NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Velhas Súmulas: Bráulio, o Garoto de Ouro, relembra sua trajetória e coloradismo

A história de Bráulio com o Inter poderia ser ilustrada em um filme ou uma série, tamanha é a beleza da ligação entre o eterno Garoto de Ouro e o Clube do Povo. Teve o coloradismo despertado de vez em um Gre-Nal no Olímpico no meio da torcida rival. Foi gandula de Larry em treinos, e pelo Cerebral veio a notícia da primeira chance no time principal do Colorado. A marcante parceria com Claudiomiro. A participação em um dos momentos mais lindos e importantes da história da instituição alvirrubra: a inauguração do estádio Beira-Rio, casa colorada há mais de meio século. São exemplos da conexão de Bráulio com o Inter.

Bráulio com a camisa colorada e a faixa de campeão gaúcho de 1969

Bráulio foi o personagem entrevistado da edição deste sábado (29/08) do programa Velhas Súmulas, da rádio Colorada, a emissora oficial do Internacional. A conversa pode ser conferida no player no abaixo:

O material também pode ser acessado no Spotify do Inter.

O histórico camisa 8 relembrou, por exemplo, a partida amistosa disputada com o português Benfica na inauguração do estádio Beira-Rio. Bráulio reforçava aos companheiros a necessidade de a história na avenida Padre Cacique, número 891, começar com triunfo colorado. E tratou de “pilhar” os companheiros em momentos como o trabalho de aquecimento para aquele jogo.

“Nós entramos com personalidade. O Benfica, fazendo onda. Eu estava batendo bola com o Claudiomiro, Valdomiro, e olhando para eles [os adversários] de rabo de olho, o jeito que eles batiam [na bola]. Não entrou um repórter ao meu redor. Não, os repórteres, todos no Eusébio, no Costa Pereira. Eu dizia: ‘vocês vão ver no final’. Eu passava por um [companheiro] e dizia assim: ‘olha ali, ó’. Aí o Tovar olhava. Passava pelo Valdomiro, que era muito mais humilde: ‘e aí, Valdo? Os caras estão cheios de moral aqui dentro. No final quem vai dar as cartas seremos nós’. E assim fui dizendo um por um no ouvido, batendo bola e olhando para eles. Louco para começar o jogo. Quando começou [o jogo], começamos a tocar a bola. Eu ouvi o Eusébio falar naquele português corrido. Ele falou um troço que me gravou. Ele dizia: ‘não dá para tocar a bola’. Ele queria dizer: não dá para segurar a bola, não dá para prender a bola. Chegava o Pontes nele, chegava o Scala voando nele. Ele deve ter pensado que seria mamão com açúcar. Essas carinhas [nossas] de gurizinho de 17, 18 anos. Mas não deu para eles. Se tivesse mais uns 20 minutos, nós faríamos mais um ou dois gols. Nós enlouquecemos dentro do campo”.

O programa Velhas Súmulas vai ao ar aos sábados na rádio Colorada, das 14:00 às 15:30. Entrevistas com personagens da história colorada, detalhamento de fatos importantes da trajetória do Clube do Povo, reportagens especiais, além de leituras de trechos de livros, crônicas e textos sobre futebol, preenchem as tardes de sábado da emissora oficial do Inter. Aos domingos também, quando o programa é reproduzido como reprise às 14:00.

Acompanhe também a programação da rádio Colorada durante a semana: de segunda a sexta-feira, o Programa do Inter, o noticiário colorado mais completo do rádio, vai ao ar a partir das 18 horas.

Siga a rádio Colorada no Twitter!