11/02/2009

Inter empata com Ypiranga

Por Alexandre Corrêa (texto) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Erechim
Edição: Aleco Mendes

O Inter empatou com o Ypiranga em 0 a 0 na noite desta quarta-feira (11/02), em Erechim, em partida válida pela sétima rodada do Gauchão. O time do técnico Tite continua invicto no Campeonato Gaúcho 2009 e na liderança isolada da Chave 1 agora com 17 pontos ganhos, além disso tem a melhor campanha na competição. O Inter já está classificado às quartas-de-final e o empate garantiu o título da Chave antecipadamente.

Inter e Ypiranga fizeram o duelo das duas melhores equipes do Gauchão, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. O time colorado lidera o Grupo 1, enquanto a equipe de Erechim é a primeira colocada do Grupo 2. A partida foi válida pela sétima rodada do primeiro turno do Gauchão. O Inter já está classificado às quartas-de-final e o empate garantiu o título da Chave 1 antecipadamente.


Após retornar da Seleção Brasileira Sub-20, atacante Walter foi um dos destaques do jogo em Erechim

O Inter começou a partida com uma equipe sem alguns titulares poupados. Com isso, o técnico Tite foi a campo com Lauro; Arílton, Danny Morais, Álvaro e Kléber; Glaydson, Maycon, Andrezinho e Marcelo Cordeiro; Walter e Alex. Como opções de banco, o Inter teve Michel Alves (goleiro), Danilo Silva (zagueiro e lateral), Marcão (lateral), Paulinho (volante), Giuliano (meia), Marinho (atacante) e Taison (atacante).

As novidades coloradas foi a presença de Walter no time principal. O atacante foi destaque da conquista do Sul-Americano Sub-20 da Seleção Brasileira no último final de semana, na Venezuela. Walter foi um dos goleadores da competição com cinco gols. No banco de reservas, outra novidade: o meia Giuliano, que também foi um dos melhores do Brasil na conquista do Sul-Americano Sub-20. O time de Erechim foi a campo com Marcelo Pitol; João Rodrigo, André Luiz, Alex e Fábio; Pavão, Marquinhos, Michel e Marcelo Muller; Sharlei e Guto.

Erechim recebeu o Inter novamente três dias depois da grande vitória colorada no clássico Gre-Nal por 2 a 1, disputado no último domingo também no estádio Colosso da Lagoa. A presença da torcida colorada foi maior do que a do time da casa. Os colorados ocuparam boa parte das arquibancadas localizadas à direita das cabines de imprensa. A expectativa era de cerca de 10 mil torcedores presentes no Colosso da Lagoa. O gramado do estádio é bom, mas a iluminação ainda é precária. Está melhor do que o Gre-Nal, mas mesmo assim não é a ideal.


Torcida colorada mais uma vez fez belíssima festa nas arquibancadas do Colosso da Lagoa

E o Inter em campo!!! Líder do Grupo 1 iniciou com seu uniforme número 1. Grande festa da torcida colorada. "O Gre-Nal foi muito intenso para ambas as partes. Por isso estou poupando os jogadores. É uma opção pela saúde deles", disse Tite. O Inter jogou com camisas vermelhas com calções e meias brancos. O Ypiranga com camisas e calções amarelos e meias verdes. Nas arquibancadas, uma série de faixas da torcida colorada da região. Faixas de torcedores de Erechim, Passo Fundo e Tapejara.

Começou a partida. Inter deu a saída! O Inter atacou primeiro, buscando o apoio dos dois laterais! Aos 2min, o time pressionava e tinha escanteios consecutivos! Aos 3min, em um dos escanteios, a bola sobrou para Álvaro na grande área, mas a zaga conseguiu afastar para fora. Aos 4min, Marcelo Cordeiro deu grande lançamento para Walter, livre. O atacante avançou, mas o juiz anulou o lance por impedimento. Aos 6min, Andrezinho cobrou escanteio e Álvaro cabeceou para defesa de Marcelo Pitol. Na seqüência do lance, Andrezinho roubou a bola, entrou livre e chutou no cantinho. A bola tocou na trave e saiu ao lado. Quase o primeiro gol colorado.

Aos 7min, só dava Inter. Marcelo Cordeiro arrancou pela esquerda e cruzou para Walter. O atacante enganou o marcador com um giro e concluiu de pé esquerdo ao lado. O Inter jogava em grande velocidade e com intensidade. O time colorado já criava chances e merecia estar vencendo. Aos 11min, Kleber avançou pela meia-esquerda e deu grande passe para Walter, mas o juiz marcou impedimento equivocadamente. Um minutos depois, Walter aparou cruzamento com o peito, a zaga afastou de qualquer jeito. Maycon pegou o rebote na entrada da área e chutou por cima. Aos 14min., Walter fez boa jogada pela direita, passou pelo marcador, arrancou e cruzou para Alex. O atacante dividiu com o goleiro Marcelo Pitol, que salvou o gol.

O volume de jogo do Inter nos primeiros 15 minutos era empolgante. Apesar de estar com um time com vários suplentes, a equipe jogava bem, demonstrando entrosamento, atacava pelos dois lados e conseguia conclusões. Na parte defensiva, estava bem também. Lauro só fazia intervenções fáceis até o momento. Aos 18min, Alex fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a saída de gol de Marcelo Pitol. Aos 19min, Michel arriscou da intermediária e Lauro fez defesa firme. Foi a primeira conclusão a gol do time da casa. Passados mais dois minutos, Arilton fez jogada sensacional. Roubou a bola no campo de defesa, progrediu 50 metros sem que ninguém o parasse até que Alex o puxasse pela camisa, depois de levar uma meia-lua. O zagueiro recebeu o amarelo.


Alex (D) se movimentou bastante em campo, buscando o jogo e criando chances de gol

Aos 23min, Alex cobrou falta com violência e Marcelo Pitol fez boa defesa dando um soco para fora da área. Aos 27min, Marcelo Cordeiro deu bom toque para Kleber, que cruzou da esquerda, a bola tocou na zaga e quase Walter alcançou. Marcelo Pitol chegou primeiro e defendeu. As tramas de Marcelo Cordeiro e Kléber, pela esquerda, estavam aparecendo bem na primeira etapa. Aos 28min, João Rodrigo, o lateral do Ypiranga, foi à linha de fundo e cruzou para boa saída de Lauro. Aos 30min, o Inter pressionava, tinha a posse da bola, tocava ao redor da área, tentava cruzamentos até que Alex foi derrubado na meia-direita. Na cobrança ensaiada, Andrezinho deu um toquezinho para Alex, que soltou uma bomba!!! O goleiro Marcelo Pitol salvou espalmando pra frente. Na sequência, a zaga afastou!

Aos 32min, em cobrança de escanteio, Michel achou Sharlei, que cabeceou para o gol e a zaga colorada afastou para novo escanteio. A partir dos 30 minutos o jogo ficou mais equilibrado, com o Inter arrefecendo um pouco, enquanto o time da casa passou a avançar mais e erguer bolas para a área do Inter. Aos 38min, o Ypiranga pressionava e tinha três chances seguidas de marcar no mesmo lance. João Rodrigo cruzou, Marcelo Muller chutou, Lauro salvou com grande defesa. Na seqüência, Sharlei concluiu para a zaga colorada salvar! Aos 43min, Glaydson deu grande passe para Walter, que entrou na área e deu passe na pequena área para Marcelo Cordeiro. O meia concluiu, mas Marcelo Pitol salvou em cima da linha. Aos 44min, Kléber cruzou na medida para Marcelo Cordeiro, livre na área. O meia cabeceou ao lado do gol. Em dois minutos o Inter teve grandes chances para marcar o primeiro gol! Aos 47min, bola cruzada para a área. Walter matou no peito, com estilo, e chutou rasteiro para a zaga afastar para escanteio. Fim de primeiro tempo.

"Foi um bom jogo, as chances de gol mais claras foram nossas. Temos que aproveitá-las no segundo tempo", disse Andrezinho.

"O time tá criando. A equipe está saindo junta e defendendo junta. Isto é importante", avaliou o zagueiro Álvaro.

O empate sem gols no primeiro tempo foi injusto. O Inter dominou a partida nos primeiros 30 minutos, criou chances, mas não conseguiu abrir o placar. A partir dos 30, o Ypiranga equilibrou o jogo e teve uma boa chance de marcar. Nos últimos minutos, porém, o Inter teve duas grandes oportunidades com Marcelo Cordeiro, mas o Ypiranga se salvou. O atacante Walter se movimentou bem na primeira etapa. Com velocidade e muita força, conseguiu levar vantagem no enfrentamento com a marcação do time de Erechim. Outro destaque colorado eram as jogadas de Kléber e Marcelo Cordeiro pela esquerda.


Lateral direito Arilton fez sua terceira partida com a camisa colorada

Inter voltou com o mesmo time para a etapa final. "Precisamos ter mais objtetividade na etapa final. É um grande jogo até o momento", avaliou o técnico Tite. Aos 30seg, logo na largada da etapa final, Alex foi lançado na esquerda por Andrezinho. O atacante passou pelo marcador e cruzou para Walter, mas a bola cruzou toda a área e ninguém completou. Aos 2min, Andrezinho tabelou com Marcelo Cordeiro e chutou de primeira, de pé esquerdo, ao lado do gol. Quase um golaço do Inter. Aos 4min, Andrezinho ganhou dividida na intermediária e deu grande passe para Walter, que avançou até a entrada da área, cortou para o meio e chutou para fora ao lado do gol. Outra boa chance colorada.

Aos 5min, Alex fez jogada sensacional! O atacante pegou a bola na linha lateral, pela direita, passou pelo marcador, arrancou até a área, driblou outro e chutou cruzado para boa defesa de Pitol. Aos 7min, Fábio tocou para Michel, na entrada da área, que chutou forte para boa defesa de Lauro. No rebote, o juiz anotou impedimento de Guto. Aos 10min, o jogo continuou bem movimentado nos primeiros minutos do primeiro tempo com as duas equipes criando chances. Aos 13min, Marquinhos arriscou da intemediária em chute perigoso. A bola foi por cima. Aos 14min, Arilton cruzou da direita e Walter cabeceou para defesa tranqüila de Pitol.

Aos 15min, Tite chamou Taison para passar instruções. A torcida colorada se agitou! Aos 16min, gol de Michel anulado do Ypiranga por impedimento bem marcado pelo juiz. Aos 20min, Alex cruzou da esquerda e a bola atravessou a pequena área, mas ninguém completou. Aos 23min, Andrezinho deu passe sensacional para Taison, que entrou livre, mas adiantou demais a bola e o goleiro Pitol defendeu. Aos 25min, o Inter pressionava. Kléber recebeu de Alex e cruzou com perigo. A bola atravessou toda a área, quase chegou em Taison, mas a zaga conseguiu afastar. Aos 27min, grande troca de passes do Inter até Alex receber de Taison na área e chutar forte. A bola tocou na defesa e foi por cima para escanteio. Quase de novo! Aos 34min, Sharlei recebeu na área e chutou cruzado para boa defesa de Lauro.

Apesar de o Inter não estar vencendo, a equipe apresentava destaques como o volante Maycon, de boa participação pelo meio, e o zagueiro Danny Morais, que estava ganhando todas as jogadas. Aos 36min, João Rodrigo fez boa jogada, entrou na área e chutou no gol. O zagueiro Danny Morais salvou de cabeça para escanteio. Aos 38min, Alex deu grande lançamento para Marcelo Cordeiro, na esquerda. O meia deu meia-lua sensacional no marcador e cruzou para Taison, que por pouco não completou na pequena área. Aos 39min, Giuliano entrou em velocidade pela lateral e tocou para Alex arriscar de fora da área para fora. Aos 40min, a torcida colorada se levantou e empurrava o time: "Oooo, vamo, vamo, Inteeeeeeer!"


Inter, de Andrezinho, apesar do empate sem gols, teve outra boa atuação neste início de temporada

Aos 43min, o Inter tentava pressionar, enquanto o Ypiranga se fechava na defesa e tentava os contra-ataques. Aos 45min, o juiz deu dois minutos de acréscimos. Final de jogo. Empate sem gols em Erechim. Com o resultado, o Inter garantiu o primeiro lugar do Grupo 1 com uma rodada de antecedência. Apesar do empate sem gols, foi um bom jogo na noite desta quarta-feira em Erechim. O Inter criou várias chances de gol, mas não conseguiu transformá-las em gols. No final, o Inter conquistou o título da Chave 1 no primeiro turno e manteve a invencibilidade no Gauchão. Agora são cinco vitórias e dois empates em sete partidas.

"Tivemos mais volume e oportunidades perdidas, mas o time foi bem", disse Kléber.

"Não é um mal resultado porque eles são líderes da outra chave", avaliou o zagueiro Danny Morais.

"Valeu pela atuação fora de casa. Foi um time com alguns jogadores que estão lutando pra ser titular. Valeu", disse Marcelo Cordeiro.

"O desempenho que esta equipe teve hoje, sem entrosamento nenhum, foi ótimo. Fortalece o grupo", concluiu o técnico Tite.

"Conseguimos assim nosso objetivo de ficar em primeiro sem podermos ser alcançados", resume o presidente Vitorio Piffero.

Ypiranga (0): Marcelo Pitol; João Rodrigo, André Luiz, Alex e Fábio; Pavão, Marquinhos, Michel (Pito) e Marcelo Muller; Sharlei (Tomás) e Guto (Japa). Técnico: Tonho Gil.

Internacional (0): Lauro; Arílton (Danilo Silva), Danny Morais, Álvaro e Kléber; Glaydson, Maycon (Giuliano), Andrezinho e Marcelo Cordeiro; Walter (Taison) e Alex. Técnico: Tite.

Cartões amarelos: Alex, Marquinhos, Marcelo Pitol (Y), Álvaro (I).

Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves de Lima, auxiliado por João Lúcio de Souza Júnior e Júlio César dos Santos.

Local: estádio Colosso da Lagoa, Erechim.

>> Confira a tabela do Gauchão


Outras notícias
Loja Virtual