12/06/2009

Tite completa um ano no Inter

Há um ano, no dia 12 de junho, o técnico Tite assumia o comando do Inter. De lá para cá, o treinador conquistou os títulos do Gauchão (2009), de forma invicta, e da Copa Sul-Americana (2008), colocando o clube colorado como o primeiro time brasileiro a levantar a taça da competição. No começo do próximo mês, Tite poderá ser novamente campeão da Copa do Brasil se o Inter superar o Corinthians na decisão que começa a ser disputada na próxima semana.

Foi na noite do dia 11 de junho que o site do Inter noticiou em primeira mão que Adenor Bacchi, o Tite, estava chegando ao Estádio Beira-Rio para ocupar o lugar de Abel Braga, que havia se transferido para o Al-Jazira, dos Emirados Árabes. Guto Ferreira, hoje auxiliar técnico, era o técnico interino na época. Junto à notícia da contratação, o Clube também comunicava o retorno do ex-presidente Fernando Carvalho, desta vez, como assessor de futebol.

No dia seguinte ao anúncio, Tite foi apresentado ao grupo de jogadores e de pronto comandou sua primeira atividade no campo suplementar. Orientando intensamente cada movimento dos atletas no gramado, o novo treinador impunha desde o começo o seu estilo de trabalho.

Antes de assumir o Inter, Tite estava à frente do comando do Al Ain, dos Emirados Árabes. O currículo do treinador também registra uma passagem pelo Grêmio, clube pelo qual conquistou o Campeonato Gaúcho e a Copa do Brasil, ambos em 2001. Tite também se consagrou ao levantar a taça do Gauchão de 2000 com o Caxias, que goleou o Grêmio na final da competição por 3 a 0 no jogo de ida, em Caxias do Sul, e empatou sem gols na volta, em Porto Alegre. Além do futebol gaúcho, o técnico teve passagens pelo São Caetano, Atlético Mineiro, Corinthians e Palmeiras.

No Beira-Rio, o retrospecto de Tite é invejável. Quando assumiu o comando, na partida contra o Botafogo, no Beira-Rio, no dia 14 de junho de 2008, o Inter estava na 17ª posição do Brasileirão. Apesar de o grupo estar passando por um claro processo de reformulação, o time colorado acabou o campeonato na 6ª colocação, com 54 pontos. E no final da temporada, o título inédito da Copa Sul-Americana comprovou que o Inter estava no caminho certo com Tite.


Tite tem aproveitamento superior a 68% no Inter

Até agora são 79 partidas no comando colorado, com 48 vitórias, 18 empates e 13 derrotas. O aproveitamento é de 68,45%.  Em se tratando de Gre-Nais, Tite ainda não sabe o que é ser derrotado desde que chegou ao Gigante. Foram sete clássicos disputados, com quatro vitórias e três empates.

> Números de Tite (jogos oficiais)

Brasileirão 2008

14 vitórias
8 empates
11 derrotas

Copa Sul-Americana 2008

5 vitórias
5 empates

Gauchão 2009

18 vitórias
3 empates

Copa do Brasil 2009

7 vitórias
1 empate
2 derrotas

Brasileirão 2009

4 vitórias
1 empate


Outras notícias
Loja Virtual