NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Cartilha da base colorada para ajuda à saúde mental vira case em evento da CBF

Ação do Departamento de Psicologia das Categorias de Base do Internacional, a cartilha entregue aos atletas do Celeiro visando à prevenção da saúde mental durante o período de isolamento vai virar case para inspirar outros clubes e entidades. Repassada aos jogadores nos primeiros dias de abril, o material será apresentado em seminário promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no próximo mês de maio.

Feito durante reunião que integrou os profissionais de psicologia, serviço social e pedagogia de clubes das Séries A,B e C, além de formadores, o convite é consequência da qualidade da cartilha, que chamou a atenção de todos. A apresentação ocorrerá no dia 13 de maio, em um seminário aberto. Para Rafaela Bertoldi, psicóloga colorada, o material tem grande potencial de contribuir com os demais times brasileiros durante este período tão delicado. “Acredito que a divulgação da cartilha sobre saúde mental para atletas das categorias de base no seminário da CBF visa a contribuir com os demais clubes brasileiros no desenvolvimento de ações psicoeducativos, na busca de uma saúde mental de todos os atletas envolvidos no contexto do esporte.”

Também psicólogo do Celeiro de Ases, Sérgio Murilo entende que o convite brinda o belo trabalho realizado na base colorada. “O convite reforça que estamos no caminho certo, tanto na psicologia, quanto no profissionalismo do Clube. O Internacional é uma referência pelo suporte que dá em todos os níveis, desde o atleta, as famílias e, inclusive, aos profissionais que compõem a instituição.”

Vista aérea do CT de Alvorada, casa do Celeiro de Ases

A cartilha

Diversos temas são abordados na cartilha intitulada “Prevenção da Saúde Mental durante o período de isolamento”. Em linhas gerais, após uma breve introdução que discorre a respeito da quarentena, são iniciadas as recomendações. Entre elas, destacam-se: cuidado com o excesso de informações, atenção à saúde física e mental, incentivo ao contato virtual com colegas e familiares, entre outros pontos importantes.