NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Gurias Coloradas empatam na estreia do Brasileirão feminino

Gurias estrearam com empate no Brasileirão Feminino/Foto: Juliana Zanatta

Na Arena Gregorão, em Contagem, Minas Gerias, as Gurias Coloradas estrearam no Brasileirão Feminino empatando com o América-MG por 1 a 1. Em partida onde mostrou superioridade na primeira etapa, as Gurias só marcaram no segundo tempo com Isa Haas, mas viram as Espartanas empatarem o confronto nos minutos finais da partida.

+ Galeria de fotos;


Desde o primeiro minuto, Belén Aquino mostrou suas características com a vontade de sempre de romper as linhas adversárias. Os pés rápidos da uruguaia e a visão afiada buscavam brechas da defesa mineira, para marcar o gol. Tentativa após tentativa, ela foi uma das engrenagens que conduziam o ímpeto das Gurias, com passes precisos, corridas vertiginosas pela esquerda, e chutes que ameaçavam o gol da goleira Tainá.

A ponta uruguaia, incansável, tecia sua teia de jogadas pela esquerda, mas encontrava resistência na muralha defensiva adversária. Aos 5 minutos de jogo, ela já havia tentado dois cruzamentos para a área, na esperança de encontrar as companheiras.

Com um mês de preparação para o início do Brasileirão, a harmonia nos passes das Gurias no campo ofensivo era nítida, mas ainda faltava o detalhe para acertar o passe final.

Ao longo de toda a primeira etapa, Priscila, Letícia Monteiro, Tamara, se movimentavam bastante buscando os espaços, e assim como Belén Aquino, acabavam esbarrando suas tentativas na defesa mineira.


Primeiro tempo de poucos sustos para Mayara

Em uma das poucas tentativas das Espartanas na primeira etapa, Radija tentou romper a defesa pelo corredor direito, aos 9 minutos, mas Capelinha, como uma muralha intransponível, fez o corte com precisão cirúrgica. E no campo de ataque, quando a bola chegava no terço final do campo, as tentativas de Letícia Monteiro e Tamara, não encontraram o alvo desejado.

Flutuando pelo ataque, Priscila, caía pelas duas pontas abrindo espaço para Tamara e Belén Aquino, as duas ponteiras do time de Breno Basso infiltrarem pelo meio, assim como Letícia Monteiro. Em uma dessas situações, Belén Aquino tentou finalizações perigosas que acabaram gerando escanteios para as Gurias, mas a bola teimava em não entrar no gol de Tainá.

A defesa adversária se mantinha firme para repelir qualquer investida, mas o time mineiro não ameaçava as Gurias Coloradas. As investidas de Belén Aquino, no entanto, seguiam perigosas, como aos 46 minutos, quando após lindo lançamento de Capelinha para Priscila, Belén Aquino recebeu o passe da centroavante colorada e entrou na área pelo corredor esquerdo. A jogadora limpou uma adversária e bateu de chapa de perna direita, colocando um perigoso efeito na bola, que passou muito perto do gol, encerrando assim a primeira etapa do confronto.


Segundo tempo mais equilibrado

O segundo tempo desdobrou-se com outra dinâmica, após as substituições do técnico Jorge Victor nas Espartanas. Com as entradas de Valéria e Marianna, o time mineiro equilibrou mais o campo de jogo e passou a atacar mais as Gurias Coloradas a partir da segunda etapa.

Mas ainda assim, as Gurias continuavam o ímpeto ofensivo com as ações de Belén Aquino, que como uma flecha em busca do alvo, chegou na linha de fundo logo nos minutos iniciais, quase surpreendendo a goleira Tainá com um chute de perna esquerda.

Mas foi Letícia Monteiro quem roubou a cena, com um drible de letra deslumbrante na frente da área, fazendo Karol Arcanjo recorrer ao expediente da falta e receber o cartão amarelo como punição. Na cobrança de falta de Belén Aquino fez o estádio segurar a respiração, mas a bola encontrou apenas o alívio do quase.

O corredor esquerdo tornou-se palco de perigo iminente, com as investidas das Espartanas levando a defesa colorada ao limite. Katrine, com boa precisão, fez cortes importantes na defesa além de construir boas jogadas de ataque em tabelas com Pati Llanos, Letícia Monteiro e Belén Aquino.

Em uma sequência de saídas de bola equivocadas, as Gurias Coloradas viram-se à beira do gol de empate, enquanto as Espartanas pressionavam incansavelmente. Mas a muralha defensiva com Bruna Benites e Isa Haas resistiu, mesmo diante do fogo cerrado do adversário.

No ataque, Belén Aquino, incansável como sempre, cruzou para a área em busca de Letícia Monteiro, aos 9 minutos, mas a tentativa de abrir o placar de letra foi frustrada, resultando em um tiro de meta para as Espartanas.


Gol e pressão adversária

Após cobrança de falta de Roberta pela ponta esquerda de ataque, Isa Haas, subiu mais que todo mundo para cabecear a bola, que ainda desviou na marcação adversária, antes de balançar as redes e abrir o placar para as Gurias Coloradas.

Mas a batalha estava longe de terminar. Belén Aquino, com sua habilidade característica, driblava duas defensoras e sofria algumas faltas duras ao longo do jogo, em uma delas por trás, acabou resultando em um cartão amarelo para Ana Flávia.

A partida decorria com as Espartanas cada vez mais ocupando o campo de ataque e criando chances de gol. Chegando à frente com muitas jogadoras, o América-MG ganhava os rebotes e seguia sufocando a defesa colorada, que via suas ações ofensivas desaparecerem no jogo.

Até que aos 49min, Isa Haas e Bruna Benites se enrolaram com Marianna na entrada da área e concederam falta para as mineiras. Na cobrança de falta, Soraya encontrou o ângulo de Mayara. Gol do América-MG.

A arbitragem ainda deixou a bola rolar por mais dois minutos, mas no fim, o empate prevaleceu.

Primeiro tempo

1′ – Belén Aquino tenta a primeira ação de ataque das Gurias, de fora da área, ela ajeita para a perna direita e tenta a finalização.

5′ – A ponta uruguaia tenta nova ação pelo lado esquerdo de ataque, e tenta cruzamento para área, que não encontra nenhuma companheira.

7′ – Linda troca de passes das Gurias, de Priscila para Letícia Monteiro, abrindo para Tamara no lado direito, que cruza para Belén Aquino na área que ajeita de peito para Letícia Monteiro finalizar. A arbitragem viu impedimento no lance.

9′ – Radija tenta jogada individual pela meia direita, mas Capelinha faz o corte.

10′ – Letícia Monteiro conduz pelo meio e abre para Tamara, que tenta de fora da área, a bola subiu demais.

13′ – Belén Aquino faz bela enfiada de bola do lado esquerdo para Tamara, na ponta direita, mas a bola corre demais.

15′ – Fazendo as vezes de ponta esquerda, Priscila arrasta a marcação e tenta enfiada de bola para Belén Aquino, a defesa mineira consegue o corte.

16′ – A combinação se repete! Priscila aberta pela esquerda e aciona Belén Aquino entrando na área em velocidade, a uruguaia vence uma defensora, mas deixa a bola correr de mais. Bola da defesa adversária.

17′ – Belén Aquino tenta da ponta esquerda, corta para o meio e chuta par ao gol de fora da área, a goleira Tainá fica com a bola.

20′ – Lindo lançamento de Priscila, de cavadinha, para Tamara, que entrou em velocidade na área, sendo puxada por duas defensoras. A goleira Taina sai no abafa e fica com ela.

22′ – Priscila domina na intermediária e é derrubada. Na cobrança de falta, quase gol das Gurias Coloradas no bate e rebate na área.

25′ – A lateral-esquerda Katrine faz bela jogada pelo corredor esquerdo e aciona Tamara, que cruza para a área. A defesa mineira tira para escanteio.

27′ – Belo cruzamento de Letícia Monteiro, e Priscila se antecipa a defesa e cabeceia firme para o gol. A goleira Tainá vê a bola passar perto da meta mineira.

33′ – Letícia Monteiro recebe de Pati Llanos no corredor direito e arrasta a bola até a entrada da área. Ela limpou a marcação e deixou com Belén Aquino, que tenta o cruzamento. A defesa americana corta para escanteio.

35′ – Linda inversão de Belén Aquino para Priscila dentro da área, e a centroavante colorada passa para Isa Haas, que não consegue finalizar para o gol.

35′ – Mais uma grande chance! Na sobra do escanteio, Belén Aquino devolve para dentro da área por elevação, e Letícia Monteiro tenta o desvio de cabeça para o gol.

37′ – Linda combinação de de Belén Aquino, Katrine e Letícia Monteiro, que cruza na primeira trave. Karol consegue o corte antes de Tamara mandar para o gol.

42′ – Belén Aquino sofre uma falta mais dura na ponta esquerda e precisa de atendimento. Sem cartões no lance.

44′ – Priscila invade a área em velocidade pela ponta direita e é derrubada na área. A arbitragem não vê irregularidades no lance.

46′ – Lindo lançamento de Capelinha para Priscila, que aciona Belén Aquino entrando na área pelo corredor esquerdo. A jogadora limpa uma adversária e bate de perna direita. A bola passa muito perto do gol.

47′ – Fim de papo na primeira etapa.

Segundo tempo

2′ – Belén Aquino chega na linha de fundo e tenta direto par ao gol, quase surpreendendo a goleira Tainá.

3′ – LIIINDO DRIBLE DE LETÍCIA MONTEIRO, DE LETRA, NA FRENTE DA ÁREA, e Karol Arcanjo faz a falta. Amarelo para ela.

5′ – Na cobrança de falta, Belén Aquino quase faz o gol.

6′ – Chegada perigosa pelo corredor esquerdo, e após o cruzamento, Katrine faz belo corte. Escanteio para as mineiras.

7′ – Em uma sequência de duas saídas de bola equivocadas da defesa colorada, quase sai o gol das mineiras.

9′ – Belén Aquino cruza para área e Letícia Monteiro tenta abrir o placar de letra. Tiro de meta para as Espartanas.

14′ – Isa Haas faz linda interceptação e tenta o lançamento para Priscila. A bola acaba correndo demais e é escanteio para as mineiras.

17′ – Capelinha aciona Belén Aquino, que tenta de fora da área. Bola com a goleira Tainá.

20′ – Cobrança de lateral para as Espartanas, e depois da pane na defesa colorada, Maiara

21′ – Belén Aquino, na sua característica, limpa duas defensoras e sofre um carrinho por trás na ponta esquerda. Cartão amarelo para Ana Flávia.

23′ – GOOOOOL!!! APÓS A COBRANÇA DE FALTA DE ROBERTA, ISA HAAS SOBE MAIS QUE TODO MUNDO E CABECEIRA PARA O GOL, A BOLA DESVIA NA MARCAÇÃO ANTES DE ENCONTRAR NAS REDES!

23′ – Capelinha entra na área em velocidade e é derrubada, a arbitragem não vê irregularidades no lance.

25′ – Belén Aquino conduz pelo meio a chuta de longe. A bola fica com a goleira Tainá.

32′ – Soraya entra na área colorada a dribles, mas Capelinha faz o corte.

33′ – Gadu faz o pivô e aciona Valéria arrasta a bola marcada por Isa Haas, que corta para escanteio!

39′ – Letícia Monteiro intercepta a bola no meio campo e começa o contra ataque abrindo para Priscila no corredor esquerdo. A atacante colorada arranca com a bola dominada mas é derrubada por Laís Giacomel. Amarelo para ela.

41′ – De muito longe, Lilian arrisca pelo América-MG, e a bola explode no travessão de Mayara.

44′ – Espartanas descem em velocidade para o ataque, mas a defesa colorada consegue conter a ação ofensiva.

47′ – Soll tenta ganhar espaço pela ponta esquerda, conduz e tenta o drible, mas a bola acaba correndo demais e é tiro de meta para as Gurias Coloradas.

48′ – Espartanas tentam uma jogada pela entrada da área, e Bruna Benites encerra a ação adversária. Cartão amarelo para ela e falta perigosa para o América-MG.

49′ – Gol do América-MG. Soraya cobra a falta e mando no ângulo de Mayara.

51′ – Fim de jogo no Gregorão. América-MG 1 x 1 Gurias Coloradas.

Ficha técnica:

Internacional (1): Mayara, Roberta (Soll), Bruna Benites, Isa Haas, Katrine; Capelinha (Zóio), Pati Llanos (Marzia) e Leticia Monteiro (Carla); Belén Aquino (Analuyza), Tamara e Priscila. Técnico: Brenno Basso.

América-MG (1): Tainá, Laís Giacomel, Maiara, Karol Arcanjo, Ilana (Valéria); Ana Flávia (Lilian), Fany Gauto (Iara) e Sassá (Marianna); Radija, Gadu (Taísa Felix) e Soraya. Técnico: Jorge Victor.

Gols: Isa Haas, aos 23’/2ºT (I). Soraya, aos 49’/2ºT (A).

Cartões Amarelos:  Karol Arcanjo, Ana Flávia e Laís Giacomel (A). Bruna Benites e Letícia Monteiro (I).

Arbitragem: Marianna Nanni Batalha, auxiliada por Juliana Nascimento da Silva e Caroline Costa Silva. Quarto Árbitro: Ronei Candido Alves.

Estádio: 
Arena Gregorão.