NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Raio-X: Clube do Povo disputa quarta rodada do Gauchão

Inter visita o Ypiranga neste sábado/Foto: Ricardo Duarte

Em Erechim, o Clube do Povo dá continuidade à movimentada agenda estadual neste sábado (05/02), às 16h30, quando visita o Ypiranga em confronto da quarta rodada do Gauchão de 2022. Confira entrevista da Rádio Colorada com Fábio Lazarotto, jornalista que cobre o Canarinho, projetando o duelo. Abaixo, você encontra todas as informações da partida.


Transmissão 📻

A Rádio Colorada estará ao vivo a partir das 15h deste sábado, horário de apresentação do Raio-X. Às 15h30 começa o Portões Abertos, pré-jogo oficial da Mais Vermelha, sempre sucedido pela Jornada Esportiva. Encerrado o confronto, o Vestiário Vermelho traz, com entrevistas exclusivas e coletivas, a repercussão completa da partida. Torça com a gente!

ProgramaçãoPlataforma
15hRaio-XSite e APP do Inter
15h30Portões AbertosSite e APP do Inter
16h30Jornada EsportivaSite e APP do Inter
18h30Vestiário VermelhoSite e APP do Inter
Gauchão 2022 é na Colorada!/Foto: Pedro Pacheco

Na TV, RBS, SporTV e Premiere anunciam transmissão. As redes sociais coloradas (siga no TwitterInstagram e Facebook) acompanharão o embate com relato minuto a minuto enriquecido por imagens dos principais lances do duelo.


Vamo, Colorado! 💪

Encerramento de semana foi de trabalhos fortes no Parque Gigante/Foto: Ricardo Duarte

Apenas três dias depois de empatar sem gols com o São Luiz, o Inter volta a disputar uma partida fora de casa. A preparação para o duelo de Erechim contou com dois treinamentos, e foi encerrada na manhã de sexta-feira (04/02), data em que Alexander Medina e comissão organizaram exercícios físicos no CT Parque Gigante, sucedidos por atividade técnica de posse de bola e um treino tático de posicionamento e movimentação.

A logística colorada foi planejada nos mínimos detalhes pelo Departamento de Futebol. No início da tarde de sexta, o Inter partiu de avião até Chapecó, cidade do Oeste Catarinense localizada a 100km o palco do jogo deste sábado. De lá, a delegação seguiu de ônibus até Erechim, onde desembarcou já próximo do anoitecer. Contra o Ypiranga, o Colorado estará desfalcado de Gustavo Maia, com Covid-19, Johnny, que ficou em Porto Alegre por dores abdominais, e Taison, que permanece na capital para realizar treinamentos específicos. Confira a lista de relacionados:

Líder do Gauchão com sete pontos conquistados em três rodadas, o Clube do Povo contará com uma importante novidade na luta para seguir invicto no Estadual. Melhor volante dos Brasileirões de 2020 e 2021, Edenilson renovou contrato até 2024. Entrevistado pelo Canal do Inter, o craque do meio de campo colorado manifestou sua gratidão por toda a trajetória que já construiu vestindo vermelho.

Foto: Ricardo Duarte

“Estou muito feliz. Como sempre falo, sou muito agradecido ao Clube, que foi me buscar lá na Itália, ainda para jogar a Série B. A gente vem tendo um nível muito forte de lá para cá, que só vem aumentando, e espero pagar, como venho pagando, deixando tudo em campo e, se Deus quiser nesse ano, coroando com títulos.”

Edenilson

Um dos líderes do elenco colorado, Edenilson também comentou suas impressões acerca do início de temporada do Clube do Povo. Sob o comando de Alexander Medina, o Inter tem realizado trabalhos marcados pela intensidade cobrada pela comissão técnica, exigência que SuperEd acredita ser capaz de render frutos importantes para o grupo ao longo da temporada.

Foto: Ricardo Duarte

“Estamos nos preparando bem. O professor e a comissão têm nos motivado, dado novos caminhos. O ambiente é diferente com eles. Podemos perceber, no dia a dia, que estão muito motivados, e isso passa bastante. É um treinador que cobra organização defensiva e ofensiva, e temos nos adaptado muito bem. Esperamos melhorar a cada jogo. É início de temporada, mas o Gauchão é nosso primeiro objetivo, e tem tudo para ser um ano muito bom.”

Edenilson

Por fim, Ed também falou de suas ambições pessoais para 2022. Convocado seguidas vezes para a Seleção Brasileira no ano passado, o camisa oito espera seguir entre os preferidos de Tite até a Copa do Mundo, marcada para o final da presente temporada. Para tanto, o craque sabe: não existe caminho melhor do que seguir brilhando pelo Clube do Povo.

“Há um tempo, eu não pensaria nisso. Lógico que, estando em um Clube do tamanho do Internacional, a gente sempre se imagina disputando vagas na Seleção, e no ano passado ocorreu isso comigo. Então, espero dar sequência no trabalho aqui com o Inter para que, se Deus quiser, eu possa estar no grupo final da Copa.”

Edenilson

Palco 🏟️

Terceiro maior palco do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Beira-Rio e Arena, o Colosso da Lagoa conta com capacidade para 22 mil pessoas. Inaugurado no dia 2 de setembro de 1970, o estádio do Ypiranga, que teve seu primeiro gol marcado por Pelé, receberá a Maior e Melhor do Rio Grande em dois setores neste sábado. Enquanto as cadeiras superiores estarão abertas para público misto, a arquibancada visitante poderá ser acessada via portões 3 e 4. Confira mais informações clicando aqui.

Erechim vai virar o Beira-Rio/Foto: Ricardo Duarte

Arbitragem 👨‍⚖️

Wagner Silveira Echevarria apita, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Maíra Mastella Moreira. Quarto árbitro: Marcello Ignacio Domingues Neto.


Rival 🆚

Erechinenses vivem bom início de Gauchão/Foto: Enoc Júnior/Ypiranga

Quinto colocado na primeira fase do Gauchão passado e dono de grandes campanhas nas últimas edições da Série C, o Ypiranga chega bastante reformulado para a temporada de 2022. As mudanças, que ocorreram tanto dentro quanto fora de campo, resultaram em um início de ano pautado pela desconfiança, sentimento que, de acordo com Fábio, aos poucos tem dado lugar ao otimismo com as boas exibições das rodadas que abriram o Estadual.

“O Ypiranga passou por uma profunda reformulação em relação ao ano passado. Uma ruptura muito grande, porque o time perdeu praticamente toda a comissão técnica, o que fez com que precisasse correr atrás, primeiro, de uma estrutura, e depois de jogadores. O torcedor ficou muito receoso, mas, com as vitórias, já está mais tranquilo.”

Fábio Lazarotto
Elenco adversário foi bastante modificado no início de 2022/Foto: Enoc Júnior/Ypiranga

As muitas baixas não significaram o abandono da mentalidade que gerou grandes resultados ao Ypiranga no passado recente. A busca por jogadores e comissão técnica foi pautada pela manutenção de um jogo propositivo, dinâmico e de marcação alta, o que resultou na contratação de Luizinho Viera para treinador. O ex-comandante do Passo Fundo, contudo, também carrega particularidades que o diferem de Júnior Rocha, seu antecessor.

“Existia uma desconfiança em relação ao Luizinho Vieira. Por mais que tenha rodagem, ele comandava um time que estava na Divisão de Acesso, e que, embora tenha feito uma boa campanha na Copinha, não chegou ao título. Ele veio para manter a ideia propositiva dos últimos anos, mas prezando pela posse de bola. Em alguns momentos, até espera o adversário nos primeiros 10 minutos, mas logo se solta.”

Fábio Lazarotto
Luizinho Vieira assumiu o comando Canarinho neste ano/Foto: DVG/Ypiranga

Na prática, o futebol proposto pelo Ypiranga já conquistou seis dos nove pontos que disputou. Depois de vencer o São Luiz, dentro de casa, na estreia, o Canarinho foi superado pelo Novo Hamburgo na segunda rodada, mas logo se recuperou do tropeço no Vale, batendo o União Frederiquense, em Erechim, na quarta-feira passada. Em comum, os três jogos contaram com protagonismo da dupla de volantes formada por Lorran e Lucas Falcão.

“O Ypiranga montou um time que preza pela qualidade técnica dos jogadores. A saída de bola é com três, em que o Lorran faz a primeira opção e abre os zagueiros, espetando os laterais. Ele é um primeiro volante que mudou a característica do time, e que se complementa muito bem com o Lucas Falcão, segundo homem de meio e principal contratação da temporada.”

Fábio Lazarotto
Lucas Falcão é um dos destaques do rival/Foto: Enoc Júnior/Ypiranga

Contra o Inter, Luizinho estará desfalcado do zagueiro Bruno Bispo, suspenso depois de receber o terceiro cartão amarelo. Além dele, nomes como Guilherme Belea, Gustavo Nogy e John Lennon seguem fora por lesão. Assim, o provável time do Ypiranga conta com Edson; Gedeílson, Carlos Alexandre, Marcão e Diego Porfiro; Lorran, Lucas Falcão e Luiz Felipe; Matheus Santos, Rodrigo Carioca e Erick.


Último confronto 🔙

Yuri abriu a conta no ano passado/Foto: Ricardo Duarte

Em 2021, Inter e Ypiranga também se enfrentaram em partida da quarta rodada do Gauchão. Disputada no Beira-Rio, a jornada marcou a estreia do grupo principal colorado na temporada passada, e correu bastante movimentada desde seu princípio. Logo aos cinco minutos de confronto, Rodinei serviu boa assistência para Yuri Alberto, que girou com estilo para superar a marcação e, na sequência, finalizar forte. Inter 1 a 0, escore que perdurou até as proximidades do intervalo, quando Cristiano igualou a conta no Gigante.

Edenilson recolocou o Inter na frente/Foto: Ricardo Duarte

Se tem gol cedo no primeiro tempo, também tem gol no começo do segundo. Instantes após o reinício do confronto, Caprini colocou os visitantes na frente, estabelecendo vantagem que só foi desfeita aos 19, quando Zé Gabriel aproveitou escanteio de Edenilson para cabecear em direção às redes. O próprio SuperEd virou, no último minuto de tempo regulamentar, cobrando pênalti, ao passo que Patrick, no apagar das luzes, confirmou o 4 a 2.