25/09/2008

Sul-Americana: Inter enfrenta o Universidad Católica no Chile

Por Alexandre Corrêa (textos) e
Alexandre Lops (fotos)
Enviados especiais/Chile

O Internacional encara a primeira partida das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana nesta quinta-feira, às 22h15min (horário de Brasília), diante do Universidad Católica, em Santiago, no Chile. O jogo terá transmissão ao vivo pela Sportv. O site do Inter irá acompanhar a partida ao vivo.


Com os Andes ao fundo, jogadores treinam no estádio do Universidad

A presença do Inter em Santiago atraiu bastante a atenção da imprensa chilena. Pela manhã, na chegada, uma dezena de equipes de reportagem esperava o grupo que atravessou a Cordilheira dos Andes, em vôo fretado. À tarde, antes do treino, uma equipe do telejornal 24 horas, da TV Nacional, uma espécie de ?Jornal Nacional? do país, esteve no hotel para gravar uma entrevista exclusiva com o meia D´Alessandro. O argentino, por sinal, é o atleta que mais chama a atenção dos chilenos.


D'Alessandro é um dos mais requisitados por torcida e imprensa no Chile

Atenção que foi aumentada durante o treino de reconhecimento do gramado do Estádio San Carlos de Apoquindo, local da partida. Diversas equipes de jornalistas chilenos e brasileiros estiveram presentes para acompanhar o treinamento orientado pelo técnico Tite. O trabalho teve dois momentos: um mais recreativo com o famoso rachão dos jogadores e outro mais tático e técnico com o trabalho de bola parada ofensiva e defensiva. Os chilenos costumam ser muito perigosos nas jogadas ensaiadas. Ao final, Tite falou aos jornalistas. ?Universidad é uma equipe forte, mas vamos tratar de jogar para vencer. Tem jogadores de qualidade como Milosevic, os dois volantes e os atacantes. Precisamos jogar com muita intensidade?, avaliou o treinador.


Guiñazu (C) treina com sua tradicional capa de chuva por baixo da camisa

Durante a entrevista coletiva, uma bolada acertou acidentalmente Tite. Ao descobrir que foi Índio que chutou a bola sem querer, o treinador brincou: ?o Índio tá fora do time e vai voltar para o Brasil?, provocando gargalhadas dos jornalistas. Antes da brincadeira, porém, o trabalho foi duro no belo gramado do estádio chileno. O trabalho durou mais de duas horas e só foi terminar quase 21h (horário local). Já foi possível perceber que a temperatura cai bastante à noite em Santiago. Provavelmente será assim na partida desta quinta-feira.

O regulamento da Copa Sul-Americana é semelhante ao da Copa do Brasil. Por isso, em caso de igualdade de pontos e saldo de gols, ao final das duas partidas, o próximo critério de desempate é o número de gols marcado fora de casa. Por isso, seria importante o time colorado marcar gols em Santiago. O jogo de volta será disputado no dia 1º/10, no Beira-Rio, às 17h. O vencedor do confronto enfrenta o ganhador da série entre Boca Juniors e LDU, de Quito. No primeiro jogo disputado em Buenos Aires, os argentinos golearam por 4 a 0.


Em grande fase, Alex é o artilheiro colorado na temporada

O Estádio San Carlos de Apoquindo é pequeno, mas organizado. A sua capacidade gira em torno dos 20 mil pessoas e, conforme os jornalistas chilenos, costuma lotar em partidas internacionais como a desta quinta-feira. A proximidade da torcida com o campo é grande, principalmente quando os atletas forem cobrar escanteios. Os chilenos costumam fazer muita pressão sobre o adversário.

O Chile vive ainda em festa pelas comemorações recentes da sua Semana da Pátria. É possível ver a todo momento carros e casas com bandeiras do país, que vive também um grande momento econômico com o aumento grande do PIB a todo ano. Os chilenos reconhecem o Internacional com facilidade graças também ao maior zagueiro da história do país.Referm-se ao Inter como o ?time de Elias Figueroa?. O fantástico zagueiro que conquistou dois títulos brasileiros pelo Inter em 1975 e 1976 continua sendo uma lenda tão grande aqui como é no Beira-Rio.


Daniel Carvalho é opção para Tite no qualificado grupo colorado

Sem Nilmar, que foi poupado e ficou em Porto Alegre, o técnico Tite tem à disposição 21 atletas. São eles: Danny Morais, Ramon, Índio, Edinho, Daniel Carvalho, Alex, Rosinei, Gustavo Nery, Ricardo Lopes, Agenor, Magrão, Andrezinho, Ângelo, Bolívar, Luiz Carlos, Adriano, Marcão, Guiñazu, D´Alessandro, Taison e Clemer. A delegação retorna a Porto Alegre logo depois da partida e já começa os preparativos para o clássico Gre-Nal do próximo domingo, no Beira-Rio. Na sexta-feira, realiza treino às 19h, no estádio colorado.

>> Veja o vídeo com os bastidores da viagem, treino e entrevistas no Chile:


Outras notícias
Loja Virtual