerou contra os dois zagueiros cariocas, garantiu a posse já no campo de ataque, após o primeiro quique, e invadiu a grande área. Atento ao comportamento do goleiro, o atacante finalizou fora do alcance de Werneck e inaugurou o placar: 1 a 0 para o Clube do Povo!

Em desvantagem, o Flamengo mudou de comportamento e ficou muito mais ofensivo, oferecendo espaços para o Inter contragolpear. Aos nove, Raykkonen recebeu ótimo passe em profundidade de Júlio e bateu rasteiro. Cruzado, o chute saiu tirando tinta. Um minuto depois, João Carlos se aproximou perigosamente da área colorada e finalizou de canhota. Lucas Gabriel espalmou por escanteio! Da casamata, Filipe Matos tratou de renovar o fôlego colorado. Gradativamente, Felipe Senger, Paulo Ricardo, Tiago Zawalski, Gabriel Vinícius, Fabrício Prado e Pedro Santos substituíram Richard, Luiz Gustavo, João Kempes, Alexandre Pablo, Raykkonen e Júlio.


Pouco depois de entrar, Paulo Ricardo teve boa chance aos 21. Da entrada da área, ele bateu forte e mandou por cima, com perigo. Sete minutos mais tarde, João Vitor subiu na segunda trave e cabeceou buscando o cantinho. Tirando tinta, a bola saiu em tiro de meta. De tanto pressionar, o Flamengo empatou aos 40. Também de cabeça, quem marcou foi Pedro Pinho. Depois do gol adversário, Fabrício Prado teve a melhor oportunidade do Celeiro: de fora da área, ele apostou na força e finalizou com destino, mas Werneck defendeu.
Ficha técnica:
Internacional (1): Lucas Gabriel; Richard (Felipe Senger), Julio Cesar, Gabriel Baggio e Alisson; Edson, Luiz Gustavo (Paulo Ricardo) e João Kempes (Tiago Zawalski); Alexandre Pablo (Gabriel Vinícius), Raykkonen (Fabrício Prado) e Júlio (Pedro Santos). Técnico: Filipe Matos.
Gol do Inter: Raykkonen (I).
Arbitragem: Wagner Silveira Echevarria, auxiliado por Fagner Bueno Cortes e Artur Avelino Preissler.
Estádio: Francisco Novelletto Neto-RS.