Home » Notícias » Últimas Notícias
aumentar fonte: a a a
compartilhar: facebook twitter
 04/04/2009
Torcida colorada toma as ruas de POA na Marcha do Centenário

Por Alexandre Corrêa

Uma das manhãs mais vermelhas da história de Porto Alegre. Assim podem ser consideradas as primeiras horas de sol sobre a capital quando milhares de torcedores do Inter foram às ruas para a Marcha Colorada, preenchendo vermelho, branco, alegria e orgulho todo os espaços do trajeto. Nem o calor de cerca de 30 graus e o sol escaldante arrefeceram o ânimo da maior torcida do Rio Grande. Foi uma festa inesquecível.

Clique e amplie a imagem
Cerca de 30 mil colorados participaram da Marcha do Centenário (Alexandre Lops)

A caminhada partiu da Praça Sport Club Internacional, na Rua Dr. Sebastião Leão com a Rua Jornal do Brasil, ao lado do Hospital Porto Alegre e foi até o Beira-Rio. No trajeto cerca de 30 mil pessoas vestidas com camisas e portando bandeiras acompanharam felizes da vida a marcha. Um trio elétrico animou ainda mais com músicas de incentivo e relacionadas ao Inter, como as da banda Ataque Colorado, o hino do Clube e os cânticos dos torcedores, além da narração de inúmeros gols históricos.

No trio elétrico estiveram presentes dirigentes, conselheiros, políticos, ex-jogadores e celebridades coloradas. A apresentadora da TV Bandeirantes e ex-miss Brasil Renata Fan foi uma das mais celebradas e teve que passar o trajeto todo distribuindo autógrafos para as camisas e bandeiras que eram arremessadas ao alto do trio elétrico. A musa colorada Alessandra Pinho seguiu o mesmo caminho esbanjando simpatia para os torcedores.


Renata Fan acompanhou a Marcha no trio elétrico (Átila Sbruzzi)

Entre os ex-atletas algumas lendas vivas do Clube como Claudiomiro, autor do primeiro gol do Beira-Rio, Nena, zagueiro do lendário Rolo Compressor, Nilson, autor dos dois gols do Gre-Nal do Século, Valdomiro, tricampeão brasileiro, além de Bráulio, Dorinho, Airton, La Paz, Elton, Jorge Andrade e Milton Vergara.

O presidente Vitorio Piffero foi muito aplaudido por todo o trajeto e esteve acompanhado de vários integrantes da sua diretoria, como os vice-presidentes Mario Sergio Martins, de Patrimônio, Emidio Ferreira,  de marketing, Jorge Avancini, de Serviços Jurídicos, Luis Paganella, do Parque Gigante, Celso Chamun, o secretário geral Alexandre Mussoi e o presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Antonio Lopes, além de diretores e conselheiros.

Antes da caminhada, milhares de colorados se concentraram em frente à Praça Sport Club Internacional, onde o prefeito José Fogaça compareceu para assinar o termo de adoção da  praça ao Clube. ?O dia de glória não é só de todos os colorados. É também da cidade de Porto Alegre?, disse o prefeito, que colocou um boné do Inter. ?Agradecemos à prefeitura por tudo que está fazendo ao Inter para que o Beira-Rio seja a sede da Copa do Mundo de 2014?, agradeceu o presidente Piffero.


Marcha do Centenário entrou para a história de Porto Alegre (Hugo Valente)

Em seguida, o conselheiro Tiago Vaz entregou uma placa para a neta de Luiz Poppe, um dos fundadores do Internacional. Rosane Poppe recebeu a placa aos gritos de ?Muito obrigado? por parte dos torcedores. Renata Fan falou ao microfone para a massa também: ?Vocês são a minha família. É muito orgulho ser colorada?, festejou a bela apresentadora. O jornalista Kenny Braga foi às lágrimas quando saudou Nena, o lendário zagueiro do Rolo Compressor, da década de 40. Aos 85 anos, Nena acompanhou do alto do trio elétrico todo o trajeto ao lado de outros ex-atletas.

Durante a caminhada, o visual era impressionante. As ruas eram tomadas por milhares de colorados em celebração. Ao adentrar na Avenida Padre Cacique não se podia enxergar, do alto do trio elétrico, o asfalto no horizonte porque era coberto de vermelho e branco dos torcedores.  Os trabalhadores paravam durante a caravana para acompanhar a alegria colorada. Os operários de um prédio em construção em frente ao Shopping Praia de Belas foram para as laterais para poder observar aquele mar vermelho. Até um oficial da EPTC abriu o seu traje azul para mostrar a camisa do Inter por baixo.


Massa colorada deu mais uma grande demonstração de amor pelo Inter (Átila Sbruzzi)

Quando passou em frente à residência do técnico Tite, a torcida gritou o nome do treinador e saudou os seus familiares que estavam na janela. O mesmo fizeram ao avistar o apartamento do goleiro Clemer, localizado próximo ao Beira-Rio. O ex-presidente Arthur Dallegrave, falecido ano passado, também foi lembrado e teve seu nome cantado pela multidão.
De repente, um pequeno avião surgiu no céu com uma faixa e uma saudação do Grêmio ao Centenário do Inter. Enquanto isso, a torcida colorada abria uma enorme bandeira que tomava vários metros quadrados da Avenida Padre Cacique. A chegada ao Beira-Rio foi apoteótica com direito a narração de gols de Nilson e Fabiano, em Gre-Nais famosos e aplausos ao presidente Piffero e ao ex-presidente Fernando Carvalho.

Os colorados então se dirigiram para as arquibancadas do Beira-Rio para acompanhar o show da Banda Ataque Colorado e da Escola de Samba Imperadores do Samba. O Ataque Colorado levantou a massa com seus hits e hinos de celebração ao Inter e contou com a participação dos músicos Rafael Malenotti, Armandinho e Neto Fagundes. Durante o show, o presidente Vitorio Piffero entregou um Disco de Ouro à banda pela venda de 77 mil discos do álbum As melhores do Ataque Colorado I e II.


Presidente Vitorio Piffero (E) entregou o Disco de Ouro à Banda Ataque Colorado (Átila Sbruzzi)

O presidente aproveitou também para convocar para o grande show que será realizado no dia 17 de dezembro, no Beira-Rio, com a presença de Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, entre outros. ?Sabe quando vai custar esse show para os sócios? Nada!?, disse o presidente, para a vibração de todos. Houve ainda o lançamento do Selo do Centenário e da Medalha da Casa da Moeda.

Por fim, a Imperadores encerrou o evento com muito samba e o enredo vencedor do último carnaval de Porto Alegre, que homenageou o Centenário do Inter. Uma festa democrática para o mais democrático dos clubes brasileiros.  


Sábado foi de festa no Beira-Rio pelos 100 anos do Internacional (Hugo Valente)


Músico Armandinho mostrou seu coloradismo na festa no Gigante



>> Galeria de fotos da Marcha do Centenário


NOTÍCIAS E LINKS RELACIONADOS:
» Virada do Centenário anuncia chegada do dia 4 de abril
» Banda Ataque Colorado ganha Disco de Ouro






RSS Saiba como assinar

Twitter Siga o Inter

Inter no Facebook


Assista ao canal oficial do Campeão de Tudo
confira outros vídeos »

Revista do Inter
Fidelidade Premiada
Inter Fitness
FECI
Escola Rubra
Coca-Cola_Vonpar
Movimento por um futebol melhor
Escalar Imóveis

Sport Club Internacional
Av. Padre Cacique, 891 - CEP: 90810-240 - Porto Alegre - RS
Geral: (51) 3230.4600
 
 
Desenvolvido por Procorporate