NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Clube do Povo apoia campanha ‘Por onde anda você?’, da Polícia Civil do RS

O Dia Internacional da Criança Desaparecida ocorre nesta terça-feira (25/05), e o Clube do Povo, alinhado com a Divisão da Criança e do Adolescente/DPGV da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, abraça a campanha ‘Por onde anda você?‘. Organizada para causar impacto na população e ajudar no processo de reconhecimento dos casos, a iniciativa alimenta uma cultura de identificação fundamental para os jovens de nossa sociedade.

Em que pese tenhamos observado uma redução de 37% nos registros de desaparecimentos entre 2019 e 2020, ainda é elevado o número de crianças e adolescentes com até 17 anos de idade que desaparecem por dia no Rio Grande do Sul. Os dados evidenciam a importância de ações que alertem para o tema e despertem solidariedade e proteção a jovens que se encontram desaparecidos.

No caso de desaparecimentos, a DPGV recomenda alguns passos que, se seguidos, aumentam as chances de localizar o jovem rapidamente. Mantendo a calma, indica-se que seja realizada uma busca nas proximidades do local onde a criança/adolescente foi vista pela última vez, perguntando a todos por alguma informação. É importante que alguém permaneça na região do fato, caso o desaparecido retorne ou telefone.

Amigos e familiares devem ser alertados sobre o desaparecimento, e posts em redes sociais são encorajados, desde que não se informe telefones para contato, até para evitar futuras extorsões. O boletim de ocorrência pode (e deve) ser realizado imediatamente! Não é necessário esperar 24h, visto que as primeiras horas, inclusive, são fundamentais para garantir a localização e a proteção do desaparecido.

Para mais informações, acesse o site da Polícia Civil do Rio Grande do Sul! Por e-mail, você pode entrar em contato com deca@pc.rs.gov.br. Qualquer denúncia pode ser feita pelo Disque 100 ou 181.