Home » Notícias » Últimas Notícias
aumentar fonte: a a a
compartilhar: facebook twitter
 03/03/2010
Olho estrangeiro nos treinos do Inter

Por Marcos Bertoncello

Ele se deslocou mais de dez mil quilômetros para aprender a metodologia do futebol brasileiro e escolheu o Internacional como escola. O somaliano Maxamed Maalimey (fotos) faz uma espécie de estágio no Beira-Rio para "ganhar experiência profissional", como afirma. Maalimey trabalha na Inglaterra e sonha em ser treinador de futebol. Para isso, não medirá esforços e quer buscar o conhecimento nos melhores lugares do mundo. "Se eu quero ser um bom técnico, como não vir aprender no Brasil, país que mais exporta jogadores e cinco vezes campeão do mundo?", indaga.

Maxamed Maalimey entrou em contato com o diretor executivo de futebol do Inter, Newton Drummond, já em 2009, por email, solicitando a visita ao clube para um estágio. As tratativas se estenderam até este ano, quando ele obteve o 'sim' para viajar a Porto Alegre. Maalimey ficará no Brasil durante três meses e, apesar de estar se adaptando com o português, buscará acompanhar os treinamentos do time de Jorge Fossati, mas também dará atenção aos treinamentos das outras equipes das categorias de base: Inter B, júnior, juvenil, infantil, etc. O somaliano não economiza palavras para dizer obrigado ao clube. "Agradeço a todos no Internacional: seus treinadores, atletas, diretores, profissionais, jornalistas, que, além de conseguirem ajeitar minhas coisas aqui na cidade, me fazem sentir em casa", enalteceu.

O desejo profissional fica evidente na conversa com Maxamed Maalimey. "Um dia espero ser um bom treinador de futebol", projeta. Ele confia que para atingir sua meta deverá passar por várias etapas e ganhar experiência por tudo que é parte no mundo. "Eu tinha a opção de visitar o Fenerbahçe (clube de futebol da Turquia) e o Internacional, mas não há como deixar de conhecer a metodologia de trabalho do futebol brasileiro", avaliou e depois concluiu: "Nesta minha carreira, não tenho restrições para treinar qualquer clube em qualquer continente. Sempre será um novo aprendizado para mim".

Nascido em Mogadiscio, capital da Somalia (África), Maxamed Maalimey tem 30 anos e começou sua carreira no futebol amador em 2006. Em seguida, passou para o semi-profissional, quando trabalhou no Lewisham Borough F.C, da Inglaterra, em 2008. Lá, recebeu a ajuda necessária para iniciar realmente seu trabalho, tanto é que teve passagens por outros clubes ingleses. A motivação lhe rendeu o Diploma  'B'  da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA)como técnico de futebol, qualificação que obteve em outubro do ano passado e o licencia na carreira. Maalimey foi então treinar nas categorias de base, ou nas 'Academias', como é chamado na Inglaterra, até conseguir uma autorização do Internacional para fazer um estágio no Beira-Rio; conhecer os métodos técnico e tático de treinos tanto na equipe profissional como nas divisões menores.


Maalimey no treino do Inter no gramado principal do Beira-Rio






RSS Saiba como assinar

Twitter Siga o Inter

Inter no Facebook


Assista ao canal oficial do Campeão de Tudo
confira outros vídeos »

Fidelidade Premiada
Revista do Inter
FECI
Inter Fitness
Escola Rubra
Movimento por um futebol melhor
Coca-Cola_Vonpar
Escalar Imóveis

Sport Club Internacional
Av. Padre Cacique, 891 - CEP: 90810-240 - Porto Alegre - RS
Geral: (51) 3230.4600
 
 
Desenvolvido por Procorporate