Home » Modernização » Modernização


Gigante Para Sempre
A modernização do Beira-Rio

Um Estádio com Alma

O Beira-Rio passou por um grande processo de modernização visando à Copa de 2014. As obras do projeto denominado ‘Gigante Para Sempre’ começaram em março de 2012 e duraram cerca de dois anos. Neste período, a casa dos colorados foi adaptada às exigências e padrões internacionais do futebol estipulados pela FIFA, tornando-se mais confortável e segura.

Apesar das grandes transformações físicas pelas quais o estádio passou, os sócios e torcedores sempre tiveram uma certeza: a alma do Beira-Rio permanecia intacta. Palco de inúmeras conquistas, o Gigante continua no mesmo lugar que tão boas recordações traz para sua imensa e apaixonada torcida. Nada mudou isso. No entanto, uma nova era do patrimônio colorado está sendo inaugurada. E toda a nação vermelha e branca poderá usufruir!

> Veja como foi a festa de reinauguração!

> Visite o Gigante por meio do Google Maps

Parceria: Inter e Brio

O Clube se adaptou às mais recentes exigências e padrões internacionais do
futebol, pronto para sediar qualquer jogo nacional ou internacional, com um complexo esportivo sustentável. A casa do Clube do Povo sediará cinco jogos da Copa do Mundo de 2014 e continuará sendo motivo de orgulho para todos os colorados e para todo o Brasil, que passará a contar com um dos mais modernos e belos complexos esportivos do mundo.

O Estádio passou também por uma mudança no conceito do evento que irá impactar positivamente na relação com os sócios e os torcedores. Maior conforto. Melhoria da acessibilidade. Ganho em termos de serviços disponíveis. Maior segurança. Possibilidade de desenvolver novos empreendimentos dentro e no entorno do estádio.


Gigante da Beira-Rio entra em uma nova era

A aproximação da arquibancada ao gramado possibilitará maior sinergia com o time, mas também sugere um código de conduta com maior responsabilidade das partes, seja por quem desfruta, seja por quem gerencia o evento.

Outra herança positiva é a relação do Clube com a manutenção do seu patrimônio, estádio, encarando como fonte geradora de receitas que necessita de intervenções contínuas para conter depreciações.

Por fim, a nova compreensão da importância e alcance do dia do jogo (match day), tornando um momento onde a família possa desfrutar do antes-durante-depois do jogo.

O Beira-Rio é e seguirá sendo único. Poucos são os estádios dentro de parques. Também são poucos aqueles à margem de rios. À margem de rio e dentro de parque somente o Gigante. Casa do Clube do Povo. Casa do Campeão de Tudo. Beira-Rio ontem, hoje e sempre.


Palco de grandes momentos do Inter, Beira-Rio é a casa dos colorados

O contrato firmado entre Inter e a Brio no dia 19 de março de 2012 reformou o estádio segundo as normas técnicas previstas pela FIFA, nos moldes do projeto Gigante para Sempre: contemplou manutenção da estrutura principal, com modernização das arquibancadas e instalações para o público em geral, incluindo áreas vips, substituição dos sistemas elétricos e hidráulicos, complementação dos sistemas de informação do estádio, substituição do gramado (com modificação do sistema de drenagem), além de uma cobertura com estrutura metálica e membrana para o estádio e construção de um edifício-garagem. O projeto arquitetônico básico foi desenvolvido pela empresa Hype Studio Arquitetura.

Orçado em R$ 330 milhões, o projeto recebeu investimentos da Brio. O Clube aportou parte dos recursos (R$ 26 milhões) para amortização dos custos. A Brio buscou financiamento do BNDES para até 75% do valor da obra pelo programa ProCopa – específico para apoiar a iniciativa privada nas obras para o evento de 2014 – e investiu recursos próprios para completar a diferença.

Como contrapartida, o Inter ofereceu para a Brio o direito de explorar por 20 anos as receitas relativas aos seguintes serviços e áreas do estádio:

- 184 Camarotes e Sky Boxes;
- 5.000 cadeiras VIPs;
- Aproximadamente 6.000 m² de área comercial para locação;
- 3.000 vagas de estacionamento no edifício-garagem;
- Venda do marketing esportivo do estádio;
- Exploração de shows e eventos.

O Inter permanece com os direitos sobre bilheteria e as 2,1 mil vagas do atual estacionamento.


Estrutura do novo Beira-Rio:

Capacidade

A capacidade do Estádio Beira-Rio para os jogos da Copa do Mundo será de 50.000 lugares. Depois da Copa, o Clube poderá estender até 56 mil lugares, com algumas ações, como retirar as cadeiras localizadas atrás das goleiras, como fazem alguns estádios europeus. O Clube irá decidir então qual será a capacidade, sempre defendendo o máximo de conforto e segurança ao seu torcedor.

Beira-Rio e sua imponência

Zona livre

O Beira-Rio segue tendo uma grande área livre, sem assentos marcados, para os sócios com lugar garantido. São mais de 28 mil lugares – equivalente a quase 60% da capacidade do estádio.

Acomodações confortáveis

O torcedor terá mais espaço para se acomodar. Para se ter uma ideia, a profundidade do degrau da arquibancada para cada torcedor sentar passou de 60cm, em alguns setores, para 90cm, dando mais espaços para as pernas e a circulação. As cadeiras serão retráteis, ou seja, de abrir e fechar, também facilitando a circulação.

Casa dos colorados agora é dotada de confortáveis cadeiras em todos os setores

Novas cadeiras centrais locadas

A modernização do Beira-Rio transformou as arquibancadas do estádio. Novas acomodações foram criadas, como as cadeiras centrais locadas, situadas do lado da Avenida Padre Cacique, tanto no anel inferior como no superior. Com uma visão privilegiada do campo, elas puderam ser adquiridas por todos os sócios a partir do processo de setorização do novo estádio, no qual foi possível migrar de lugares não-marcados para marcados.

Skybox

Seguindo o mesmo padrão dos melhores estádios do mundo, o Skybox é um espaço projetado para tornar a experiência do torcedor ainda mais especial. A estrutura perfeita para reunir amigos e também trabalhar o relacionamento com clientes, prospects e parceiros de negócios.


Skybox é um dos lugares nobres do novo Beira-Rio

A localização é privilegiada e com visão panorâmica do estádio. São no total 55 skyboxes, com capacidade para 24 pessoas cada, totalizando 1320 torcedores, a uma altura aproximada de 24 metros a partir do nível do gramado (altura da cobertura é aproximadamente 34 metros). Conta com sala de estar climatizada e possibilidade de decoração personalizada. Na área externa, os assentos são rebatíveis e acolchoados. Kits com Snacks & Soft Drinks estão incluídos e 6 vagas de estacionamento para cada Skybox com acesso independente para o Premier Club.

Camarotes

No novo Beira-Rio os camarotes são mais que espaços exclusivos. São uma experiência única. Cada detalhe foi projetado para proporcionar um ambiente onde família, amigos e clientes possam viver a emoção de uma partida e também usufruir de todas atrações que o espaço oferece. Com uma vista privilegiada para o campo, as opções são de 14 a 18 lugares. Área externa com assentos rebatíveis e acolchoados e sala de estar climatizada, com possibilidade de personalizar a decoração. Mínimo de 3 vagas de estacionamento por camarote e kit com Snacks & Soft Drinks incluídos. Passam de 33 para 70 camarotes no novo Beira-Rio.

Camarote concilia requinte com conforto supremo

Novos reservados

Vendidos por jogo, o Beira-Rio possui 1149 lugares denominados 'Reservados' na altura dos camarotes, atrás dos gols.

Assento Vip

Nos Assentos VIP do novo Beira-Rio você tem tudo para tornar a experiência de torcer pelo Inter ainda mais especial. Assentos acolchoados na melhor localização do estádio com uma vista privilegiada para o campo e acesso ao Premier Lounge com restaurante. A entrada é exclusiva com uma passarela que se comunica com o edifício-garagem, além de 1 vaga de estacionamento para cada 4 cadeiras adquiridas com o mesmo CPF. Os assentos são numerados, acolchoados e rebatíveis. Quem tiver assento Vip garante acesso ao Premier Lounge, com Buffet de Snacks e Soft Drinks incluídos.

Assentos VIP estão localizados em área nobre e com muitos atrativos

>> Interessado em um Assento VIP, Camarote ou Skybox? Clique aqui! <<

Cobertura

Ela é umas das partes mais charmosas do processo de modernização. O Gigante recebeu uma nova e moderna cobertura, construída em estrutura metálica. A membrana da cobertura foi confeccionada em PTFE (Politetrafluoretileno), um material sintético com diversas propriedades vantajosas para o uso na construção civil. Nos módulos principais (folhas), a membrana é opaca, e no entre-folhas, translúcida, o que permite a iluminação interna do estádio. O equipamento tem uma série de vantagens e seguranças, tais como: superfície com propriedades antiaderentes (facilitando a limpeza); é incombustível (segura contra fogo); tem material imune a radiação ultravioleta e resistente a agentes corrosivos.


Cobertura é um dos pontos mais impressionantes da modernização

A cobertura é composta por 65 módulos intertravados entre si. Destes, 22 têm a capacidade de recolhimento de água que cai sobre a cobertura, gerando um reaproveitamento de aproximadamente 30% da água pluvial. A circulação externa sob cobertura tem área total aproximada de 8750 m².

Gramado/drenagem

O novo gramado é constituído de um sistema híbrido de grama natural reforçada com fibras elásticas importadas da Europa. A grama do Beira-Rio - do tipo Tifgrand - foi usada pela primeira vez no Brasil. Importada dos Estados Unidos ela é uma evolução da espécie Bermuda, e uma das suas características é a maior resistência às baixas temperaturas. Outro diferencial é a resistência ao pisoteio e a garantia de um gramado mais denso e com maior crescimento lateral.


Gramado do Beira-Rio segue entre os melhores do Brasil e do mundo

O sistema de drenagem à vácuo garante condições de jogo até mesmo sob fortes chuvas, pois permitirá a sucção do ar do perfil drenante mesmo em condições de precipitação pluviométrica extremas. Esse sistema ocasionará, também, a circulação de ar em todo o campo de jogo durante condições de calor e umidade criadas pelo microclima interno do estádio. Outro diferencial do gramado do Beira-Rio será a manutenção da água no perfil drenante superior do solo em condições de estiagem.

Placares eletrônicos

A casa dos colorados agora é equipada com dois placares eletrônicos desenvolvidos pela Sony, com uma qualidade superior a exigida pela FIFA – a distância entre leds exigida pela entidade é 20 mm, e o placar instalado no Beira-Rio tem espaçamento entre leds de 16 mm, gerando uma melhor definição e qualidade de imagem. Cada telão tem 86m².

Dois placares eletrônicos de última tecnologia estão instalados no estádio

Iluminação

Para garantir uma iluminação de qualidade, principalmente nas questões de televisionamento, foram instalados 404 projetores EF 2000 de 2 mil watts de potência. O nível de iluminação do Beira-Rio terá características próxima à da luz do dia, tornando as cores mais vibrantes e sem sombras.


Sistema de iluminação garante qualidade ao espetáculo

Corredor de circulação

O estádio ganhou um anel circundando todo o estádio no 1º e no 5º andar, onde se encontram os bares e banheiros tornando a área uma grande área de confraternização e lazer. Os torcedores poderão se encontrar neste ambiente, antes e depois das partidas. Neste espaço há área de lazer, com bares e lancherias, bem como monitores (16 em cada nível) que exibem conteúdos pertinentes ao público. Tem uma área aproximada de 5100m².

Corredor de circulação circunda todo o estádio

Nesta circulação inferior tem:
22 pontos de alimentação, ocupando uma área total de 695,7 m².
8 núcleos de banheiros masculinos, ocupando uma área total de 649 m².
8 núcleos de banheiros femininos, ocupando uma área total de 648 m².
4 banheiros para portadores de necessidades especiais, ocupando uma área total de 18 m².
4 banheiros família, ocupando uma área total de 60 m².
No total tem 17 pontos de acessos à arquibancada inferior a partir da circulação do nível 1, totalizando uma área de 345 m².

Acesso ao setor inferior

Os torcedores da parte inferior do estádio vão ter acessos com uma lógica mais moderna. Antes o torcedor entrava no Beira-Rio na altura do primeiro degrau da arquibancada. Agora, o torcedor subirá uma pequena escada até o nível central da arquibancada, podendo se deslocar pra cima, pra baixo ou para os lados. Isso vai fazer com que se diminua a circulação na frente das pessoas que já estão sentadas.

Acesso ao setor superior

Os acessos não são mais exclusivos pelas rampas. O estádio e o edifício-garagem contam com 23 elevadores, além de 14 novas torres de escadas.

Acesso às áreas vip

O torcedor que estacionar no edifício-garagem conta com uma rampa coberta de acesso que sairá do edifício até o nível de acesso às áreas vip.

Área VIP pode ser acessada por passarela ligada ao edifício garagem

Bares

O Beira-Rio conta com 66 bares.

Lojas

São 44 módulos comerciais serão colocados à disposição dos lojistas para oferecer seus produtos aos torcedores. São cerca de 6000m² de área comercial para locação.

Área externa do Beira-Rio abrigará diversas lojas

Tecnologia

O estádio é todo controlado por 21 salas técnicas com equipamentos de ponta e rede IP de alta performance. O controle predial é feito todo do Centro de Controle e Comando de Operações que nele concentra o comando de horários para acendimento das luzes, bombas de irrigação, nível de tanques, temperatura de salas e ambientes, som, telão, catracas e o sistema de monitoramento que é capaz de identificar cada torcedor dentro do estádio.

Evacuação rápida

Com oito portões de acesso no setor inferior, dois no superior e 14 novas torres de circulação, o Beira-Rio lotado poderá ser completamente evacuado em apenas oito minutos.

Torre com escadas possibilita rápida evacuação do estádio

Todo o estádio confortável

Com o estádio coberto e com cadeiras rebatíveis, de mesmo espaço em todos os setores, o Beira-Rio inteiro terá excelente conforto. Não haverá mais um lado que "seja mais ensolarado" ou "com mais espaço para as pernas", por exemplo.

Sanitários

A capacidade de sanitários para todos os públicos é quatro vezes maior hoje. O novo Beira-Rio terá 88 banheiros: 30 masculinos, 30 femininos, 15 infantis e 13 para pessoas com deficiência.

Estacionamento

Além das vagas existentes, o torcedor poderá usufruir de um novo edifício garagem localizado próximo à Avenida Beira-Rio, onde hoje estavam os campos suplementares do Clube. O edifício tem aproximadamente 3 mil novas vagas para o torcedor. Além disso, toda a área do atual estacionamento está sendo remodelada e terá capacidade para estacionar 2,1 mil veículos.

Edifício garagem fica próximo à Av. Beira-Rio

O edifício garagem tem capacidade para aproximadamente 3 mil veículos, distribuídos em 3 pavimentos ( 2 cobertos e um descoberto). Conta com 6 elevadores para movimentação vertical de pessoas, e com uma passarela que liga direto ao longe vip do nível 3.

Cabines de imprensa

São 4 cabines de tv, 10 cabines de rádio e 60 posições para imprensa escrita e “convidada”. A área total é de 413 m².


> Novo Beira-Rio em números

Vestiário do Inter

Aquecimento: 115 m².
Vestiário: 145 m².
Rouparia: 45 m².
Banheiros, chuveiros hidromassagem e sauna = 104m².

Vestiário do visitante

Aquecimento: 90 m².
Vestiário: 131 m².
Rouparia: 47 m².
Banheiros, chuveiros, hidromassagem e sauna = 104 m².

Vestiário dos árbitros

Área total: 62 m².

Arquibancada inferior

São 27 degraus com uma inclinação de aproximadamente 17 graus.
Área: 11.276,00 m².

Acesso ao interior do estádio

Na parte inferior são 7 portões de acesso do público geral para a arquibancada inferior.
Para arquibancada superior continuam as 4 rampas de acesso.
O novo Beira Rio conta ainda com 14 escadas externas, totalizando uma área de 126,70 m² e também 17 elevadores.
No nível 1, voltada para a parte externa do estádio, são 44 lojas, totalizando 2874 m².

> Acesse o hotsite Gigante Para Sempre e desbrave o Beira-Rio! <

Arquibancada Superior

Circulação para público geral totaliza 6701 m² (fazendo toda circunferência do estádio).
Nesta circulação temos:
44 pontos de alimentação, totalizando 1094 m².
8 núcleos de sanitários masculinos totalizando 553 m².
8 núcleos de banheiros femininos totalizando 548 m².
4 núcleos de banheiros infantis totalizando 55,84 m².
Arquibancada superior com 22 degraus, mantendo a mesma inclinação anterior, ou seja, 23 graus.
Possui os mesmos 25 vomitórios que dão acesso da circulação para a arquibancada superior.
4 rampas de acesso para a arquibancada superior, totalizando 1790 m².

Lounge Vip/ Restaurante (Nível 3)

Tem uma área total de aproximadamente 763 m², conta com uma estrutura de sanitários exclusiva de aproximadamente 135 m².

Entrada da Área VIP 

Circulação técnica (Nível 3)

Tem aproximadamente 1280 m², que circula todo estádio.

Zona Mista

Área total de 484 m², mais sanitários exclusivos com uma área total de 50 m².

Sala de Conferência

Área total aproximadamente 250m², com 150 assentos mais lugares reservados para público PNE.

Visão do torcedor (distâncias)

Considerando um ponto localizado bem no meio do gramado em relação à primeira fila de cadeiras da arquibancada inferior, a distância é de aproximadamente 54m. Neste mesmo ponto no meio-campo, até o inicio da linha do campo lateral, tem-se aproximadamente 20m.

  • Na última fila de cadeiras da arquibancada inferior, tem-se uma distância de aproximadamente 76m até o meio de campo.

  • Da primeira fila de cadeiras da arquibancada inferior, tem-se uma distância de aproximadamente 9m até a bandeira do escanteio.

  • Da primeira fila de cadeiras da arquibancada superior, tem-se uma distância de aproximadamente 77,5m até meio de campo.

  • Da última fila de cadeiras da arquibancada superior, tem-se uma distância de aproximadamente 98m até o meio de campo.

Mapas
 
 
 
 
 
 
 
 





Assista ao canal oficial do Campeão de Tudo
confira outros vídeos »

Fidelidade Premiada
Revista do Inter
FECI
Genoma Colorado
Sarandi
Coca-Cola_Vonpar
Escalar Imóveis

Sport Club Internacional
Av. Padre Cacique, 891 - CEP: 90810-240 - Porto Alegre - RS
Geral: (51) 3230.4600
 
 
Desenvolvido por Procorporate