27/10/2007

AGORA É OFICIAL: SÓ TRÊS CLUBES SÃO CAMPEÕES MUNDIAIS

Na publicação no site da Fifa, na última quinta-feira, em que a maior entidade do futebol mundial confirma o Beira-Rio como estádio da Copa de 2014 em Porto Alegre, também reafirma: só Inter, São Paulo e Corinthians são campeões mundiais. Confira na página 17 do relatório a lista dos clubes oficialmente campeões mundiais, clicando aqui. Ou veja abaixo exatamente o que foi divulgado:

"Club level

FIFA Club World Cup

Brazilian clubs have won all three previous tournaments:

Corinthians, 2000

Sao Paulo, 2005

Internacional, 2006"

Conforme os veículos de comunicação do Inter já informaram, a Fifa não reconhece a Copa Toyota como torneio mundial de clubes e, sim, como Copa Intercontinental, pois a disputavam apenas os campeões da América do Sul e da Europa. Corinthians, em 2000, São Paulo, em 2005, e o Inter, em 2006, são os únicos campeões mundiais interclubes segunda a própria Fifa. A Copa Mundial Interclubes oficial da Fifa disputam os campeões da América do Sul, América Central e do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania, além de um representante do país-sede, o Japão.

Leia abaixo matéria publicada na Revista do Inter número 18, mês de agosto:

Inter, o único clube campeão mundial do Estado

Para a Fifa os únicos que podem ostentar esta condição no planeta são Internacional, São Paulo e Corinthians

A Fifa, órgão máximo do futebol, considera apenas os vencedores da Copa do Mundo de Clubes organizada pela entidade como campeões mundiais. A afirmação foi feita pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, no dia da final entre Inter e Barcelona, dia 17 de dezembro, no Japão, em entrevista coletiva para os jornalistas que cobriam a competição cerca de quatro horas antes da decisão. ?O primeiro campeão mundial foi o Corinthians em 2000. Se você olhar nos livros da Fifa, é isso que estará lá", afirmou Blatter.

Para a Fifa, antes de 2000, data da primeira Copa do Mundo de Clubes organizada pela entidade, não havia campeões mundiais e sim campeões intercontinentais por se tratar de um duelo entre Europa e América do Sul, apenas. Logo, os campeões poderiam se proclamar vencedores da Copa Toyota (organizadora do evento) ou campeões intercontinentais, mas mundiais, não. O site da Fifa (www.fifa.com) aponta apenas como campeões mundiais os vencedores das três edições da Copa do Mundo de Clubes.  

A afirmação do presidente Blatter e da Fifa coincide com a visão que os principais clubes do mundo têm sobre a competição anterior ao Mundial da Fifa. O Real Madrid, Inter, de Milão, Milão, River Plate, Manchester United e Boca Juniors, por exemplo, consideram-se campeões da Copa Intercontinental ou Copa Toyota. O Vélez Sarsfield também em seu estádio, em Buenos Aires, conta com um letreiro que afirma ser campeão da Copa Intercontinental.

Dessa forma, o Internacional é o único campeão do mundo legítimo no nosso Estado. O único com condições de ostentar em seu estádio um luminoso ?Campeão do Mundo?. Os demais que se proclamam assim estão fazendo publicidade de uma condição que não obtiveram. Segundo a Fifa, o órgão máximo do futebol mundial.

Os campeões mundiais
http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/awards/index.html
(site oficial da Fifa)

Os títulos conquistado pelo Inter
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/index.html#club=1882555
(site oficial da Fifa)

Os títulos conquistados pela Milan
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/index.html#club=31009
(site oficial da Fifa)

A entrevista de Blatter quatro horas antes da final entre Inter e Barcelona
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Arquivo/0,,AA1390484-7170,00.html
(site globoesporte.com)

Como Real Madrid, Inter, de Milão, Milan, Boca Juniors e River Plate se proclamam em relação à Copa Toyota:

Real Madrid
http://realmadrid.com/palmares/portada_esp.htm
(site oficial do Real Madrid)

Inter, de Milão
http://www.inter.it/aas/palmares/index?L=es
(site oficial da Inter, de Milão)

Milan
http://www.acmilan.com/InfoPage.aspx?id=39650
(site oficial do Milan)

River Plate
http://www.cariverplate.com.ar/tpl.php?cat=es&url=vitrina.php
(site oficial do River Plate)

Boca Juniors
http://www.bocajuniors.com.ar/elclub_historia.php
(site oficial do Boca Juniors)


Outras notícias
Loja Virtual