NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

A Copa de 50 nos Eucaliptos: 70 anos do primeiro Mundial no Brasil

São poucos os Clubes que tiveram o privilégio de ceder duas vezes seu estádio como sede para a Copa do Mundo de futebol, maior evento esportivo do planeta. O Clube do Povo é um deles. Internacional não apenas no nome, mas também em biografia, o Colorado viu, há exatos 70 anos, sua casa, o Estádio dos Eucaliptos, receber duelo entre México e Iugoslávia, válido pela segunda rodada do Grupo 1 do Mundial de 50.

Consequência do recente encerramento da Segunda Guerra Mundial, conflito iniciado em 1939 e que se estendeu ao longo de seis anos, o Brasil foi a única nação candidata a receber a Copa de 1950. Oficialmente chancelado pela FIFA em 1946, nosso país contaria com seis cidades-sede: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital gaúcha, o Estádio dos Eucaliptos, casa do Inter, que vivia a era do Rolo Compressor, foi o palco escolhido.

Imagens da reforma dos Eucaliptos/Foto: Arquivo Histórico S.C.Internacional

Grandioso, nosso templo precisou ter sua capacidade duplicada para receber partidas do Mundial. A solução encontrada para tamanha empreitada foi precisa – e recorrente em nossa história. Com o apoio da torcida, que doou sacos e mais sacos de cimento, o Estádio dos Eucaliptos foi reformado. Ainda mais belo, estava, portanto, pronto para sediar dois confrontos da Copa do Mundo. O primeiro, disputado em 28 de junho de 1950. Quatro dias depois, ocorreu o duelo último realizado em Porto Alegre, entre México e Suíça. Saiba tudo sobre as partidas abaixo, no especial da Rádio Colorada, veiculado no Programa do Inter da última terça-feira (25/06)!

Imagens da partida do dia 28/06/1950

Em 04 de julho, mexicanos vestiram uniforme do Cruzeiro-POA para enfrentar a Suíça