22/05/2008

O BRASILEIRÃO DE RENAN

Por Felipe Silveira
Fotos: Alexandre Lops

Titular da camisa 1 do Inter, Renan está motivado para a disputa do Brasileirão. O goleiro quer fazer um bom campeonato para seguir sonhando com a convocação para a seleção olímpica que irá em busca da medalha de ouro na China, em agosto.


Renan quer reafirmar sua qualidade no maior campeonato do futebol brasileiro

Defender o Inter na maior competição do futebol brasileiro não é novidade para Renan. Desde 2005 no grupo profissional, o jogador já atuou em 26 partidas no Brasileirão. Em 2006, quebrou um recorde que antes pertencia a Taffarel: ficou oito jogos e 50 minutos sem sofrer gol na competição. No ano seguinte, esteve apenas cinco vezes em campo pelo nacional, mas seguiu trabalhando forte para conquistar seu espaço no time.


Renan já defendeu o Inter em 70 partidas

Agora, em 2008, o goleiro de 23 anos tem a perspectiva de disputar o Brasileirão do início ao fim. Renan sabe que boas atuações poderão ser determinantes na convocação para os Jogos Olímpicos de Pequim: "O Brasileirão é um campeonato longo, que exige regularidade. Não há espaço para falhas, pois cada partida acaba sendo uma decisão. Fico feliz por estar na pré-lista para as Olimpíadas, mas quero dar o meu melhor no Brasileirão para tentar assegurar minha vaga na China", projeta.

Para fazer uma boa campanha no campeonato, Renan aposta em uma preparação cuidadosa. Afora os exigentes treinos diários orientados pelos preparadores Ilo e Giuliano Roxo, o goleiro também utiliza outros recursos para aprimorar sua performance. Na véspera de cada partida, ele recebe da comissão técnica vídeos com imagens das principais jogadas dos adversários. "Este trabalho de observação dos perigos da equipe adversária é muito importante. Também é sempre bom saber como o adversário trabalha a bola parada. Não adianta sofrer o gol para depois corrigir o posicionamento", ensina.


Treinos diários e observação do adversário ajudam a aprimorar a técnica do goleiro formado no Beira-Rio

Desde 1994 no Inter e com 70 partidas disputadas pela equipe profissional, Renan sonha em conquistar o título brasileiro pela primeira vez. O dono da camisa 1 confia na força do grupo colorado para superar os desafios do maior campeonato do Brasil. "O Inter vai brigar pelo título. Temos uma equipe com muito potencial, que ainda vai crescer muito dentro da competição", avalia.

Ficha técnica:


Nome:
Renan Brito Soares
Nascimento: 24/01/1985 (Viamão-RS)
Altura: 1m85cm
Peso: 86,5Kg
Jogos pelo time profissional do Inter: 70
Jogos pelo Brasileirão: 26
Jogos pelas seleções de base do Brasil: 90
Jogos pela seleção principal do Brasil: 1 (amistoso contra a seleção do Brasileirão 2007)

* nºs atualizados até 23/5/8


Outras notícias
Loja Virtual