Carregando...

Carregando...
O ano de 2025 foi marcante para o Museu do Inter, atingindo recordes de arrecadação, público, exposições e ações educativas. Neste ano, um novo patamar financeiro foi alcançado pelo Museu. Em 2023, o espaço havia chegado pela primeira vez à marca de R$ 1 milhão em faturamento. Já em 2025, esse valor teve um crescimento de mais de 25%, tornando-se o ano de maior arrecadação da história do Museu em seus 15 anos de existência.
No número de visitantes, o ano entrou para a história, recebendo mais de 52 mil pessoas, quebrando o recorde de público, que era cerca de 50 mil registrado em 2023 . Ao longo do ano, oito meses quebraram recordes simultâneos de público e renda, reforçando a consolidação do Museu como um dos principais equipamentos culturais do Clube, sendo um showroom colorado.
Com exposições pautadas pelos 50 anos do primeiro título brasileiro, conquistado em 1975, o Museu bateu recorde no número de exposições realizadas: foram 16, sendo seis delas em comemoração à conquista nacional.
Muitas dessas visitas foram contempladas por projetos institucionais, como o Futuro Colorado, realizado em parceria com o Relacionamento Social. Por meio da iniciativa, escolas públicas recebem visitas educativas da equipe do Museu do Inter, onde conhecem a história colorada com réplicas de troféus, medalhas e a presença do Saci, além da oportunidade de conhecer o Museu e o Beira-Rio por meio do ônibus do Inter, vivendo um dia inesquecível na casa colorada.
Outro projeto de grande destaque foi a Visita Antirracista, que proporciona, de forma gratuita, a visita de escolas ao Museu e aos bastidores do Beira-Rio. A atividade tem como objetivo provocar reflexões e combater o racismo no cotidiano e no futebol, utilizando a história do clube como ferramenta de educação e conscientização.
Em 2025, foram realizadas sete sessões de autógrafos com jogadores do passado e do presente, sempre com destaque para os campeões brasileiros de 1975.
O Museu também promoveu experiências únicas, como o Dia das Crianças, que, em parceria com a Loja do Inter e o Coração do Gigante, levou mais de 1.300 pessoas ao Museu em uma única tarde. Outro projeto relevante foi o Dia de Gurias, iniciativa voltada ao fomento do futebol feminino para meninas de 9 a 14 anos.
Além disso, o Museu participou ativamente de homenagens a ex-atletas, como a realizada para as primeiras campeãs gaúchas de 1983, que foram homenageadas em campo na partida entre Internacional e Botafogo. E o encontro do Dia do Goleiro que reuniu arqueiros de diferentes gerações entre eles Rochet, André e Renan.
Além da mais recente homenagem ao escritor e colorado, Luis Fernando Verissimo que recebeu grande destaque e a última sessão de autógrafos que contou com Figueroa no Museu do Inter atendendo mais de 200 pessoas.
Para Letícia Vieira de Jesus, vice-presidente de Relacionamento Social do Inter, os números alcançados pelo Museu representam a vontade da torcida e dos visitantes em conhecer a vitoriosa história do Clube do Povo. “O objetivo do Museu é tornar nossa identidade cada vez mais forte e presente na vida de todos, principalmente para os colorados”.
De acordo com Pablo Barbosa de Oliveira, coordenador do Museu “este ano foi muito importante para o Museu do Inter e para todos os colorados. Nossa história merece destaque, pois é por meio dela que fortalecemos a nossa identidade. Ações como o Futuro Colorado são prova disso, trabalhando nossa base de torcedores, que para sempre estarão junto ao clube.
Para 2026, o Museu do Inter já projeta novos destaques, com as comemorações dos 20 anos do Mundial e da Libertadores de 2006, além dos 50 anos do Octacampeonato Gaúcho e do Bicampeonato Brasileiro. O calendário também inclui os 70 anos do título Pan-Americano do México de 1956, além de novas exposições e experiências que seguirão reforçando a identidade colorada.
O Museu do Inter funciona todos os dias, com três categorias de visitação:
• Visita ao Museu
• Visita Colorada – contempla Museu, beira do gramado, vestiário visitante e sala de coletivas
• Visita Express – contempla Museu e beira do gramado
Sócios do Internacional têm entrada gratuita em todas as modalidades de visitação.