
O vice-presidente de Futebol do Clube do Povo, José Olavo Bisol, concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (30/04), dia seguinte à vitória de 1 a 0 do Inter sobre o Maracanã-CE. Na sala de imprensa do CT Parque Gigante, o dirigente analisou o mês de abril do futebol colorado, que teve seu último jogo disputado exatamente na abertura da terceira fase da Copa do Brasil, diante dos cearenses, e projetou a sequência do calendário alvirrubro. Assista:
Com o Inter em vantagem nos mata-matas da Copa do Brasil, ocupando a segunda colocação do grupo F da CONMEBOL Libertadores e dono de nove pontos na tabela do Brasileirão, Bisol foi questionado a respeito do desempenho apresentado pelo time de Roger Machado nos últimos jogos. Ao todo, o Clube do Povo disputou nove partidas em abril, das quais venceu quatro, empatou outras quatro e perdeu apenas uma. Apoiado nesses números, e, principalmente, na convicção que tem sobre o trabalho realizado pelo Departamento de Futebol, o vice-presidente da pasta defendeu que, apesar da natural oscilação imposta pelo movimentado calendário brasileiro, o Colorado tem todas as capacidades para superar os compromissos do próximo mês de maneira exitosa.
"A oscilação, na nossa avaliação, faz parte de um processo de rotina do nosso calendário e da forma com que a gente tem que lidar com os tempos do futebol, mas a gente não se conforma com isso. Evidentemente. A gente busca sempre o melhor desempenho, sempre o melhor futebol. (...) Sabendo de tudo isso, nós estabelecemos contratações específicas que hoje estão dando resultado. Entendemos que o desafio é grande, de esse mês de maio ser, talvez, mais difícil do que o de abril, mas entendemos que temos capacidade de elenco e estratégica, e convicção para que, até a Data FIFA, tenhamos classificações encaminhadas." - José Olavo Bisol
De fato, o calendário reserva desafios de hierarquia para os comandados de Roger Machado. No próximo sábado (03/05), o Colorado enfrentará o Corinthians. Depois, a quinta-feira será de enfrentamento com o Atlético Nacional-COL. Na sequência, Botafogo e Nacional-URU despontam na programação alvirrubra, e todos estes duelos ocorrerão longe do Beira-Rio. Mais uma vez, portanto, a força do grupo de jogadores do Clube do Povo será posta à prova, e o vice-presidente de Futebol do Inter acredita que a maneira com que a comissão técnica gere o elenco alvirrubro tem alimentado uma competitividade fundamental para manter todos os jogadores engajados com o projeto.
"Sempre deixamos muito clara a forma de condução da comissão técnica para com os atletas, principalmente na gestão de grupo. O Roger tem falado muito isso nas entrevistas dele, e a gente vê isso no dia a dia: aquele que verdadeiramente treina bem tem que ter a oportunidade de entrar. E aquele que se lesiona e sai por essa razão, mas estava na condição de titular, tem a capacidade de, depois de retornar, também buscar sua titularidade. Acho que ele tem feito isso com bastante clareza para todos, e isso, além de gerar um senso de justiça coletivo, também gera a disputa dentro da posição. E é uma disputa saudável, e só quem ganha é o Internacional, fazendo com que todos tenham a capacidade de buscar seu espaço." - José Olavo Bisol
Outro assunto presente na entrevista coletiva de José Olavo Bisol foi o momento conturbado da arbitragem brasileira. Diante dos microfones, o dirigente reforçou a postura construtiva e de busca pelo diálogo tradicionalmente adotada pelo Clube do Povo, reconhecendo os problemas ocasionados por critérios conflitantes, e revelou que diversos clubes do Brasil estarão reunidos, na próxima segunda-feira (05/05), para debater alternativas que se desdobrem em melhorias para o futebol do nosso país.
"É importante dizer que na segunda-feira terá uma reunião importante dos clubes na CBF, onde o presidente Alessandro representará o Internacional. E a pauta principal será arbitragem. Não é comum, me parece, embora os clubes em geral façam as suas reclamações quando têm que fazer, mas não é comum, na altura do campeonato que a gente está, tantos erros e tantas reclamações de todos os clubes e de todas as ordens. Então, a gente espera que possa ser parte importante desse processo para construir uma arbitragem melhor." - José Olavo Bisol
A programação do Departamento de Futebol colorado não será interrompida pelo feriado do Dia do Trabalhador. Nesta quinta-feira (01/05), Roger Machado comandará o segundo e penúltimo treino de olho na visita ao Corinthians. Os preparativos chegarão ao fim na manhã de sexta, data em que o Clube do Povo viajará para a capital paulista.