NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Gurias Sub-18 visitam o São Paulo na abertura das semifinais do Brasileirão

Sub-18 visita o São Paulo nesta quinta-feira/Foto: Adriano Fontes/CBF

A caminhada das Gurias Coloradas rumo ao bicampeonato do Brasileirão Sub-18 viverá seu primeiro capítulo eliminatório na tarde desta quinta-feira (02/09). Donas da melhor campanha da competição, que já teve duas fases disputadas até aqui, as promessas do Clube do Povo vão até Cotia-SP para enfrentar o São Paulo, a partir das 15h30, na partida de abertura das semifinais do país. Saiba tudo sobre o embate!


Vamos, Gurias! 💪

Inter tem a melhor campanha da competição/Foto: Adriano Fontes/CBF

Realizada na cidade de Sorocaba-SP ao longo da quinzena de abertura do mês de julho, a primeira fase do Brasileirão Sub-18 foi disputada por 24 equipes divididas em seis grupos. Integrante da chave B, o Inter foi o único time a avançar com 100% de aproveitamento, consequência das duas vitórias que somou contra cada um de seus três adversários: América-MG, Sport-PE e Athletico-PR.

Gurias avançaram com sobras na primeira fase/Foto: Adriano Fontes/CBF

Já a segunda fase nacional contou com dois quadrangulares, formados pelos líderes de cada grupo da primeira mais os dois vice-líderes de melhor aproveitamento. Diante de Flamengo, Santos e Corinthians, as Gurias, extremamente desfalcadas devido ao calendário que coincidiu com as quartas de final do Brasileirão A1, somaram cinco pontos ao longo de três partidas, graças à vitória de 1 a 0 sobre as cariocas e aos empates por 2 a 2 e 1 a 1 contra Peixe e Timão, respectivamente.

Clube do Povo superou muitos desfalques na segunda fase/Foto: Adriano Fontes/CBF

Vice-líderes, as Gurias avançaram para as semifinais logo atrás do Corinthians. Por isso, o rival no confronto eliminatório será o São Paulo, primeiro colocado de quadrangular que também classificou a Ferroviária – atual campeão do torneio, o Fluminense ficou em terceiro e foi eliminado. Como a fase de mata-matas considera a campanha na totalidade da competição, o Inter decidirá vaga na final como mandante.

Até aqui, a campanha colorada supera a tricolor apenas pelo número de gols marcados – 25 a 24 para o time de Fábio Sanhudo, que conta com o segundo melhor ataque entre os classificados para as semifinais (apenas a Ferroviária, com 30 tentos, balançou as redes mais vezes). Invictas, as equipes de Inter e São Paulo exibem o mesmo número de vitórias e derrotas, bem como de tentos sofridos.

Brabas seguem invitas no Sub-18!/Foto: Adriano Fontes/CBF

Parte da força ofensiva colorada é justificada pelos excelentes números da atacante Loirão, vice-goleadora do Nacional com oito gols marcados. Mileninha, presente apenas na primeira fase da competição, aparece logo na sequência, com seis. Maranhão e Carol Gil, donas de dois tentos cada, dão continuidade à artilharia vermelha, que ainda conta com Maju, Guta, Ket, Berchon, Manu e Gabi Bortolon.

Loirão (E) comemora com Liriel um de seus oito gols no Brasileiro Sub-18/Foto: Adriano Fontes/CBF

Defensivamente, o time também tem números sólidos. Em nove jogos, foram apenas seis gols sofridos, desempenho que comprova o entrosamento crescente do quarteto formado por Livia, Mari Barbieri, Duda Flores e Liriel. No gol, Gabi Barbieri, titular desde a temporada passada, segue dona de atuações exuberantes, recompensadas com convocação para a Seleção Sub-20 na última segunda-feira (30/08) – além dela, Mileninha e Mai também foram chamadas.

Relembre a campanha colorada:
Primeira fase:
06/07 – Internacional 3 x 0 Sport;
08/07 – Athletico-PR 1 x 4 Internacional;
10/07 – Internacional 3 x 1 América-MG;
12/07 – América-MG 0 x 2 Internacional;
14/07 – Internacional 3 x 0 Athletico-PR;
16/07 – Sport 1 x 6 Internacional;

Segunda fase:
16/08 – Internacional 1 x 0 Flamengo;
18/08 – Santos 2 x 2 Internacional;
20/08 – Internacional 1 x 1 Corinthians;
Comandadas de Fábio Sanhudo chegam fortes para as semis

Transmissão 📻

Emissora oficial do Clube do Povo, a Rádio Colorada transmitirá o duelo desta quinta-feira. Confira os horários da Mais Vermelha, que estará no ar, a partir das 15h, com programação dona de DNA legitimamente alvirrubro!

Quinta-feira (02/09)Plataforma
0hProgramação musicalInternet e App do Inter
15hPortões AbertosInternet e App do Inter
15h30Jornada EsportivaInternet e App do Inter
17h30Vestiário VermelhoInternet e App do Inter
18hPrograma do InterInternet e App do Inter
19hProgramação musicalInternet e App do Inter
Rádio Colorada acompanha tudo das Gurias Coloradas/Foto: João Callegri

As redes sociais das Gurias Coloradas (@guriascoloradasoficial no Instagram, @GuriasColoradas no Facebook e @ColoradasGurias no Twitter) cobrirão a partida com acompanhamento minuto a minuto. Na TV, o SporTV anuncia transmissão, enquanto o Eleven Sports apresentará o jogo via streaming.


Regulamento 📖

Gurias buscam disputar terceira final consecutiva/Foto: Adriano Fontes/CBF

Nem as semifinais, nem a decisão do Brasileiro Sub-18 contam com saldo qualificado por gols marcados fora de casa como critério de desempate. A partida de volta entre Inter e São Paulo ocorre na quinta-feira da semana que vem (09/09), também às 15h30, no Sesc Protásio Alves. Quem avançar do duelo enfrenta, na decisão, Ferroviária ou Corinthians, embate cujos primeiros 90 minutos, disputados com mando do Timão, foram encerrados com vitória de 1 a 0 das Grenás.


Rival 🆚

São Paulo deve estar reforçado na partida desta quinta/Foto: Adriano Fontes

Véspera da abertura das semifinais do Sub-18, o dia primeiro de setembro de 2021 entrou para a história do futebol feminino do São Paulo – e, também, do brasileiro. Diante do Taubaté, fora de casa, a gigante Formiga disputou sua primeira partida com a camisa tricolor nesta segunda passagem que constrói pela equipe do Morumbi. Para além do fato, porém, a escalação do time de Lucas Piccinato para a quarta rodada do Paulistão adulto também ofereceu pistas importantes sobre o time que enfrentará o Inter no Nacional de base.

Isto porque, assim como as Gurias Coloradas, o São Paulo conta com diversas atletas em idade de base no grupo profissional. Assim, as ausências de Carla, lateral-esquerda, e Gica e Isa, atacantes, entre as relacionadas para a partida de ontem, sugerem que o trio atuará no duelo de abertura das semifinais do Sub-18. As igualmente jovens Yayá, Giovaninha e Lauren, esta última convocada por Pia Sundhage na última terça-feira (31/08), enfrentaram o Taubaté, e têm chances mais remotas de encarar o Clube do Povo.

Giovaninha (25) e Isa se abraçam – apenas uma deve enfrentar o Inter/Foto: Adriano Fontes/CBF

Até aqui, o time de Thiago Viana apresentou a seguinte escalação-base: Marcelle; Ravena, Giovanna, Leticia Alves e Clara; Joyce, Duda Silveira e Carol; Giovaninha, Milena e Isa. Caso a ausência de Giovaninha seja confirmada, três atletas despontam como possíveis substitutas: Duda Rodrigues, vice-artilheira do último Brasileirão Sub-16, Paola, dona de dois gols na atual edição do Sub-18, e Gica.

Thiago Viana comanda o São Paulo/Foto: Adriano Fontes/CBF

O desfalque de Giovaninha significaria grande prejuízo ofensivo para o São Paulo. A jovem camisa 25, afinal, é a goleadora Tricolor na competição, dona dos mesmos cinco gols de Isa. Quem aparece na sequência da artilharia do Morumbi, com quatro tentos, é Milena, recém-convocada para a Seleção Sub-20. Além dela, também foram chamadas Ravena, Clara, Yayá e Cris, as duas últimas titulares com frequência na categoria adulta.


🏆 Rumo ao Bi! 🏆

May defendeu pênalti na finalíssima de 2019/Foto: Mariana Capra

O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 teve sua primeira edição organizada no ano de 2019. Campeãs do torneio, as Gurias superaram o São Paulo para ficar com a taça, erguida após empate de 1 a 1 no Pacaembu – em Porto Alegre, o Inter triunfara por 1 a 0. A pioneira geração campeã contava com atletas que atualmente integram o elenco profissional colorado, a exemplo da goleira Mayara, da zagueira Isa Haas e da lateral-esquerda Belinha.

Gabi Barbieri foi decisiva na temporada passada/Foto: Mariana Capra

Na temporada 2020, as Gurias, que seriam vice-campeãs, voltaram a enfrentar o São Paulo. Enquanto o Tricolor levou a melhor em Porto Alegre, o Inter venceu a volta das semifinais no CT de Cotia, levando a decisão da vaga para os pênaltis, que presenciaram brilho de Gabi Barbieri e classificação colorada. Também da marca do cal foi definida a final, desta vez, em favor do Fluminense.


Para repetir o Sub-16 🔙

Gurias eliminaram o São Paulo nas semis do Sub-16/Foto: Adriano Fontes/CBF

O encontro mais recente entre as bases colorada e tricolor ocorreu não pela categoria Sub-18, mas, sim, no Brasileirão Sub-16. No último dia 2 de julho, as Gurias avançaram para a final nacional após vitória de 5 a 3 nos pênaltis sobre as paulistas. No tempo normal, as equipes haviam empatado em dois a dois, com gols de Berchon para o Inter.