19/12/2008

Brasileirão Sub-20: Inter fica de fora da decisão

Por Felipe Silveira
Fotos: Marcelo Campos

O Internacional perdeu por 2 a 1 o Gre-Nal válido pela semifinal do Brasileirão Sub-20, que foi disputado na noite desta sexta-feira, no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre. Depois de uma boa atuação no primeiro tempo, quando poderia ter aberto o placar em mais de uma oportunidade, o time colorado acabou sofrendo um gol logo no começo da etapa final e não conseguiu reagir no clássico. O Inter lutava para ir para a terceira final consecutiva da competição. O Sport-PE conquistou a outra vaga ao vencer o Náutico nos pênaltis e decidirá o título com o Grêmio no domingo. O Inter enfrentará o Náutico no mesmo dia na decisão do terceiro lugar.


Inter lutou muito em campo mas não evitou derrota na semifinal do Brasileirão Sub-20

Cerca de 4 mil torcedores acompanharam o Gre-Nal no Passo D'Areia. Este foi o segundo clássico gaúcho na história do torneio criado em 2006. Na primeira edição, o Inter goleou o Grêmio por 4 a 0 na final e ficou com o título. Em 2007, foi novamente finalista, mas foi o Cruzeiro que ficou com a taça, após vitória de 1 a 0.

Para tentar chegar à terceira final consecutiva, o Inter encarou uma partida dura, repleta de entradas ríspidas e um elevado número de faltas, principalmente na primeira etapa, quando o Grêmio abusou da força excessiva. O time colorado tentava manter a posse de bola, mas o adversário truncava o jogo. As poucas chances de gol do primeiro tempo foram do Inter.

Aos 18min, Bregalda desviou de cabeça uma cobrança de falta e a bola passou muito próxima do canto esquerdo defendido pelo goleiro Fernando.  Os atacante Marquinhos - artilheiro do Brasileirão Sub-20 com sete gols - e Éder se movimentavam com velocidade buscando as jogadas nas laterais do campo. O Grêmio quase não ameaçava. O lance mais perigoso do time tricolor foi aos 30min,  quando o volante Paulinho - que abusava das faltas, sendo inclusive advertido com o cartão amarelo pelas sucessivas entradas - obrigou Anderson a fazer uma defesa em dois tempos após cobrança de bola parada.


Bregalda luta contra o atacante gremista no Gre-Nal disputado no Passo D'Areia

O Inter, do técnico Osmar Loss, tomava a iniciativa no clássico, mas esbarrava em um Grêmio retrancado. Aos 40min, o lateral-direito Daniel e o atacante Éder fizeram boa troca de passes ao lado da área, mas a zaga afastou para escanteio. Já nos acréscimos, aos 46min, o meia Bruno fez sensacional jogada pela esquerda e entrou em velocidade na área: o camisa 11 se livrou do zagueiro tricolor com um bonito drible e chutou cruzado, com força, mas a bola saiu pela linha de fundo. Quase gol do Inter!

No segundo tempo, o técnico gremista Julio Camargo colocou o volante Lucas no lugar do lateral Sérgio. Com uma postura bem mais ofensiva, o Grêmio se lançou ao ataque em busca do gol, que veio logo aos 4min, com um chute certeiro de Rafael Martins: 1 a 0.

O Inter sentiu o golpe e se retraiu em campo. Aos 17min, Rafael Paraíba ampliou o placar. O técnico Osmar Loss fez alterações no time: sacou o meia Wagner e colocou o atacante Getterson em campo. Mais tarde, Leo e Lucas Roggia entraram na tentativa de reforçar o setor ofensivo. E foi justamente Leo, logo no seu primeiro minuto em campo, quem diminuiu a vantagem adversária. O meia arriscou de longe e acertou o canto direito: 2 a 1.

O Inter foi em busca do empate, mas o Grêmio soube se fechar bem e explorar os contra-ataques. Aos 36min, Leo fez jogada de efeito na entrada da área, mas o chute saiu torto pela linha de fundo. O Inter não conseguia boas finalizações. A corrida contra o tempo deixava o time nervoso e errando muitos passes. Assim, a derrota foi inevitável, adiando o sonho do bicampeonato. O time volta a campo no domingo, às 17h30min, para decidir o terceiro lugar contra o Náutico.

A equipe colorada atuou com a seguinte formação Anderson; Daniel, Paulo Sérgio, Bregalda e Igor (Forster); Paulinho (Elton), Juliano, Wagner (Getterson) e Bruno (Leo); Éder (Lucas Roggia) e Marquinhos. Técnico: Osmar Loss.

Copa SP

Agora, as atenções do time treinado por Osmar Loss se voltam para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time colorado estréia no dia 4 de janeiro contra o Noroeste-SP. O grupo do Inter tem ainda Araguaína-TO e São José-SP.


Outras notícias
Loja Virtual