24/03/2009

Show colorado na Serra Gaúcha

Por Alexandre Corrêa
Enviado Especial/Bento Gonçalves

O Internacional goleou o Esportivo por 6 a 2, na noite desta terça, em Bento Gonçalves. Taison e Nilmar foram os grandes destaques da vitória. Cada um marcou três gols na partida válida pela quinta rodada do returno do Gauchão. Evilásio e Juninho Botelho descontaram para o time da casa. Foi a nona vitória consecutiva do Inter, que segue invicto no Gauchão e com 100% de aproveitamento na Taça Fábio Koff. É o líder isolado do Grupo 1, com 15 pontos.


Inter, de Andrezinho, segue invicto no Campeonato Gaúcho de 2009

O jogo começou bastante movimentado na fria noite de Bento Gonçalves, com os dois times buscando as jogadas ofensivas. Aos 4min,  Andrezinho cobrou falta para a área e a zaga conseguiu afastar. Aos 6min, o time da casa chegou com força em um contra-ataque em alta velocidade: Waldson entrou pela direita, deu um corte na zaga e chutou no corpo da zaga. A bola saiu ao lado do gol, com perigo. Aos 12min, Danilo arrancou pela direita, tocou em Taison, que deu bom passe até Nilmar. O atacante driblou o defensor e achou Danilo na área, mas o goleiro Rafael salvou em boa saída do gol.

Aos 15min, Andrezinho cobrou falta para a área na direção de Sandro. O volante dividiu com o zagueiro e a bola sobrou para Nilmar, livre na entrada da pequena área. O atacante desviou com precisão e abriu o placar. 1 a 0. Depois do gol, o Esportivo tentou avançar mais em busca do empate. O Inter adotou então uma postura mais cautelosa, fechando-se bem e buscando sair nos contra-ataques em velocidade explorando os espaços concedidos.

Aos 24min, Dangelo cobrou falta do bico da área e a bola saiu por cima, sem perigo. Aos 25min, Taison puxou um veloz contra-ataque. O atacante avançou pela esquerda, passou pelo marcador e tocou para Nilmar, que entrou na área e deu um chutaço na rede pelo lado de fora. A torcida colorada localizada na arquibancada chegou a gritar gol, ao ver a bola tocar na rede, mas foi pelo lado de fora. Aos 27min, Sandro arriscou da intermediária, mas a bola foi muito alta por cima.

O jogo seguia corrido e com poucas faltas. O Inter mantinha o controle. O Esportivo, por sua vez, não conseguia levar vantagem sobre a marcação colorada. Até os 30min da etapa inicial, o goleiro Lauro havia feito apenas uma defesa, em cobrança de escanteio.

Aos 40min, Magrão deu grande lançamento para Nilmar, que entrou na área, driblou o goleiro, mas perdeu o ângulo. Nilmar então tentou cruzar rasteiro para o meio da área, mas a zaga cortou. Aos 43min, Nilmar deu um toque inteligente de calcanhar para Taison, na entrada da área chutar forte. A bola desviou na zaga e entrou. Um belo gol do garoto. Um minuto depois, Taison aprontou de novo! Após bola erguida na área, Nilmar deu o passe para o atacante, que desviou na saída do goleiro. O zagueiro ainda tentou cortar, mas a bola entrou: 3 a 0.

O primeiro tempo foi dominado pelo Internacional. Destaque para a dupla Nilmar e Taison, que marcaram os três gols do Inter. As combinações entre os dois foram a principal jogada colorada. 

Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo. A 1min,  Evilásio avançou pela direita, entrou na área e chutou por cima. Aos 2min, Marcelo Cordeiro, Taison e Guiñazu fizeram boa troca de passes até Guiñazu receber livre pela esquerda. O juiz marcou impedimento equivocadamente. A torcida colorada reclamou das arquibancadas do Montanha dos Vinhedos. Aos 5min, o Esportivo tentou entrar na área, mas Bolívar evitou com grande categoria: matou a bola no peito e afastou o perigo com um chutão para frente. O time de Bento Gonçalves chegou forte aos 8min: Evilásio entrou livre na área e chutou para defesa sensacional de Lauro. 

O Inter tocava a bola com muita categoria e movimentação. Bonito de se ver! O Esportivo não conseguia marcar o toque de bola colorado.

Aos 13min, Marcelo Cordeiro cobrou falta no ângulo e o goleiro Rafael salvou com grande defesa. No minuto seguinte, Taison fez boa jogada pela esquerda, cruzou, a bola tocou em Ronan e quase entrou. Aos 15min, em uma escapada do Esportivo, Evilásio recebeu na área e chutou na saída de Lauro. 3 a 1.

Mas o adversário  nem teve tempo para comemorar. A resposta colorada foi imediata, com mais um gol de Taison. O atacante partiu em velocidade para a área e na saída do goleiro chutou no cantinho. Foi o seu 14º gol no Gauchão. É o artilheiro isolado da competição.

Aos 18min, duas mudanças no Inter: entraram Alecsandro e Rosinei e saíram Taison e Sandro. No Esportivo, entrou Felipe Oliveira para a saída de Ronan.

O Inter vencia com grande autoridade. Tocava a bola com qualidade, chegava fácil à área adversária e tinha chances de aumentar a goleada a qualquer momento.

Aos 25min, Nilmar foi lançado na área, driblou o goleiro e tentou cruzar, mas o goleiro conseguiu evitar o gol, no susto, e saiu com bola e tudo para escanteio. Aos 27min, Andrezinho recebeu pela esquerda e tentou cruzar para Nilmar, mas o goleiro saiu bem e defendeu. Aos 28min, Josiel arriscou de longe e a bola foi na rede pelo lado de fora.

Aos 29min, saiu Andrezinho para a entrada de Giuliano, no Inter. Aos 32min, Giuliano pegou rebote e chutou de fora da área por cima.

Aos 33min, Marcelo Cordeiro recebeu na área e cruzou na medida para Nilmar só empurrar para o gol. 5 a 1! O time colorado trocava passes e a torcida gritava 'olé'. Aos 38min, o Inter quase ampliou em dois lances. Rosinei cruzou, a zaga tentou cortar e cabeceou no travessão. Na sequência do lance, Nilmar chutou e a bola tocou no corpo de Alecsandro.

Aos 39min, Guiñazu deu grande passe para Giuliano, na área. O meia rolou para Nilmar concluir de primeira e marcar mais um. O terceiro dele na noite! 6 a 1! Foi o seu oitavo gol no Gauchão e o 53º com a camisa do Inter.  Foi também o 47º gol do Inter na competição. Aos 43min, Juninho Botelho cobrou falta, a bola desviou na barreira e entrou 6 a 2, placar final.

Fim de jogo. Inter deu show e goleou por 6 a 2. Mantém os 100% de aproveitamento na Taça Fábio Koff, com cinco vitórias em cinco jogos. O time colorado tem uma média de 4,4 gols por partida no Gauchão.

"Tivemos uma excelente atuação. Os gols saíram naturalmente. Foi importante porque seguimos invictos. Agora a nossa responsabilidade vai aumentar a cada jogo, pois somos o time a ser batido no Gauchão", avaliou Nilmar, autor de três gols.

"Nosso objetivo era não relaxar no returno do Gauchão. O time tem entrado com este pensamento em cada jogo. Por isso estamos indo bem", contou Andrezinho.

"Vencemos, foi bom, mais ainda temos que melhorar bastante. Temos espaço para crescimento. De qualquer forma , o time mostrou qualidade na repetição de um padrão tático, apesar da utilização de peças novas, em função dos desfalques", afirmou o técnico Tite.

"Estamos pensando jogo a jogo. Sempre entramos em campo com o objetivo de apresentar a maior pegada possível. Temos a consciência de que o coletivo e a preparação física estão fazendo a diferença. É claro que também temos os destaques individuais", avaliou o presidente Vitorio Piffero.

"Não nos iludimos com os resultados, apesar deles serem elásticos. Temos que continuar trabalhnado para manter este nível de atuação. Estamos crescendo a cada partida, conforme havíamos planejado na pré-temporada", ponderou o vice-presidente de futebol Fernando Carvalho.

Esportivo (2): Rafael; Ramon, Ronan (Felipe Oliveira) e Sidiney; Josiel, Alexandre (Galego), Helton, Dangelo (Juninho Botelho) e Nunes; Waldison e Evilásio. Técnico: Paulo Porto.

Internacional (6): Lauro; Danilo, Danny Morais, Bolívar e Marcelo Cordeiro; Sandro (Rosinei), Magrão, Guiñazu e Andrezinho (Giuliano); Nilmar e Taison (Alecsandro). Técnico: Tite.

Gols: Nilmar (3, I), aos 15min do primeiro tempo, aos 33min do segundo tempo e aos 39min do segundo tempo, Taison (3, I), aos 43min e aos 44min do primeiro tempo e aos 16min do segundo tempo, Evilásio (E), aos 15min do segundo tempo, Juninho Botelho (E), aos 43min do segundo tempo.

Cartão amarelo: Taison (I).

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Paulo Ricardo Conceição e José Eduardo Calza.

Local: Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves.

Fotos: Alexandre Lops


Outras notícias
Loja Virtual