NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Raio-X: Inter fecha primeira fase do Gauchão em Bagé

Inter visita o Guarany neste sábado/Foto: Alexandre Lops

Em busca da terceira vitória consecutiva na temporada, o Inter vai a campo neste sábado (12/030, a partir das 16h30, diante do Guarany. Em Bagé, o Clube do Povo disputa a 11ª e última rodada da primeira fase do Gauchão, e você fica por dentro de tudo sobre o rival vermelho através de entrevista da Rádio Colorada com Yuri Dias, repórter do Jornal Minuano. Na sequência, confira também as informações da partida.

Transmissão;
Como chega o Inter;
Situação de tabela;
Arbitragem;
Como chega o Guarany;
Estádio;
Último confronto;

Índice

Transmissão 📻

A Rádio Colorada, emissora oficial do Clube do Povo, estará ao vivo a partir das 15h deste sábado com a transmissão mais vermelha da web. Inicialmente, a programação contará com o Raio-X do confronto, sucedido pelo pré-jogo Portões Abertos. Com o fim da partida, também será encerrada a Jornada Esportiva, dando espaço para o Vestiário Vermelho, atração que repercutirá, com todas as entrevistas, a última rodada da primeira fase estadual. Torça com a gente!

ProgramaçãoPlataformas
15hRaio-XSite e APP do Inter
15h45Portões AbertosSite e APP do Inter
16h30Jornada EsportivaSite e APP do Inter
18h30Vestiário VermelhoSite e APP do Inter
Gauchão é na Mais Vermelha!/Foto: Pedro Pacheco

As redes sociais do Inter (siga no TwitterInstagram e Facebook) cobrirão o duelo com o já consolidado acompanhamento minuto a minuto enriquecido por fotos e vídeos dos principais lances do jogo. Na TV, RBS, SporTV e Premiere anunciam transmissão.


Vamo, Inter! 💪

Alexander Medina teve dois dias para trabalhar com o grupo/Foto: Ricardo Duarte

Em Bagé desde o início da noite de sexta-feira (11/03), o Colorado está pronto para finalizar o turno de pontos corridos do Gauchão 2022! Embalado após superar Aimoré e Grêmio nas duas últimas rodadas que disputou, o Clube do Povo atingirá, em caso de vitória no Estrela D’Alva, sua melhor sequência de resultados na temporada, e, para tanto, realizou preparação forte, embora breve, nos dias que sucederam o Gre-Nal 435.

Depois de derrotar o rival na quarta-feira passada (09/03), o time de Alexander Medina contou com dois dias de treinos prévios à viagem para a região da Campanha. Após uma quinta-feira (10/03) de trabalhos com grupo dividido entre os jogadores que enfrentaram o Grêmio, os quais realizaram exercícios regenerativos, e restante do elenco, a véspera de confronto contou com atividades táticas e técnicas no gramado do CT Parque Gigante.

Moledão voltou!/Foto: Ricardo Duarte

Diante do Guarany, Medina estará desfalcado de Taison e Wesley, suspensos, e de Moisés, lateral-esquerdo que sofreu uma ruptura do ligamento colateral do joelho direito e passará as próximas quatro semanas entregue ao Departamento Médico. Boschilia e Palacios também são baixas, ambos com desconforto muscular na coxa direita. Por outro lado, o volante Bruno Gomes figura, pela primeira vez desde sua chegada ao Inter, entre os relacionados para o confronto. Outra excelente notícia é a volta de Rodrigo Moledo, recuperado de lesão que o afastou dos gramados ainda em janeiro de 2021.

Autor do gol que garantiu ao Colorado vitória de 1 a 0 em cima do Grêmio, o atacante David conversou com a equipe do Canal do Inter na última quinta-feira. Alegre por balançar as redes logo no primeiro Gre-Nal de sua carreira, o DVD, como é carinhosamente chamado, celebrou a grande atuação do Clube do Povo no meio de semana passado, e destacou que a intensidade apresentada pelo grupo na ocasião precisa servir de exemplo para o restante da temporada.

“É uma sensação única. A emoção do jogo, a torcida apoiando, gritando, nos incentivando. Acho que ficou bem claro isso, até no nosso ritmo, na nossa concentração. O gol foi fruto do coletivo, fruto da força da nossa equipe. Estou muito feliz, e espero que possamos dar sequência nesse ritmo de jogo, nessa forma de jogar. Temos um time muito capaz de fazer isso, explorando a velocidade, pois temos jogadores de qualidade e rápidos na frente para buscar o gol e sair com a vitória, sempre dando alegrias ao torcedor.”

David

David também projetou o jogo em Bagé. Cada vez mais ambientando à realidade do Gauchão, o atacante confidenciou que espera um jogo complicado diante do Guarany, e deixou claro que uma possível vitória será consequência da dedicação do time, que viajou para a última partida do Estadual com a confiança renovada após boas atuações.

“Será um jogo muito difícil, como todos vêm sendo. Lógico que a gente precisa botar a intensidade do Gre-Nal e ter bastante cuidado, bastante humildade e dedicação. Temos que jogar da mesma forma, e vamos para ganhar o jogo. Com muita responsabilidade, pois sabemos que temos que vencer para poder dar sequência e estar melhorando a cada dia. Torço que possamos seguir nesse estilo de jogo que favorece a todos. Nos dá tranquilidade.”

David

Tabela 📊

Já classificado para as semifinais do Rio Grande do Sul, o Inter pode encerrar a primeira fase estadual até mesmo na liderança do torneio. Na última rodada do Gauchão, todas as partidas serão disputadas de maneira simultânea, e o Colorado acompanhará com atenção, além do próprio confronto em Bagé, a partida entre Grêmio e Ypiranga, em Porto Alegre.

Inter já está nas semis do Gauchão/Foto: Ricardo Duarte

Empatado em pontos com o maior rival, o Clube do Povo é terceiro colocado pelos critérios de desempate, que indicam saldo positivo de seis gols para o adversário, ao passo que o time de Alexander Medina tem três. Já o Ypiranga, atual líder, soma 21 pontos, três a mais do que o Colorado, além de saldo de 11. Assim, como revela a tabela, apenas com uma goleada, além de resultados paralelos, o Inter assumiria a ponta da classificação.

PJVEDGPGCSG
1 – Ypiranga211063117611
2 – Grêmio181053216106
3 – Inter18105321293

Vale lembrar que as semifinais, que correspondem à primeira fase eliminatória do Gauchão de 2022, serão disputadas em duas partidas, com a equipe de melhor campanha decidindo classificação em casa. Os dois times que avançarem à final também decidirão a taça em jogos de ida e volta.

Colorado quer decidir a semifinal em casa/Foto: Ricardo Duarte

Arbitragem 👨‍⚖️

Lucas Guimarães Rechatiko Horn apita, auxiliado por Leirson Peng Martins e Fagner Bueno Cortes. Quarto árbitro: Rodrigo Brand da Silva. Quarteto da Federação Gaúcha de Futebol.


Rival 🆚

Índio não disputava a elite gaúcha desde 2008/Foto: Sergio Galvani/Guarany

Foi breve a estadia do Guarany na primeira divisão do futebol gaúcho. Distante da elite estadual desde 2008, a equipe foi vice-campeã da Divisão de Acesso em 2021, assim confirmando vaga entre os principais times do Rio Grande do Sul para a presente temporada. Na última rodada que disputou pelo Gauchão, contudo, o Alvirrubro, superado pelo Juventude, teve sacramentado seu precoce rebaixamento, que começou a ser desenhado, na visão do jornalista Yuri Dias, ainda nos confrontos que abriram a competição.

“O Guarany não foi rebaixado pelo jogo contra o Ypiranga ou pela derrota contra o Juventude. Um dos maiores problemas durante o Campeonato foi a definição. A falta de um matador para colocar a bola para dentro, principalmente nesses jogos cruciais, em que não teria muitas chances para chegar na frente. Foram 0 pontos nos primeiros 12 disputados. Depois, para conseguir recuperar isso, é muito difícil. O Gauchão é muito rápido, diferente do que se viveu ano passado, com a Divisão de Acesso.”

Yuri Dias
Com seis gols, Alvirrubro tem o pior ataque da competição/Foto: Sergio Galvani/Guarany

Bicampeão gaúcho, dono da taça nos anos de 1920 e 1938, o Guarany teve dificuldades para armar o time que disputou o Estadual em 2022, uma vez que boa parte da espinha dorsal titular na campanha do acesso não permaneceu em Bagé. Desta forma, a equipe precisou ir às pressas ao mercado, e o curto período para contratações resultou em escalação bastante desequilibrada nas primeiras rodadas. Por consequência, o técnico Badico foi demitido logo no início de fevereiro.

“No final de novembro, o Guarany terminou a Divisão de Acesso. Teve cerca de 10 dias para montar o elenco e abrir a pré-temporada, enquanto a maioria dos rivais tinha uma base, tanto de time quanto financeira. Se antes do Campeonato estava um passo atrás, justamente por ser um time novo, o fato de remontar o elenco fez dar vários para trás. Se deu um voto de confiança ao Badico no início da competição, mas o time não rendeu o esperado e, aí, a direção interviu.”

Yuri Dias
Badico comandou o time em apenas três rodadas/Foto: DVG/Guarany

A reposição na casamata não tardou a chegar. Treinador alvirrubro desde a quarta rodada, Cristian Souza assumiu o comando técnico com a responsabilidade de tornar a equipe mais competitiva, e recebeu alguns reforços para isso – o principal deles, o lateral-direito Raphinha, fora titular do time bageense no semestre passado. Enquanto o atleta apresentou o nível esperado, a ponta de encerrar o Gauchão como um dos poucos destaques positivos do Índio, o comandante, por outro lado, falhou em sua missão de salvar o Guarany do descenso.

“Em termos táticos, percebi uma evolução da equipe. O Cristian Souza, a gente percebe, é muito trabalhador, mas isso não se percebeu no desempenho, que seguiu o mesmo. Suas escalações foram muito contestadas. Já o Raphinha foi um dos destaques. Jogador de muita força no apoio. No início do Campeonato, o Guarany sentia a carência de um lateral-direito, até que ele chegou.”

Yuri Dias
Cristian Souza deve se despedir do Índio neste sábado/Foto: DVG/Guarany

Diante do Inter, Cristian Souza precisará superar uma série de desfalques para escalar o Índio. Já acertados com outras equipes, Wallan Luan, Eduardo e Copetti não fazem mais parte do grupo alvirrubro, enquanto Carrilho, Wagner e Léo Kanu são baixas por lesão. Assim, a provável formação adversária conta com Otávio; Raphinha, Diego Rocha, Diego Macedo, Vavá e Roger; David, Lucas Hulk e Juninho Tardelli; Jarro e Marcos Paulo.


Estádio 🏟️

Estrela D’Ale é a casa do Índio/Foto: Sergio Galvani/Guarany

Terceiro estádio mais antigo do Brasil, o Estrela D’Alva foi inaugurado no dia 13 de junho de 1915. Oficialmente nomeado Antônio Magalhães Rossell, o palco conta com capacidade para 10.000 pessoas, e foi, recentemente, reformado para a disputa do Gauchão de 2022, como comentou Yuri Cougo Dias.

“A cota de TV foi muito importante, inclusive para sanar dívidas e, também, para o Estádio ser reestruturado. Ocorreram grandes melhorias no gramado, e as melhorias no patrimônio também foram muito fortes. Vestiário da arbitragem, por exemplo, não tinha o banheiro feminino. Alojamentos também, muita coisa foi feita. Em termos de patrimônio e finanças, o Guarany sai estruturado.”

Yuri Dias

Último confronto 🔙

Fernandão balançou as redes bageenses em 2008/Foto: Alexandre Lops

Inter e Guarany não se enfrentam desde 2008, temporada que testemunhou dois confrontos entre as equipes – ambos válidos pelo Gauchão. No primeiro turno do Estadual que tornaria o Clube do Povo 38 vezes campeão do Rio Grande do Sul, as equipes disputaram, no Beira-Rio, embate que contou com um dos gols mais rápidos da história da competição.

Aos 23 segundos de partida, Andrezinho escapou pela direita e cruzou na medida para antecipação do capitão Fernandão. Matador como de costume, o camisa 9 não perdoou diante do vacilo da defesa: Inter 1 a 0. Já na segunda etapa, Alex, com direito a drible no goleiro, marcou o segundo e último da tarde. Também servido por André, o homem da canhota de bomba fez a festa das 20 mil pessoas presentes no Gigante.

Alex deixou o goleiro no chão antes de ampliar/Foto: Alexandre Lops

Espelhado, o calendário do Gauchão, que fizera o Guarany visitar o Inter pela sexta rodada do Estadual, obrigou o Clube do Povo a viajar até Bagé para a disputa da segunda jornada do returno. No Estádio Estrela D’Alva, os comandados de Abel Braga viveram tarde inspirada, e golearam o Alvirrubro Bageense por 6 a 0. Alex, duas vezes, Iarley, também com um doblete, e Gil, outro que anotou uma dupla de tentos, construíram o escore colorado.