12/01/2008

INTER VENCE MAIS UMA NOS EMIRADOS ÁRABES

Por Alexandre Corrêa (textos) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Abu Dhabi
Edição final: Felipe Silveira

>> Vídeo: assista ao gol marcado por Adriano

O Internacional venceu o Al Jazira por 1 a 0 no amistoso realizado na tarde deste sábado (horário de Brasília), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Adriano marcou o gol da vitória aos 46min do primeiro tempo. A partida foi o último teste do time do técnico Abel Braga antes da estréia no Gauchão, no dia 20, contra o Inter-SM, em Santa Maria.


Adriano (C) comemora o gol que garantiu a terceira vitória do Inter no Oriente Médio

No seu último teste antes da estréia no Gauchão, o técnico Abel Braga começou a partida diante do Al Jazira escalando uma equipe reserva para observar todos os jogadores à disposição. Com isso, foram a campo Clemer; Índio, Wellington Monteiro e Titi; Jonas, Danny, Roger, Gil e Ramon; Adriano e Guto.


Ramon em ação no amistoso realizado em Abu Dhabi

O belíssimo e moderno Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, recebeu um público diminuto antes da partida. Apesar da beleza do estádio, o gramado não esteve à sua altura. Com muitos buracos, especialmente no meio-campo, a grama não permitiu muito o toque de bola do time colorado.

O pouco público não impediu, porém, a preocupação com a segurança. Tanto que cães farejadores de bombas foram conduzidos por policiais pelas arquibancadas do estádio antes da partida. Nos Emirados Árabes, é bastante comum este tipo de preocupação com a segurança.

No público, a presença de jogadores brasileiros que atuam na região. O meia Pinga, ex-Inter, foi um deles. Ele assistiu ao jogo ao lado do zagueiro Leonardo, ex-Juventude. No Al Jazira o principal destaque era o meio-campista holandês Cocu, ex-Barcelona e seleção da Holanda.

O Inter controlou o primeiro tempo tendo como destaque a presença de Danny como volante. Ele marcou com eficiência, distribuiu passes e ainda chegou à frente chutando a gol. O time colorado buscava as jogadas pela esquerda, com Gil, e pela direita, com Jonas. Os dois apareciam bem no apoio.


Apesar de ser um amistoso, jogo foi bastante disputado

Aos 10min25seg, Danny avançou pelo meio e concluiu ao lado do gol com perigo. Aos 12min45seg, Gil foi à linha de fundo, pela esquerda, e cruzou para Guto, que quase alcançou de cabeça. O Inter seguia dominando. Aos 21min30seg, Ramon cobrou falta da esquerda e Índio cabeceou forte para defesa do goleiro Khasif.

Aos 23min, Jonas recebeu passe pela direita e cruzou forte para o goleiro defender. Trinta segundos depois, o lateral-direito colorado buscou outro cruzamento, mas novamente Khasif defendeu.

O volante Wellington Monteiro atuou com o líbero no primeiro tempo. Aos 33min20seg, Roger chutou forte de fora da área, e o goleiro soltou. No rebote, por pouco, Guto não alcançou. Aos 38min, o juiz tentou dar uma mão para o time da casa. O atacante Suhail se atirou pateticamente na área, mas o árbitro inventou um pênalti para o Al Jazira. O mesmo Suhail cobrou na trave e desperdiçou a chance.

Aos 41min. Danny arrancou pelo meio e concluiu forte para defesa parcial do goleiro. Na sobra, a zaga conseguiu afastar. Aos 45min45seg, o Inter abriu o placar. Titi tocou para Adriano na meia-lua. O atacante conseguiu se livrar da marcação, entrou na área e chutou cruzado e rasteiro, de pé esquerdo, no canto. Inter 1 a 0.


Adriano marcou o gol da vitória contra o Al Jazira

No intervalo, o técnico Abel Braga colocou em campo o time titular que venceu a Dubai Cup com apenas uma modificação: Iarley no lugar de Guiñazu, que voltou ao Brasil para tratar de lesão no joelho. O atacante compôs o sistema ofensivo com Nilmar, enquanto Fernandão ficou um pouco mais recuado no meio, entrando Alex na função de Guiñazu. Dessa forma foram a campo Renan; Wellington Monteiro, Sidnei, Orozco e Marcão; Maycon, Magrão, Alex e Fernandão; Nilmar e Iarley.

O segundo tempo foi mais equilibrado com a equipe da casa perdendo algumas oportunidades de empatar. O time colorado procurou tocar a bola e criar chances, mas os árabes estavam bem postados na defesa. O jogo não tinha nada de amistoso, tanto que logo no começo da etapa final, Magrão e Cocu discutiram forte e precisaram ser separados pelo juiz.


Iarley atuou no segundo tempo

Aos 6min, Alex tabelou, entrou na área e quando iria chutar, um zagueiro salvou de carrinho. Aos 14min, o Al Jazira fez 10 subsituições ao mesmo tempo. Com as mudanças, a equipe melhorou, principalmente graças a Kallou, um jogador da Costa do Marfim que deu mais movimentação aos árabes.

Aos 19min, Wellington Monteiro entrou na área, pela direita, e cruzou rasteiro e forte, mas a defesa salvou. Aos 21min30seg, Fernandão deu grande toque de cabeça para Wellington Monteiro na área. O ala concluiu forte para grande defesa do goleiro.


Nilmar tenta a jogada marcado pelo adversário

O Inter demonstrava espírito coletivo. Todos ajudavam na marcação. Aos 24min, por exemplo, Nilmar acompanhou um zagueiro até a área do Inter e conseguiu tirar-lhe a bola. Aos 25min15seg, Kalou fez grnade pela direita e tocou para Masoud concluir ao lado do gol com perigo, na melhor chance do time da casa.

Aos 26min, novamente Kallou começou jogada pela esquerda e cruzou para um atacante desperdiçar na pequena área. Aos 38min30seg, Iarley recebeu na área e foi derrubado, quando iria chutar: pênalti não marcado pela arbitragem. Aos 39min, Wellington Monteiro deixou o campo para o retorno de Jonas.

Aos 46min30seg, Magrão foi expulso depois de entrada no adversário. Nada, porém, que impedisse a terceira vitória consecutiva do Inter em 2008. A pré-temporada nos Emirados Árabes terminou de maneira invicta e brilhante. O time colorado bateu o campeão alemão, o bicampeão italiano e o campeão do Golfo.

"O time se comportou muito bem. Todos os jogadores que atuaram estão de parabéns", elogiou Fernandão.

"Estou muito satisfeito com a pré-temporada. O planejamento que havíamos traçado foi alcançado plenamente. É claro que ainda não estaremos no ponto ideal para a estréia no Gauchão, mas estamos bem encaminhados", analisou o técnico Abel Braga.

"Isso tudo mostra que o trabalho está sendo bem feito. Agora vamos nos concentrar na disputa do Gauchão", afirmou Renan.

"Foi uma pré-temporada excelente. Conquistamos a Dubai Cup e mostramos que temos um grande grupo para brigar pelos títulos em 2008. Já no próximo final de semana temos um desafio no Gauchão. A torcida colorada está convocada para apoiar o time no nosso primeiro compromisso oficial do ano", projetou o presidente Vitorio Piffero.

Al Jazira (0): Khasif; Al Syed, Jasmee e Nosaab; Masoud, Hadi, Cocu, Mabkot e Aziz; Suhail e Saad. Técnico: Boloni Ladislau.
 
Internacional (1): Clemer (Renan); Índio (Sidnei), Wellington Monteiro (Jonas) e Titi (Orozco); Jonas (Alex), Danny (Maycon), Roger (Magrão), Gil (Fernandão) e Ramon (Marcão); Adriano (Iarley) e Guto (Nilmar).

Gol: Adriano, aos 45min45seg do primeiro tempo. Cartões amarelos: Sidnei (I) e Mabkot (A). Expulsão: Magrão (I). Local: Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi (Emirados Árabes).


Outras notícias
Loja Virtual