06/09/2008

Inter vence Portuguesa no Gigante

O Internacional venceu a Portuguesa por 1 a 0 na noite deste sábado, no Beira-Rio, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Magrão marcou o gol da vitória aos 28min do primeiro tempo. Agora, o time colorado encara uma semana de forte preparação visando o jogo contra o Botafogo, no próximo domingo (14/9), no Rio de Janeiro.


Inter, de Magrão, conquistou importante vitória sobre a Portuguesa



>> Veja  a galeria de fotos do jogo

O confronto contra a Portuguesa marcou a estréia do zagueiro Álvaro, além de ser a primeira vez que o centroavante Luiz Carlos iniciou um jogo com a camisa colorada. Alex, recuperado de lesão, voltou ao time. Nilmar e D'Alessandro, convocados pelas seleções do Brasil e Argentina, e Guiñazu, lesionado, foram os desfalques.

O Inter foi definido com Clemer; Ricardo Lopes, Índio, Álvaro e Gustavo Ney; Edinho, Magrão, Taison e Andrezinho; Alex e Luiz Carlos.

A Portuguesa, treinada por Estevam Soares, foi escalada com Sérgio; Patrício, Aderaldo, Halisson e Wilton Goiano; Erick, Carlos Alberto, Preto e Edno; Jonas e Washington.

O Inter foi a campo com seu uniforme tradicional: camisa vermelha e calções e meias brancas. A Lusa veio de camisa branca, calções e meia verdes.

O jogo

A partida começou bastante disputada no meio-campo. O Inter tocava a bola e a marcação de ambos times era forte. Aos 4min, Alex sofreu uma falta no ataque pela direita. Ele mesmo cobrou e a zaga afastou. Aos 6min, Álvaro dividiu a bola com a marcação e deu um chutão para frente. Erradamente, o árbitro deu cartão amarelo para o zagueiro colorado na seqüência do lance, alegando jogo perigoso.

Aos 9min, após cobrança de escanteio com toque curto, Andrezinho tentou surpreender o goleiro mandando quase na forquilha. O goleiro desviou outra vez para escanteio.

O centroavante Luiz Carlos se movimentava intensamente no ataque buscando o jogo. Já na zaga, o estreante Álvaro trabalhava com segurança afastando qualquer perigo adversário.

Aos 23min, Erick arriscou de longe e Clemer espalmou para frente e Gustavo Nery afastou em seguida. Aos 26min, Alex recebeu na meia-lua, depois de boa jogada de Taison, e bateu forte para defesa do goleiro. Um minuto depois, Alex cobrou falta da intermediária, a bola desviou na barreira e foi para escanteio.

O Inter pressionava, e aos 28min, Alex cruzou da esquerda e Magrão desviou com perfeição de cabeça, no cantinho esquerdo do goleiro Sérgio para fazer 1 a 0! Belo gol do time colorado!

O Inter cresceu em campo após o gol. Aos 31min, após boa tabela entre meio-campo e ataque, Andrezinho chutou forte e a bola passou um pouco acima do travessão. Aos 32min, a Portuguesa tentou empatar, mas Clemer defendeu com agilidade a cabeçada de Washington.

Aos 34min, falta perigosa para a Lusa próxima à linha da grande área. Carlos Alberto bateu colocado e Clemer se esticou para afastar. Aos 40min, Edinho recebeu na intermediária e mandou a bomba por cima do gol.
 
A torcida do Inter, puxada pelo grupo conhecido como Torcida Popular, cantava sem parar versões coloradas para músicas de sucesso mundial, como 'Have you ever seen the rain?' da banda Creedence. O jogo seguiu morno até o final do primeiro tempo, sem lances de perigo.

Os times voltaram sem alterações para o segundo tempo. Logo a 1min, Alex cobrou falta venenosa do lado esquerdo e o goleiro espalmou com a ponta dos dedos para a linha de fundo. Aos 4min, ataque em velocidade com Taison, tabela com Alex e conclusão da esquerda de Luiz Carlos. Bom lance colorado, mas a bola subiu por cima do gol. Aos 6min, Taison roubou a bola do veterano goleiro Sérgio e passou para Alex, que chutou forte. A bola tirou tinta da trave e saiu pela linha de fundo. Quase o segundo gol do Inter!

Os times voltaram mais elétricos para a etapa final. Taison destacava-se em campo, explorando sua velocidade nas jogadas de contra-ataque. Aos 11min, Alex cruzou da direita e o centroavante Luiz Carlos escorou, mas a bola caprichosamente passou perto da trave mais uma vez e foi pra fora. Aos 12min, Daniel Carvalho entrou no lugar de Luiz Carlos.

Aos 15min, forte ataque da Portuguesa: Jonas recebeu a bola dentro da grande área e chutou para fora. Aos 18min, entrou Fellype Gabriel e saiu Patrício, na Portuguesa. Aos 25min, Daniel Carvalho deu bom passe para Alex, que dançou na frente do zagueiro, cortou para o meio e chutou para excelente defesa de Sérgio. Aos 26min, Vaguinho entrou no lugar de Washington na equipe paulista.

A Portuguesa levou perigo em três lances seguidos. Aos 31min, Clemer fez defesa sensacional depois de bomba da intermediária. Aos 33min, Fellype Gabriel arriscou de fora da área e acertou o travessão. Aos 36min, quase empate do time paulista. Jonas cabeceou na linha da pequena área e a bola passou perto do gol colorado.

Aos 41min, Rosinei entrou no lugar de Andrezinho. Aos 43min, Taison avançou em velocidade pela direita, invadiu a área e cruzou rasteiro. Guto escorou e a bola passou perto da trave de Sérgio. Foi o último lance importante da partida.

Com os três pontos conquistados, o Inter chega aos 33 na tabela de classificação, permanecendo na 11ª colocação. O Inter joga novamente no próximo domingo contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 25ª rodada do Brasileirão.
 
"Tinhamos muitos desfalques, mas conseguimos vencer. Foi importante para ganharmos confiança", declarou Clemer.

"Foi um resultado que ajuda na busca pela nossa reabilitação no campeonato. Vamos seguir trabalhando para melhorar para o próximo jogo", avaliou Alex.

"Precisávamos da vitória para ganhar a confiança para seguir lutando no campeonato. Sou muito identificado com o Inter, por isso quero ver o time em uma situação melhor na tabela", afirmou Magrão.

"Tínhamos a responsabilidade de vencer e demos conta dela. A atuação não foi boa, mas garantimos três pontos importantes dentro de casa", declarou o técnico Tite.

"Foi um jogo difícil. A Portuguesa atacava, na maioria das vezes, com vários jogadores. Fomos felizes em marcar o gol na etapa inicial. No segundo tempo, tivemos oportunidades claras, mas acabamos não convertendo. Valeu pelos três pontos e pela motivação que gerou para enfrentar o Botafogo na próxima rodada", projetou o vice-presidente de futebol Giovanni Luigi.

>> Veja os melhores momentos da partida e a entrevista com Tite

Ficha técnica:

Internacional (1): Clemer; Ricardo Lopes, Índio, Álvaro e Gustavo Ney; Edinho, Magrão, Taison e Andrezinho (Rosinei); Luiz Carlos (Daniel Carvalho) e Alex (Guto). Técnico: Tite.

Portuguesa (0): Sérgio; Patrício (Fellype Gabriel), Aderaldo, Halisson e Wilton Goiano; Erick, Carlos Alberto, Preto e Edno (Heverton); Jonas e Washington (Vaguinho). Técnico: Estevam Soares.

Gol: Magrão (I), aos 28min do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Álvaro, Ricardo Lopes (I); Wilton Goiano, Erick (P).

Público: 9.349 / Renda: R$ 108.178,00.

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Hilton Moutinho Rodrigues e Dibert Pedrosa (trio carioca).

Local: Beira-Rio, Porto Alegre.


Outras notícias
Loja Virtual