NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Colorado encerra Brasileirão como melhor mandante

Beira-Rio foi o melhor estádio no Brasileirão 2022/Foto: Ricardo Duarte

A goleada de 3 a 0 do Inter sobre o Palmeiras, conquistada no domingo passado (13/11), confirmou o Colorado como o melhor mandante do Brasileirão de 2022. Vice-campeão nacional, o Clube do Povo encerrou o campeonato com 77% de aproveitamento nos 19 jogos que disputou no Beira-Rio, período em que conquistou 13 vitórias e cinco empates, e marcou 40 gols contra 14 sofridos.

Primeiro jogo no Gigante foi o último de D10s/Foto: Ricardo Duarte

A estreia colorada como mandante no Brasileirão de 2022 ocorreu na segunda rodada, e de cara ofereceu grandes emoções para a torcida, que encheu o Beira-Rio para se despedir de um dos maiores ídolos da história do Inter. Titular na última partida de sua carreira, D’Alessandro foi D’Alessandro, e brilhou na inesquecível noite de 17 de abril.

Yago Pikachu, aos 50 minutos do primeiro tempo, colocou o Fortaleza em vantagem, e assustou o público – mas por poucos segundos. Logo depois da saída de bola no meio de campo, D’Alessandro foi lançado no corredor direito de ataque, tabelou com Bustos, escapou de dois marcadores (com direito a janelinha em um deles) e marcou um golaço para explodir o Beira-Rio.

No primeiro jogo, o primeiro gol de Alemão/Foto: Ricardo Duarte

A vitória de 2 a 1 do Inter, conquistada sob o comando do auxiliar Cauan de Almeida, foi confirmada aos 44 minutos da etapa final, quando Alemão marcou pela primeira vez com a camisa colorada. Encerrada a partida, nenhuma das 36.573 pessoas presentes no Gigante foi capaz de conter as lágrimas durante homenagem feita para Andrés, que encerrou com um merecido triunfo sua trajetória no futebol.

Wand brilhou na primeira vitória com Mano/Foto: Ricardo Duarte

Já a primeira vitória de Mano Menezes como técnico colorado em uma partida de Brasileirão disputada no Beira-Rio chegou na véspera do Dia dos Namorados. Diante do Flamengo, o Inter deu fim a uma sequência de três empates consecutivos como mandante no Nacional. Grande nome do jogo, Wanderson marcou duas vezes na etapa inicial. Nos acréscimos do segundo tempo, PH desencantou com a camisa de seu time de coração e confirmou o 3 a 1!

Gol do Colorado marcado por um colorado/Foto: Ricardo Duarte

A senda de vitórias nacionais no Gigante foi brevemente interrompida após derrota para o Botafogo, mas teve seu rumo retomado apenas cinco dias depois, quando o Inter goleou pela primeira vez no Brasileirão. Mesmo com diversos titulares poupados, consequência da iminente abertura da fase de oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana, o Clube do Povo atropelou o Coritiba por 3 a 0, gols de Taison, Edenilson e Alemão.

O último triunfo do primeiro turno ocorreu na 16ª rodada, contra o América-MG. Debaixo de chuva e frente a um adversário retrancado, o Inter lutou até o último minuto, e foi recompensado com um gol de Moisés no apagar das luzes. Uma semana e meia depois, o São Paulo sofreu três gols, mas também marcou uma trinca e escapou invicto do Gigante, diferente do que aconteceria com o Atlético-MG.

Na abertura do returno, o maior público do Inter no Brasileirão de 2022 (39.541 pessoas) assistiu a um primeiro tempo de luxo, que contou com dois golaços de Mauricio, um deles do meio da rua, e outra pintura de Wanderson para o Clube do Povo. O atual campeão nacional era despachado por 3 a 0, mesmo placar imposto, duas semanas mais tarde, ao Fluminense. Bustos, Alemão e Pena foram os algozes cariocas.

Mauricio destroçou o Galo/Foto: Ricardo Duarte

Também teve goleada colorada na 24ª rodada do Brasileirão. Elegantemente trajado com o seu novo uniforme III, predominantemente preto, o Inter atropelou o Juventude pelo placar de 4 a 0 e fincou seu pé no G6 do país. Johnny, duas vezes, Wanderson e Edenilson foram os artilheiros da terceira vitória consecutiva do Clube do Povo como mandante no Nacional.

Goleadas confirmaram a luta pelo G4/Foto: Ricardo Duarte

Novo público superior às 30 mil pessoas apoiou o Inter no dia 10 de setembro, quando os comandados de Mano Menezes travaram jogo duro com o Cuiabá, decidido pela dupla PH e Alemão. Aos 22 minutos da etapa final, o velocista camisa 35 escapou pela direita e cruzou bola açucarada para Alexandre, que mostrou o tradicional faro artilheiro para garantir o triunfo pelo placar mínimo.

A 28ª rodada reservou ao Inter seu último tropeço no Beira-Rio. Dono das melhores chances, o Colorado bem que tentou, mas não conseguiu vazar a defesa do Red Bull Bragantino. Felizmente, o calendário permitiu rápida reação aos comandados de Mano, que três dias mais tarde bateram o Santos pelo placar de 1 a 0. O gol de Pena devolveu o Clube do Povo à vice-liderança, e foi festejado por 30.858 torcedores e torcedoras.

Complicar a vida do Clube do Povo no Gigante se transformou na grande ambição dos adversários que o Inter enfrentou na reta final do Brasileirão. O Goiás, por exemplo, não se abalou com os mais de 31 mil colorados e coloradas que encheram o Beira na 31ª rodada, e por duas vezes buscou a igualdade no marcador. Na etapa final, contudo, o jogo alvirrubro deslanchou, e a vitória de 4 a 2 foi assegurada. Méritos a Mauricio, Alan Patrick, dono de um doblete, e Pena.

Alan foi artilheiro diante do Goiás/Foto: Ricardo Duarte

Na 35ª rodada, o Ceará conseguiu uma proeza rara: abrir vantagem no placar do Beira-Rio. Tirando proveito dos inúmeros desfalques colorados, o time visitante saiu na frente logo aos cinco minutos de jogo, e sustentou a dianteira até o segundo tempo, quando Edenilson e Alan Patrick comandaram uma virada a jato para o Clube do Povo. Com a vitória de 2 a 1, a equipe de Mano Menezes garantiu classificação antecipada para a Libertadores de 2023.

Virada contra o Ceará garantiu vaga na Libertadores/Foto: Ricardo Duarte

Cinco gols marcados, nenhum sofrido e duas vitórias em dois jogos: foi assim que o time de Mano Menezes se despediu do Beira-Rio em 2022. Na antepenúltima rodada, Pedro Henrique e Mauricio garantiram o triunfo de 2 a 0 sobre o Athletico-PR. No jogo derradeiro, o meio-campista voltou a brilhar – mais uma vez com um golaço -, e contou com a companhia de Alemão e Romero na nominata de artilheiros colorados.

PH foi decisivo contra o Athletico/Foto: Ricardo Duarte

Nacionalmente reconhecida e admirada, a força do Beira-Rio voltou a ser comprovada no primeiro Brasileirão inteiramente disputado com portões abertos desde 2019. Aqui, colorado joga junto. Na Padre Cacique, a torcida entra em campo, e os atletas torcem. Juntos encerramos a temporada em grande estilo, e também unidos enfrentaremos 2023 com a ambição do povo que mais sonhos sabe realizar. Seguimos por mais. Sempre!

Seguimos juntos, cada vez mais fortes/Foto: Ricardo Duarte