A Lei Federal n.º 10.671, de 15 de maio de 2003 (Estatuto de Defesa do Torcedor) determinou aos clubes desportivos brasileiros a publicação das diretrizes básicas de seu relacionamento com os Torcedores, compreendendo a comunicação com os não-sócios. A principal forma prevista na Lei para essa comunicação foi a escolhida pelo Internacional: a instalação de uma ouvidoria estável. Assim, a Ouvidoria Colorada foi instituída por decisão da Diretoria em 20 de outubro de 2003, como órgão autônomo destinado a receber e encaminhar reclamações, sugestões, opiniões, elogios ou críticas relacionados aos dirigentes, empregados e setores do Internacional – inclusive a própria Ouvidoria.

No desempenho dessas atribuições, a Ouvidoria presta esclarecimentos e oferece orientação aos interessados, sejam ou não Associados ao Clube, centralizando o recebimento das demandas, acompanhando os encaminhamentos perante cada setor e, quando necessário, cobrando a tomada de providências.


As manifestações dos Torcedores constituem material de análise valioso para o Clube, permitindo identificar rapidamente falhas a serem corrigidas, melhorias a serem implementadas na comunicação com o público e mesmo a concentração e reforço em práticas com avaliação positiva. Nesse sentido, os relatórios elaborados periodicamente pela Ouvidoria permitem à Diretoria conhecer imediatamente a percepção manifestada pelo Torcedor relativamente a todos os aspectos da atuação do Clube – inclusive quanto às sugestões para a atenção a novas áreas até então não atingidas pela ação do Internacional.

Sabemos que a credibilidade da Ouvidoria perante o Torcedor depende da qualidade do atendimento prestado; não constituindo órgão executivo do Clube, a Ouvidoria não dispõe de meios para solucionar diretamente as questões recebidas, razão pela qual depende da colaboração de cada setor do Internacional para poder dar retorno a cada demanda no menor prazo possível.

Além dessas atividades de comunicação entre o Clube e seus Torcedores, nos dias de jogo a Ouvidoria presta o serviço de atendimento ao Torcedor (SAT), durante o horário de funcionamento da bilheteria e da Central de Atendimento ao Sócio (CAS).

A Ouvidoria Colorada está localizada no Estádio Beira-Rio, ao lado da Central de Atendimento ao Sócio, entre os portões 5 e 6. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Telefone: +55.51.3230.46.00 opção 5.

E-mail: ouvidoria@internacional.com.br

Ouvidor Geral: Fernando Baptista Bolzoni
Ouvidor Adjunto: Silvestre Jasson Ayres Torres

Loja Virtual