NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Raio-X: tudo sobre a visita colorada ao Morumbi

Dia de Inter no Morumbi! O Clube do Povo visita o São Paulo, às 21h30 desta quarta-feira (20/01), em partida da 31ª rodada do Brasileirão. Confronto de líderes do Campeonato, define quem assumirá a ponta até o próximo final de semana. Confira, abaixo, tudo sobre o duelo decisivo!


Transmissão


A cobertura da Rádio Colorada terá início às 20h desta quarta (20/01), com a apresentação do Portões Abertos. A atração contará com entrevista de Jorge Avancini, vice-presidente de Marketing e Mídia do Internacional. Na sequência, a Jornada Esportiva começa às 21h15, e se estende até o encerramento da partida, quando começa o Vestiário Vermelho, pós-jogo que repercute, através de entrevistas exclusivas e também coletivas, todos os detalhes do confronto. Acompanhe a emissora oficial do Clube do Povo no FM 95,5 ou via Site e App do Inter!

Faça o download do APP do Inter para Android;

Clique para fazer o download do APP do Inter para IOS

Participe da jornada através do InterZap: (51)99189-4124

As redes sociais (@scinternacional no TwitterInstagram Facebook) do Clube do Povo apresentarão o mais completou minuto a minuto da internet, recheado de imagens compartilhadas de maneira instantânea. Na TV, a Rede Globo e o Premiere anunciam transmissão.


Vamo, Colorado!


O Clube do Povo já está em São Paulo! Após breves dois dias de preparação para o embate em território paulista, o elenco colorado embarcou para a capital bandeirante no início da tarde desta terça-feira (19/01), horas depois da realização de treino no CT Parque Gigante.

Diante do Tricolor, Abel não conta com nenhum novo desfalque. Seguem fora os atletas lesionados há mais tempo: Galhardo, Moledo, Guerrero, Saravia e Boschilia. Pendurados, chegam para a partida os defensores Victor Cuesta e Matheus Jussa, os meio-campistas Rodrigo Lindoso, Rodrigo Dourado e Marcos Guilherme, além de Boschilia, e os atacantes Caio Vidal, Abel Hernández e Leandro Fernández.

Meio-campista destaque na recente fase colorada, Patrick concedeu entrevista coletiva, na última segunda-feira (18/01), projetando o clássico contra o São Paulo. O Pantera destacou a importância do confronto, mas reforçou que o embate será mais um na sequência de decisões que se avizinham para o Clube do Povo. Confira:

Já na véspera da partida, quem falou foi Lucas Ribeiro. Aniversariante de terça-feira, quando completou 22 anos de idade, o zagueiro, titular a partir da lesão de Rodrigo Moledo, lamentou a injúria do companheiro, mas destacou a vontade de dar continuidade às atuações de alto nível que o camisa quatro vinha somando. Assista:


Arbitragem


Marcelo de Lima Henrique apita, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Correa e Michael Correia. VAR: Rodrigo Nunes de Sá. Quarteto do Rio de Janeiro.


O Rival


São Paulo chega mobilizada para o duelo desta quarta/Foto: Rubens Chiri, SPFC.net

Embora líder do Brasileirão, o São Paulo não vive seu melhor momento no Campeonato. Após tropeços nas três últimas rodadas, o Tricolor chega relativamente pressionado para o embate diante do Clube do Povo. Recente, a oscilação dos paulistas encontra justificativa, também, por desfalque de peso na linha de frente.

Tricolor tropeçou nas últimas partidas que disputou/Foto: Rubens Chiri, SPFC.net

Quarto na lista de goleadores do Brasileirão, o atacante Luciano já soma quatro partidas distante dos gramados. Peça fundamental no esquema de Fernando Diniz, o atacante sofre com uma inflamação em um Cisto de Baker, e tem sua ausência sentida pelos companheiros de equipe. Entrevistado pela Rádio Colorada para projetar o duelo desta quarta, Giovanni Chacon, setorista do São Paulo pela Rádio Jovem Pan, explica os motivos que fizeram do atleta peça fundamental na escalação paulista.

“Taticamente, e eu acho que isso é importante de ressaltar, o Luciano tem uma função muito mais de voltar, quando a bola está no campo defensivo, para iniciar a jogada. Você vê ele fazendo uma função de segundo volante, de começar a distribuição no meio de campo. Sem ele, o Brenner fica muito perdido, pois o melhor casamento entre duplas de atacantes foi Luciano e Brenner.”

Chacon sobre a ausência de Luciano

> Confira a íntegra do papo com Giovanni:

Luciano é o segundo garçom tricolor no Brasileiro, com três assistências/Foto: Rubens Chiri, SPFC.net

Autor de 12 gols na atual edição do Campeonato Brasileiro, o atacante segue com presença incerta no duelo desta quarta. Nas palavras de Chacon, o clube paulista trata com otimismo as chances de contar com Luciano, mas não oficializa o retorno, sabedor da delicada situação que o atleta passa. Desde o afastamento do companheiro, Brenner, que já balançou as redes 11 vezes no Nacional, não conseguiu vazar mais nenhuma defesa.

Fernando Diniz comanda o São Paulo desde setembro de 2019/Foto: Rubens Chiri, SPFC.net

Responsável por solucionar os problemas tricolores, Fernando Diniz tem no conhecimento do grupo de atletas um grande trunfo. Segundo técnico com trabalho mais longevo do país, ele também precisará lidar com desfalque importante no sistema defensivo. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Arboleda é baixa, e pode ser substituído tanto por Diego Costa quanto por Léo Pelé, informa Chacon.

“O Arboleda é um zagueiro muito seguro na questão defensiva, e não tão bom no quesito saída de bola. Diego ou Léo, pra mim, são a mesma coisa em questão de qualidade. Se eu fosse apostar, diria que a dupla contará com Bruno Alves e Diego.”

Giovanni Chacon
Arboleda é desfalque para o Tricolor/Foto: Rubens Chiri, SPFC.net

Quem tem presença garantida contra o Inter é Daniel Alves. Melhor jogador da Copa América de 2019, o jogador exibe, aos 36 anos, forma física invejável. Presente em 46 dos 57 jogos do São Paulo na temporada, em todos como titular, o atleta foi substituído apenas em duas ocasiões. Suas recentes exibições, porém, suscitaram críticas junto à torcida tricolor, reclamações que, embora compreensíveis, não afetam a titularidade do ídolo de Sevilla e Barcelona. Pelo menos, é assim que pensa Giovanni.

“Ele (Daniel) não cansa. Tem um baita preparo físico. Mas, quanto à questão de atuação, ele tem umas partidas que não vai bem. Até mesmo contra o Athletico-PR (rodada passada), ele foi abaixo do que pode apresentar. Mas continua como titular. É uma liderança, com experiência, e que tem recurso.”

Giovanni Chacon
Daniel Alves veste a 10 tricolor/Foto: Rubens Chiri, SPFC.net

Para Chacon, o provável time do São Paulo para esta quarta-feira conta com Tiago Volpi; Juanfran, Diego Costa, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara; Luciano e Brenner. Caso Luciano não tenha condições de jogo, Tchê Tchê deve entrar em sua vaga, encorpando o meio de campo. Ainda, além da incerteza quanto a Diego, que pode ser preterido por Léo, Juanfran também tem chances de ser preservado. Caso o espanhol não atue, Igor Vinícius deve ser o escolhido para a lateral-direita.

Juanfran sentiu dores na última rodada/Foto: Rubens Chiri, SPFC.net

Situação de tabela


É duelo decisivo! Quem vencer no Morumbi, encerra a partida na liderança do Brasileiro. Segundo colocado com 56 pontos, o Clube do Povo soma um a menos do que o São Paulo, atual líder. Assim, se triunfar nesta quarta, o Inter coloca dois pontos de vantagem sobre o Tricolor.

Em caso de empate, a distância de um ponto em relação ao topo será mantida, bem como a vice-liderança do Brasileirão. A única equipe capaz de ultrapassar o Clube do Povo nesta rodada é o Atlético-MG, que precisaria derrotar o Grêmio, na Arena, em partida marcada para as 19h15 desta quarta, e torcer por derrota colorada no Morumbi. Confira os primeiros oito classificados do Campeonato:

PJVEDGPGCSG
1 – São Paulo57301695502822
2 – Internacional56301686482820
3 – Atlético-MG53291658513714
4 – Flamengo52291577503911
5 – Palmeiras51291496432617
6 – Grêmio502912143382414
7 – Fluminense46301371040373
8 – Santos4529129841365

Estatísticas


Não é por acaso que Inter e São Paulo ocupam o topo do Brasileirão. Equipes que dividem o posto de terceira defesa menos vazada do Campeonato, respectivos terceiro e segundo melhor ataque do torneio, Clube do Povo e Tricolor Paulista somam o mesmo número de vitórias na competição: 16 para cada lado.

No contexto do duelo desta quarta, o equilíbrio também é mantido. De acordo com números do ge.com, enquanto o São Paulo é o terceiro melhor mandante, aproveitamento de 74%, o Colorado ocupa o posto de quarto melhor visitante, dono de seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas fora do Beira-Rio.

Defesa menos vazada quando local, apenas sete vezes em 14 jogos, o Tricolor terá pela frente o quarto ataque e a terceira retaguarda entre times que atuam longe de casa. Ao todo, o Inter já marcou 19 gols em 15 partidas disputadas fora de seus domínios, e teve suas redes balançadas em 15 ocasiões.

A grande diferença entre as equipes está justamente naquela que Chacon aponta como principal debilidade do atual São Paulo. Oitavo ataque mandante, com 23 gols em 14 jogos, o Tricolor sofre para vazar defesas bem postadas.

“O São Paulo tem muitas dificuldades para enfrentar equipes mais fechadas. Claro que o Diniz tem trabalhado para conseguir furar defesas mais bem postadas, mas acho que o caminho para vencer o São Paulo é jogar de maneira um pouco mais reativa.”

Giovanni Chacon

O desempenho do São Paulo em 2021 corrobora com a afirmação de Giovanni. Em três partidas disputadas, a equipe marcou apenas três gols. Sofridos, foram seis. Destes, dois saíram após desarmes sofridos pelo Tricolor no seu campo de defesa, enquanto outros três foram consequência de contra-ataques, números que comprovam relativa inquietude da equipe quando encara escassez de espaços.


Palco


Maior estádio particular do Brasil, o Cícero Pompeu de Toledo foi inaugurado, parcialmente, no dia 02 de outubro de 1960. Entregue completo apenas em 1970, 18 anos após o início de suas obras, o Morumbi contava, à época, com capacidade para 149.408 pessoas. Atualmente, o palco, cujo campo tem 105m x 68m de dimensões, comporta públicos de até 66.795.

A imponência do histórico Morumbi/Foto: Igor Amorim, SPFC.net

Retrospecto


Dois gigantes do futebol brasileiro, Inter e São Paulo constroem confronto dono de histórico extremamente equilibrado. O Clube do Povo já venceu o Tricolor em 26 ocasiões, enquanto sofreu 28 reveses. Igualdades, até hoje, foram 25, em duelo que já presenciou 88 gols colorados e 97 tentos paulistas.

Fernandão (E), Índio (C) e Dagoberto (D) durante confronto no Brasileirão de 2010

Epopeias no Morumbi


Palco que remete memórias de grandes triunfos à torcida colorada, o Morumbi sediou pela primeira vez uma vitória do Inter em 1968, quando o Clube do Povo superou o São Paulo por 1 a 0, gol de Bráulio. Nos anos 70, partidas marcantes contra Santos, em 1976, e principalmente Palmeiras, nas semifinais do Nacional de 79, marcadas por brilho de Falcão, ampliaram a narrativa vermelha no palco da Zona Sul da capital bandeirante.

Falcão e Pedrinho antes do duelo semifinal do Brasil, 1979

O maior dos triunfos, contudo, chegou em 2006, quando o Clube do Povo abriu a decisão da Libertadores na casa do São Paulo. Sob o comando de Abel Braga, o Inter construiu atuação praticamente impecável, coroada com dois gols de Rafael Sobis, principal protagonista de histórico triunfo por 2 a 1 que abriu caminho para o primeiro título da América.

Pula que é gol do Sobis!