24/02/2013

Inter vence Gre-Nal por 2 a 1 e está na semifinal da Taça Piratini

O Internacional venceu o Grêmio por 2 a 1 na tarde deste domingo, no Centenário, e avançou à semifinal da Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão. Forlán, de pênalti, e Rodrigo Moledo marcaram os gols que garantiram a segunda vitória sobre o rival na temporada 2013.

No próximo domingo (3/3), às 16h, o Colorado enfrentará o Esportivo, no Centenário. São Luiz e Caxias disputarão a outra semifinal.

> Galeria de fotos do duelo na Serra 

> Destaques da classificação

> Centenário virou o Beira-Rio

> Números da supremacia colorada no clássico


Forlán marcou seu segundo gol em clássicos Gre-Nais

Mais um Gre-Nal no interior gaúcho

O clássico 396, o segundo desta temporada e o nono da história de 103 anos do confronto disputado no interior do Rio Grande do Sul, teve o Inter como mandante no Centenário, em Caxias do Sul. Foi o primeiro jogo do time colorado nesta condição no estádio que será a casa do Campeão de Tudo até que a reforma do Beira-Rio seja concluída.

Na sua escalação, o Inter teve uma novidade na zaga: Juan assumiu a vaga de Ronaldo Alves, que sofreu lesão no treino de sábado. Já o volante Ygor retomou a titularidade no meio-campo após afastamento por lesão. O Grêmio, por sua vez, optou por preservar a maioria dos titulares no Gre-Nal decisivo.

Torcida colorada fez a festa no Centenário com mais uma vitória em Gre-Nal

Pressão colorada

O Inter começou o jogo encurralando o Grêmio no seu campo defesa. O time de Dunga marcava com intensidade a saída de bola do adversário e rondava a área na busca pelo gol. Aos 6min, após cobrança de escanteio, Rodrigo Moledo chutou da pequena área e a bola explodiu no travessão. O detalhe é que o zagueiro dividiu a conclusão com Damião, que também tentou o chute. Ambos estavam de costas para o gol, sendo praticamente uma meia-bicicleta o movimento executado pela dupla. Na sequência, Josimar cabeceou e a zaga gremista afastou para novo escanteio. Aos 12min, Fred cruzou rasteiro e Dida saiu nos pés de Damião para ficar com a bola.

Forlán marca de pênalti

O Grêmio até tentou arriscar na base do contra-ataque. Aos 20min, Welliton cabeceou perigosamente ao lado do gol defendido por Muriel. Dois minutos depois, Alex Telles mandou uma bomba em cima da zaga.

Porém, o Inter continuava chegando com qualidade no plano ofensivo. Aos 27min, Forlán fez boa jogada no interior da área e acabou sendo derrubado por Matheus Biteco. Pênalti claro marcado pela arbitragem! O próprio atacante cobrou, com categoria, no cantinho direito, e abriu o placar no Centenário. Foi o nono gol do uruguaio com a camisa colorada e o segundo em clássicos Gre-Nais. Forlán também assumiu a artilharia do Gauchão junto a Gillian e Zambi, todos com quatro gols.

Aos 32min, D'Alessandro quase ampliou, em chute de fora da área que passou muito próximo ao ângulo esquerdo. O time colorado seguiu no controle do jogo até o final do primeiro tempo. Aos 44min, Fred chutou buscando o canto esquerdo, mas Dida estava atento e fez a defesa.

No intervalo, o Grêmio promoveu duas mudanças: Bertoglio e Willian José entraram nos lugares de Bressan e Marcelo Moreno. Logo a 1min do segundo tempo, Forlán cobrou escanteio, Dida saiu mal do gol e abacou soltando a bola. No susto, a zaga gremista deu um chutão para afastar o perigo. Aos 5min, foi a vez de Muriel trabalhar, ao saltar com precisão para evitar que Bertolglio finalizasse de cabeça. 

Moledo faz 2 a 0

Aos 12min, no nono escanteio do Inter na partida, nasceu o segundo gol. Forlán cobrou com efeito, fechadinho, e Rodrigo Moledo antecipou-se para desvar de cabeça no primeiro poste. Sem chance para Dida: 2 a 0! Foi o quarto gol do zagueirão pelo Colorado. 

Grêmio desconta

Aos 17min, Fabríciou chutou forte, de longe, e Dida defendeu no meio do gol. O Inter jogava melhor, mas aos 21min, Jean Pierre marcou pênalti de Josimar sobre Douglas Grolli. Willian José bateu e descontou. 2 a 1. Logo depois do gol, Elton entrou no lugar de Ygor.

O Inter manteve-se equilibrado em campo e soube se compactar bem na defesa para administrar o resultado. Nos minutos finais, Gilberto e Vitor Júnior entraram nos lugares de Damião e Forlán. O Grêmio ainda tentou chegar ao empate aos 45min, em cobrança de falta de Marco Antônio que saiu pela linha de fundo. A vaga na semifinal da Taça Piratini é do Inter!

"Todo mundo está de parabéns pela dedicação. Agora é descansar e se preparar para a semifinal", disse Rodrigo Moledo na saída de campo.

"Essse tem que ser o nosso espírito. O time soube marcar bem e atacar com qualidade. O time está se entrosando", avaliou D'Alessandro.

"Estou muito feliz aqui no Inter. Tomara que esta vitória no Gre-Nal seja a segunda de muitas", comemorou Gabriel.

"Temos um grupo muito forte e focado. O Inter quer muito ganhar este Campeonato Gaúcho. A gente gosta muito de ganhar Gre-Nal. O time está crescendo a cada jogo, a partir do trabalho consistente que está sendo desenvolvido", afirmou o diretor de futebol Marcelo de Medeiros.

"A equipe se comportou bem e mereceu a vitória", disse o técnico Dunga.

Ficha técnica:

Internacional (2): Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Ygor (Elton), Josimar, Fred e D'Alessandro; Forlán (Vitor Júnior) e Leandro Damião (Gilberto). Técnico: Dunga.

Grêmio (1): Dida; Bressan (Bertoglio), Douglas Grolli e Werley; Tony, Adriano, Matheus Biteco, Marco Antonio e Alex Telles; Welliton (Guilherme Biteco) e Marcelo Moreno (Willian José). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols: Forlán (I), de pênalti, aos 28 minutos do primeiro tempo, Rodrigo Moledo (I), aos 12 minutos do segundo tempo, Willian José (G), de pênalti, aos 23 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Josimar, D'Alessandro (I); Adriano, Douglas Grolli (G).

Público total: 11.560 (10.023 pagantes). Renda: R$ 498.645,00.

Arbitragem: Jean Pierre Lima, auxiliado por Altemir Hausmann e Marcelo Bertanha Barison.

Local: Centenário, em Caxias do Sul.


Outras notícias
Loja Virtual