NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

“É uma sensação única”, define David sobre gol no primeiro Gre-Nal de sua carreira

O Inter atropelou seu maior rival na noite da última quarta-feira (09/03). Válido pela nona rodada do Gauchão, o duelo de número 435 diante do Grêmio testemunhou a melhor exibição do Clube do Povo em 2022, e, embora magro diante do volume ofensivo colorado, o placar de 1 a 0 foi muito festejado por time e torcida, que jogaram juntos ao longo dos 90 minutos de confronto no Beira-Rio. Entrevistado pelo Canal do Inter no dia seguinte ao clássico, o atacante David, autor do gol da vitória vermelha, destacou a emoção por balançar as redes logo no primeiro Gre-Nal de sua carreira.

Foto: Ricardo Duarte

É uma sensação única. A emoção do jogo, a torcida apoiando, gritando, nos incentivando. Acho que ficou bem claro isso, até no nosso ritmo, na nossa concentração. O gol foi fruto do coletivo, fruto da força da nossa equipe. Estou muito feliz, e espero que possamos dar sequência nesse ritmo de jogo, nessa forma de jogar, para estar sempre dando alegrias ao torcedor.”

David

A forma intensa de jogar comentada por David foi apresentada à perfeição no primeiro tempo do clássico, encerrado com 65% de posse de bola para o Inter. O controle das ações teve como reflexo incríveis 13 chutes a dois, sete desses no alvo. Empolgante, a exibição renovou a confiança e a tranquilidade do elenco para os jogos que estão por vir, além de servir como exemplo para a sequência do calendário. Qualidade para seguir em alto nível, na visão do atacante, o grupo tem de sobra.

“É uma forma que temos que manter. Nessa intensidade, pressionando o adversário. Temos um time muito capaz de fazer isso, explorando a velocidade, pois temos jogadores de qualidade e rápidos na frente, para buscar o gol e sair com a vitória. O trabalho está sendo bem feito pelo treinador, e ontem pudemos botar em prática. Como falei, torço que possamos dar sequência nesse estilo de jogo que favorece todos nós. Nos dá tranquilidade, não só para mim, mas para todos.”

David
DVD marcou o gol da vitória colorada no clássico 435/Foto: Ricardo Duarte

Embalado por duas vitórias consecutivas, o Inter tem a chance de construir sua melhor sequência da temporada no próximo sábado (12/03), quando visitará o Guarany. Em Bagé, o Clube do Povo disputará a 11ª e última rodada da primeira fase do Gauchão, e pode, em caso de vitória, avançar para as semifinais até mesmo como líder do turno de pontos corridos. As dificuldades do jogo no Estádio Estrela D’Alva, bem como a importância de chegar ao terceiro triunfo seguido, também foram dissecadas pelo DVD.

“Será um jogo muito difícil, como todos vêm sendo. Lógico que a gente precisa botar a intensidade de ontem e ter bastante cuidado, bastante humildade e dedicação. Temos que jogar da mesma forma, e vamos para ganhar o jogo. Com muita responsabilidade, pois sabemos que temos que vencer para poder dar sequência e estar melhorando a cada dia.”

David

David não foi o único representante colorado a falar com a imprensa depois da vitória no clássico. Logo após confronto, o técnico Alexander Medina concedeu extensa entrevista coletiva na Sala de Imprensa do Beira-Rio, ao longo da qual elogiou a atuação de seus comandados, celebrou o amplo domínio do Clube do Povo frente ao rival, explicou os motivos que o levaram a escalar David no comando do ataque e compartilhou os méritos da vitória com grupo e diretoria. Confira os principais trechos abaixo.

Foto: Ricardo Duarte

Hoje, fomos uma equipe totalmente agressiva, que jogou no campo rival, amarrou o adversário, chegou por vários lados e setores, e não faltou a finalização. Não faltou criatividade, não faltou o último passe. Chegamos em zonas do campo muito próximas do gol. No primeiro tempo, sobretudo, me identifiquei muito com a equipe. Foi o time que queremos. Ambicioso, com muitas variáveis, com muita posse de bola.

Alexander Medina
Foto: Ricardo Duarte

“Estivemos em grande nível. Justamente em uma partida decisiva, como um Gre-Nal. Tivemos muita personalidade para jogar, e jogar assim, em um clássico, é muito importante para nós. Em muitas partidas, tudo que havíamos trabalhado não se refletia no jogo. Hoje, creio que o resultado ficou curto diante do que fizeram as equipes. O desenrolar da partida sempre nos pertenceu. Me vou muito satisfeito com o que mostrou a equipe e pelo primeiro tempo de alto nível.”

Alexander Medina
Foto: Ricardo Duarte

“Depois de um golpe duro, os jogadores tinham a grande possibilidade de reverter a imagem. Quero felicitá-los. Demonstraram compromisso com o Clube, com o Inter. Honraram a camiseta, o que estamos trabalhando juntos. Quero agradecer pela atuação, que foi muito boa. Sempre tentaram. Tiveram futebol, personalidade, atitude. Gana!”

Alexander Medina
Foto: Ricardo Duarte

“Dentro de um plantel, temos que ter alternativas. Precisamos de centroavante de pivô, como podem ser Wesley e Cadorini, e também atacantes móveis. Que buscam os espaços, se associam. Neste caso, tratamos de escalar David, porque tem uma característica que gostamos muito. Vai aos espaços, tem a possibilidade de, através da velocidade e da potência, furar a linha defensiva rival. Ele jogou, no Fortaleza, por dentro. Não é uma posição diferente.”

Alexander Medina

“Fui respaldado pela diretoria. Os jogadores estavam comprometidos, o trabalho diário estava sendo bom. Agradeço pela confiança. A diretoria vê o nosso dia a dia. Como trabalhamos, como transmitimos. Acredito que há um convencimento, porque, se os jogadores não estão convencidos, sou o primeiro a ir. Mas eles estão. Vejo que aqui há um projeto, que me foram buscar sabendo o que poderia oferecer ao Clube. Tudo é um processo, e temos que seguir evoluindo, tendo maior regularidade. Acredito que vamos ter um Inter forte para esse ano.”

Alexander Medina

Quem também concedeu entrevista coletiva após o jogo foi Emílio Papaléo Zin, vice-presidente de Futebol do Internacional. Diante dos lamentáveis episódios de violência que resultaram no adiamento do Gre-Nal 435, inicialmente previsto para o dia 26 de fevereiro, para a última quarta-feira, o dirigente fez questão de cumprimentar a postura exemplar apresentada pela Maior e Melhor Torcida do Rio Grande nas arquibancadas do Beira-Rio. Além de atender aos chamados do Clube por paz, as mais de 28 mil pessoas que vieram ao Gigante também deram um exemplo de sinergia com o time.

Foto: Ricardo Duarte

“Quero, em primeiro lugar, fazer uma referência que acho importante, em nome do Sport Club Internacional, ao comportamento da nossa torcida no Estádio. Fizemos um apelo para que esse clássico seguisse um rito de paz, um exemplo de cordialidade e congregação, entendendo que o Gre-Nal, embora tenha a rivalidade que tem, não pode servir de palco para uma minoria que nos atrapalha. Hoje, a torcida deu uma lição e um exemplo. Toda vez que o Internacional esteve unido, torcida, comissão técnica, jogadores e direção, historicamente tivemos resultados excelentes.”

Emílio Papaléo Zin

Papaléo também discorreu sobre a evolução apresentada pelo Inter nos últimos jogos. Após uma dolorida e precoce eliminação na Copa do Brasil, o Colorado conquistou vitórias importantes contra Aimoré, quando deu fim a jejum de três partidas sem triunfos, e Grêmio. Na visão do vice de Futebol, os resultados, cada um construído a sua maneira, comprovam o potencial do trabalho da comissão técnica de Medina na mesma medida em que referendam a confiança nele depositada pelo Clube.

Foto: Ricardo Duarte

“A virada de chave, na minha avaliação, não ocorreu hoje, mas já no domingo passado. Ganhamos de uma forma no domingo. Hoje, de outra maneira. Há, na nossa avaliação, uma evolução em todos os aspectos, e estamos, na minha avaliação, no caminho certo. Há uma convicção, da direção, de que a comissão técnica pode tirar mais desse time que está aí. E isso vem se confirmando. A comemoração dos gols é um exemplo vivo dessa união.”

Emílio Papaléo Zin

O dirigente colorado ainda sublinhou que, embora importante, a vitória no Gre-Nal precisa ser rapidamente superada pelo grupo de jogadores. Afinal, o calendário do Inter segue com importante partida em Bagé, e também reserva, para a próxima semana, o começo dos duelos eliminatórios do Gauchão. Assim, sempre respeitando os rivais, o Clube do Povo sabe que novas exibições de alto nível são necessárias para quem sonha com a 46ª taça do Rio Grande do Sul.

“Temos que entender que o Gre-Nal terminou. É muito bom ganhar Gre-Nal, e essa assistência que está aqui, numerosa, com vice-presidentes, diretores e conselheiros, demonstra que valorizamos muito, mas o Gre-Nal terminou. Vamos para Bagé em busca de uma melhor classificação para fazer com que o fator local nos favoreça. Essa tem que ser a postura. Vamos com esse espírito, respeitando muito o Guarany, mas nem por isso diminuindo o ímpeto e a disposição.”

Emílio Papaléo Zin
Calendário reserva partidas decisivas para o grupo colorado/Foto: Ricardo Duarte

Ainda no gramado do Beira-Rio, a dupla de volantes titular do Inter no clássico conversou com as redes sociais do Clube do Povo. Protagonistas na vitória, Liziero e Gabriel não esconderam a euforia pela grande estreia que tiveram na maior rivalidade do país. Tanto o camisa cinco quanto o dono da 23 exaltaram o papel da torcida na vitória, e reforçaram a força do grupo como grande trunfo colorado no clássico 435.

“Gre-Nal é Gre-Nal!

Falam que é o maior clássico do Brasil,

até do mundo,

pela atmosfera que tem!”

Liziero

Muito gratificante fazer parte da história linda

que é esse clássico.

A torcida faz a diferença,

isso daqui é bonito demais!”

Gabriel