30/03/2006

CONHEÇA ABU, O NOVO ATACANTE NIGERIANO DO INTER

O Internacional investe no mercado africano em busca de talento, força e velocidade dos jogadores do continente. O atacante nigeriano Abubakar, 17 anos, foi contratado e assinou um contrato de dois anos com o clube. Atleta de muita velocidade e força, Abu, como é conhecido no Beira-Rio, tem se destacado nos treinamentos do Inter B e está prestes a estrear. A programação previa que ele atuasse no próximo final de semana diante do Sapucaiense, mas foi adiada devido a uma pequena lesão no pé. Deve ser liberado apenas na próxima semana. Pela idade, poderá atuar tanto no Inter B quanto na categoria júnior.


Abu tem se destacado nos treinos do Inter B

Com apenas três meses no clube, Abu vem chamando a atenção pela desenvoltura nos treinamentos e pela velocidade que está aprendendo o português. Inteligente, fala inglês e um pouco de espanhol e português. Quando não entende as orientações no treinamento, observa o que os companheiros fazem e procura repetir o exercício. As orientações táticas para Abu são passadas por intermédio de uma prancheta.  ?Ele é um jogador de força e velocidade, chuta bem com os dois pés, tem bom drible e boa movimentação?, afirma o técnico do Inter B, Luis Carlos de Lorenzi, o Lisca, que compara o futebol do nigeriano colorado com o dos atacantes Rentería e Nilmar.       

Abu nasceu em Benin, cidade no sul da Nigéria, no Estado de Edo, com cerca de 200 mil habitantes, e começou a jogar cedo. ?Quando eu tinha sete anos, meu pai perguntou para mim e meus três irmãos quem gostaria de ser um jogador. Eu respondi que sim. Aí, meu pai prometeu comprar uma bola. Assim comecei a jogar na minha rua?, conta Abu, filho de um jogador de futebol com passagens pela Arábia Saudita e a Europa. Aos 9 anos, a mãe o inscreveu em uma escola de futebol da cidade, onde realizou os primeiros treinamentos. 


Atacante nigeriano assinou contrato de dois anos com o Inter

Abu é meio-campista de origem, mas o técnico Lisca vem o testando no ataque devido à sua velocidade. ?Sou muito rápido?, avisa o nigeriano, que teve uma passagem de quatro meses pelo River Plate, antes de chegar ao Beira-Rio, no final do ano passado. Já foi convocado pela Seleção Sub-17 do seu país e espera um dia brilhar pela seleção principal e pela equipe que vai disputar a Olimpíada da China, em 2008. ?Tenho que estar preparado para isso?, afirma. No Inter, as suas aspirações são enormes. Fã do futebol de Robinho, pretende alçar vôos ainda maiores do que o craque do Real Madrid. ?Não quero jogar que nem o Robinho. Quero ser melhor do que ele. Sou confiante e espero um dia chegar lá?, conclui Abu.

O namoro entre Abu e o Inter começou na Argentina. No ano passado, o jogador foi até o hotel do Inter em Buenos Aires, onde a delegação estava hospedada para enfrentar o Boca Juniors. Na época, o nigeriano atuava no River Plate e recebeu as passagens para ir até Porto Alegre, onde desembarcou em dezembro e ficou esperando a documentação para poder estrear. O jogador já está regularizado.


Abu promete bom futebol pela equipe colorada

Abu veio para o Inter por intermédio do empresário argentino Marcelo Housemann, o mesmo que trouxe os nigerianos Obinna e Anubi para o Beira-Rio no ano passsado. Os dois jogadores acabaram saindo do clube e indo para a Europa. O Inter, por sua vez, entrou com um processo na Fifa em busca de indenização. Housemann trouxe então Abu para compensar a saída dos dois atletas.

Ficha técnica

Nome: Abubakar Bello-Osagie
Local de nascimento: Benin City (Nigéria)
Data de nascimento: 11/08/1988
Posição: atacante
Altura: 1m78cm
Peso: 72 quilos

Fotos: Daniel Boucinha


Outras notícias
Loja Virtual