NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Raio-X: tudo sobre a retomada da Libertadores

Noite de Libertadores no Gigante! O Clube do Povo recebe, a partir das 19h15 desta quarta-feira (16/09), o América de Cali-COL, em partida da terceira rodada da fase de grupos da competição. Líder da chave E do torneio, o Inter soma quatro pontos, um a mais do que o rival colombiano, que ocupa a terceira colocação. Para ficar por dentro de tudo sobre o duelo, confira o nosso Raio-X!

Campanha do líder

Passados mais de seis meses desde a última vez em que foi a campo pela Libertadores, o Clube do Povo exibe grandes números no principal torneio do continente. Como ingressou na competição a partir da segunda fase preliminar, o Inter já soma seis partidas disputadas na edição de 2020 do certame. Invicto, o Colorado ainda não sofreu gols nos confrontos, dos quais três foram encerrados em igualdade, e outros três com triunfo alvirrubro.

Na estreia, o Colorado eliminou a Universidad de Chile. A vaga foi decidida, após empate em Santiago-CHI, diante de um Beira-Rio lotado, que tremeu com os gols de Boschilia e Marcos Guilherme. Para chegar aos grupos, o Clube do Povo ainda superou o Tomila-COL, duelo encerrado com o agregado de 1 a 0, placar do confronto de volta, realizado no Gigante, que teve Paolo Guerrero como solitário artilheiro.

Abrindo os grupos, o Inter construiu excelente atuação diante da Universidad Católica-CHI e, apoiado por mais de 35 mil pessoas, conquistou arrasador triunfo por 3 a 0, gols de Guerrero, duas vezes, e Marcos Guilherme. Na rodada seguinte, foi disputado o primeiro Gre-Nal válido pela Libertadores. Sediado na Arena, o clássico foi encerrado com igualdade sem gols, resultado que manteve o Colorado na liderança da chave. Com quatro pontos, o Clube do Povo tem um gol de saldo a mais do que o Grêmio, vice-líder.

Pra cima deles, Colorado!

O treinador Eduardo Coudet comandou, na tarde desta terça-feira (15/09) a última atividade da equipe colorada antes da partida. O argentino realizou exercícios técnicos e táticos, fazendo os ajustes finais do time que entrará em campo diante do América de Cali.

Para o confronto com os colombianos, o comandante alvirrubro não poderá contar com Cuesta, Moisés, Musto, Praxedes, Edenilson e Marcos Guilherme, todos suspensos. Também desfalcam o Inter Paolo Guerrero, Yuri Alberto e William Pottker, machucados.

Antes do treinamento, o lateral-direito Renzo Saravia concedeu entrevista coletiva online na sala de imprensa do CT Parque Gigante. O argentino, que fará seu primeiro jogo na competição continental com a camisa colorada, falou sobre seu momento na equipe e destacou a positiva adaptação ao Clube do Povo. “Muito feliz. Fui recebido muito bem no Clube. Agradecido a toda torcida e aos meus companheiros pela forma que me receberam, isso fez eu me adaptar muito rápido.” Confira:


O rival

Derrotado pelo Grêmio na abertura da fase de grupos, o América de Cali-COL superou a Universidad Católica, no Chile, na rodada passada da Libertadores. Realizado no longínquo dia 10 de março, o confronto valeu aos Rojos importante triunfo por 2 a 1, gols de Duvan Vergara e Matías Pisano.

Duvan Vergara é um dos destaques dos ‘Diablos Rojos’/Foto: Site América de Cali

Desde o triunfo em território chileno, porém, os colombianos passaram por grandes transformações em seu elenco, a começar pela saída do técnico brasileiro Alexandre Guimarães. O comandante foi substituído por Cruz Real, argentino oficializado no dia 13 de julho, mas que pôde começar a realizar treinos coletivos há apenas duas semanas.

Brasileiro Alexandre Guimarães comandara o América nas duas primeiras rodadas/Foto: Site América de Cali

Os Rojos já disputaram duas partidas sob o comando do novo treinador. Na primeira superaram o Junior de Barranquilla, fora de casa, por 2 a 1. Válido pela Superliga, taça decidida entre os campeões de Apertura e Clausura, o confronto foi sucedido, em 72 horas, pelo embate de volta. Como mandante, o América foi superado, no dia 11 de setembro, por 2 a 0, resultado que valeu-lhe o vice no torneio.

América até venceu em Barranquilla, mas perdeu o título em Cali/Foto: Site América de Cali

Buscando a recuperação na temporada, os colombianos vêm a Porto Alegre prometendo adotar postura ofensiva contra os comandados de Coudet. Dentro de campo, vale lembrar, a equipe também sofreu com baixas. As estrelas Michael Rangel, centroavante responsável por muitos dos gols rojos, e Matías Pisano deixaram o América, bem como os laterais Juan Zuluaga e Hector Quiñones e o zagueiro Pedro Franco. Mais do que nunca, portanto, os visitantes desta quarta-feira apostam no faro artilheiro da dupla Adrián Ramos e Vergara.

Matías Pisano deixou o América rumo ao futebol do Catar/Foto: Site América de Cali

Arbitragem hermana

Facundo Tello apita, auxiliado por Gabriel Chade e Facundo Rodriguez, trio argentino.


Transmissão

A Rádio Colorada estará ao vivo a partir das 18h desta quarta-feira, apresentando o pré-jogo mais colorado da internet. Pouco depois, às 19h, começa a jornada esportiva. Realizada in loco, a narração do duelo será sucedida pelo ‘Vestiário Vermelho’, responsável por debater toda a repercussão do duelo, enriquecido por entrevistas exclusivas e também íntegra de coletivas. Acompanhe a cobertura através de Site ou App do Inter!

Clique aqui para fazer o download do APP do Inter para Android

Clique aqui para fazer o download do APP do Inter para IOS

O minuto a minuto mais completo da web é oferecido pelas redes sociais (@scinternacional no TwitterInstagram Facebook) do Clube do Povo, que, como sempre, estarão enriquecidas por diversas imagens compartilhadas de maneira instantânea. Na TV, a Fox Sports anuncia transmissão.


O colorado retrospecto recente

O Clube do Povo já disputou 14 partidas oficiais contra equipes colombianas. Destas, triunfou em quatro ocasiões, somou sete igualdades e sofreu três derrotas. Equilibrados, os números eram bastante negativos ao final do século XX, quando o Inter registrava dois reveses e quatro empates. A partir dos anos 2000, porém, tudo mudou.

Em 1993, Daniel Franco marcou no empate de 1 a 1 entre Inter e América de Cali, no Beira-Rio/Foto: Reprodução RBSTV

Em 2004, o Clube do Povo construiu excelente campanha na Copa Sul-Americana. Após eliminar Figueirense, Grêmio e Cruzeiro, o time de Muricy Ramalho duelou, nas quartas de final, com o Junior de Barranquilla, primeiro adversário continental encarado pelo Inter em partida oficial nos últimos 11 anos. A luta por vaga nas semis foi inaugurada no Beira-Rio, onde Fernandão, após excelente cruzamento de Chiquinho, marcou o gol da vitória por 1 a 0, resultado que, somado a empate de 1 a 1 na Colômbia, garantiu a classificação para o Colorado.

O gol de Fernandão

Recente bicampeão da América, o Inter garantiu, através do Brasileirão, vaga na Pré-Libertadores de 2012. Na fase, duelou, com o Once Caldas, por vaga nos grupos do continente. Os primeiros 90 minutos foram disputados no Beira-Rio, e contaram com gol de Damião, servido por D’Alessandro. Na semana seguinte, os colombianos saíram na frente logo a um minuto, mas D’Alessandro, de pênalti, e Tinga, completando belíssima jogada coletiva, marcaram no empate de 2 a 2.

A nova vítima colombiana chegou em 2015. Pelas quartas de final da Libertadores, o Santa Fé até largou na frente, triunfando por 1 a 0 no El Campín, em Bogotá. No Beira-Rio, contudo, mais de 44 mil colorados e coloradas vibraram cedo, com Juan, e extravasaram tarde, com Rafael Moura, até comemorar a vaga alvirrubra entre as quatro melhores equipes do continente. Inter, semifinalista!

Por fim, em 2020, o Deportes Tolima-COL segurou o Colorado nos primeiros 90 minutos de duelo válido pela terceira fase preliminar da Libertadores. Imparável foi apenas o La Boba aplicado por D’Alessandro, no Beira-Rio, antes de servir Paolo Guerrero. Debaixo das traves, o peruano artilheiro não perdoou e, livre, marcou o gol da classificação colorada.