NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Gurias Coloradas: Categorias de base seguem rotina de treinamentos em casa

Assim como as Gurias Coloradas da categoria adulta, as atletas das equipes Sub-18, Sub-16 e Sub-14 também estão seguindo uma rotina de treinamentos em casa. A comissão técnica de cada uma das categorias tem preparado treinos adaptados, que são passados às atletas, de maneira coletiva, através de chamadas de vídeo e grupos em aplicativos de mensagem. Esse modelo de treinamentos é uma alternativa encontrada pelos profissionais do Clube para manter os trabalhos com segurança durante a pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 

As três categorias que compõem a base do futebol feminino do Inter tiveram pouco mais de duas semanas para trabalhar antes do início do isolamento social. A pré-temporada começou em 27 de fevereiro e, em 14 de março foi interrompida. Entre os campeonatos previstos para 2020 estão o Brasileirão Sub-18, anteriormente marcado para junho, o Brasileirão Sub-16, que ocorreria em julho, a Liga de Desenvolvimento Sub-14, prevista para novembro e o Campeonato Gaúcho de todas as categorias, ainda sem data definida. 

Agora, as atletas cumprem uma agenda virtual diária, com treinamentos online comandados pelos treinadores, preparador físico e fisioterapeuta. Além de vídeos com orientações médicas sobre o novo coronavírus. O objetivo principal é a manutenção do condicionamento físico que já estava sendo trabalhado desde março, além da conservação dos níveis de imunidade das atletas, ponto importante em época de pandemia. 

“Conto com uma excelente comissão técnica e estamos trabalhando através de treinamentos em vídeo e videoconferências, para que as atletas possam desenvolver afinidade entre elas e, principalmente, manter a forma física. Também, junto ao meu auxiliar técnico Carlos Daniel, o Xuxa, preparamos diferentes treinos táticos para discutir e interagir junto às atletas”, conta David Junior da Silva, treinador das categorias Sub-16 e Sub-14.

A comissão técnica está sempre em contato, utilizando as plataformas online para a troca de informações e montagem de treinos e programações. Como não existe uma previsão de volta aos gramados ou às competições, os profissionais responsáveis pela rotina das categorias de base do futebol feminino trabalham em microciclos, e se adaptam semana a semana ao cenário.

Para Fábio Sanhudo, treinador da categoria Sub-18, “a adaptação tem sido da melhor forma possível, porque ela te traz aprendizado na medida em que tu tem que te reinventar e pensar coisas novas. Eu acredito que voltaremos melhores, com mais essa experiência”.

A programação semanal tenta repetir a programação normal, antes da pandemia, com treinos diários de mais ou menos uma hora, com folga aos domingos. Os treinos são enviados pelo aplicativo de mensagens WhatsApp e as atletas participam de reuniões periódicas com a comissão técnica para acompanhamento do trabalho. Com a progressão da pandemia, lições de comportamento esportivo e vídeos táticos foram agregados aos treinos físicos.

Um questionário de pré e pós treino foi elaborado pela comissão técnica, sendo enviado diariamente para as atletas responderem. Através dessa ferramenta é possível monitorar a evolução física e o aprendizado através dos vídeos que têm sido passados já pensando no futuro retorno aos gramados.

“Na minha opinião elas têm conseguido realizar os trabalhos propostos. Principalmente por gostarem de treinar e por saberem da importância. São atletas muito responsáveis e viram nas competições do ano passado que a parte física é muito importante durante o jogo e em torneios com jogos em dias seguidos”, relata o preparador físico João Felipe Feeburg.

A rotina é baseada em atividades que todas já estão acostumadas e aptas a realizar. Inicialmente, devido ao período de férias, foram passados, de maneira opcional, apenas exercícios de força e preventivos. Na nova fase de treinos à distância, as atletas iniciaram os aeróbicos contínuos e intervalados, numa sequência que vai aumentando progressivamente.

Uma semana antes da paralisação dos treinos, as Gurias Coloradas da categoria Sub-14 foram levadas pela comissão técnica para conhecer o Museu do Inter e realizaram a Visita Colorada. Dessa forma, elas conseguiram ter uma maior dimensão da história do Clube que representam.