30/04/2008

ESTRANGEIROS DO INTER EM BUSCA DO TÍTULO GAÚCHO

O Internacional vai em busca do seu 38º título estadual no próximo domingo contra o Juventude no Beira-Rio. Três jogadores que devem estar em campo não falam português: os colombianos Bustos e Orozco e o argentino Guiñazu estão disputando pela primeira vez o Gauchão e poderão ser campeões já no debute na competição.


Orozco (E), Guiñazu (C) e Bustos (D): o trio de estrangeiros que poderá ser campeão gaúcho

Nos países de origem do trio, não existe a disputa do campeonato regional. Os times se confrontam apenas em competições de âmbito nacional. A peculiaridade do Gauchão cativou os estrangeiros do Inter, que surpreenderam-se com com a mobilização das equipes e das torcidas. "É um campeonato muito parelho. Todos os times jogam muito duro para tentar desbancar o Inter", avalia Orozco, que além de defender o Independiente Medellín na Colômbia, já disputou o campeonato argentino pelo Racing e o mexicano pelo Quíndio, Dorados e Monarcos.


Bustos em ação no primeiro jogo da  final, em Caxias do Sul (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

O lateral Bustos, titular da seleção colombiana e com larga experiência na disputa do campeonato nacional do seu país, também surpreendeu-se positivamente com o campeonato estadual: "É muito organizado e com disputas emocionantes. É um campeonato único, sem similar pelo mundo", avalia. Para Bustos, o Inter também acabou conferindo importância ao Gauchão em função das suas recentes conquistas de expressão mundial. "Muitos amigos meus, também jogadores, que vivem na Europa acompanham as partidas. O Inter, campeão do mundo, deu muito status à competição. O Gauchão tornou-se atrativo também no Exterior", constata o lateral-direito.


Orozco confia na união do grupo para chegar ao título gaúcho (Alexandre Lops)

Titular da zaga colorada desde o início do campeonato, Orozco sonha em levantar a taça do Gauchão pela primeira vez. Para tanto, o zagueiro aposta em uma qualidade considerada fundamental por ele na busca pelo título: a união do grupo. "Trabalhamos forte durante todo o campeonato. O pessoal está muito fechado para chegar ao título. Chegar a uma final sempre é muito bom, mas é ainda mais especial quando é a primeira vez que se disputa o torneio", ressalta Orozco.

O colombiano mostrou-se impressionado com a força da torcida colorada durante as jornadas pelo interior gaúcho: "Pude perceber a real dimensão da torcida do Inter. Foi impressionante ver os colorados lotando o espaço em todos os estádios. É uma torcida muito fanática, mas pacífica, e isso é muito bonito e motivador", elogia Orozco.

Um dos símbolos da raça colorada, o volante Guiñazu (foto abaixo) sentiu-se muito à vontade no Gauchão. A pegada argentina do jogador combinou com o estilo aguerrido das disputas do estadual. Totalmente recuperado da lesão no joelho, Guiñazu treinou normalmente na manhã desta quarta-feita e garante estar pronto para encarar o segundo jogo da final. "Nem me sinto mais um estrangeito de tão bem adaptado que estou ao Inter. Estou 100%, pronto para brigar por esta título", garante o volante.

Sorondo está voltando

O zagueiro uruguaio completa o grupo dos estrangeiros no Beira-Rio. Sorondo está recuperado da lesão no joelho sofrida em novembro passado e irá reforçar o Inter para a disputa do Brasileirão. "Me preparei forte neste tempo em que fiquei afastado dos gramados. Não vejo a hora de voltar a jogar", afirma o defensor.

Inter segue a preparação

O Internacional treinou na manhã desta quarta-feira visando a decisão do título gaúcho. O técnico Abel Braga comandou um trabalho com bola em um campo reduzido com os jogadores que atuaram em Caxias do Sul. A boa notícia foi a participação do volante Guiñazu, que treinou normalmente e mostrou estar totalmente recuperado da artroscopia no joelho. O meia-atacante Alex permaneceu no vestiário realizando tratamento. A tendência é que o jogador participe de um trabalho com bola nesta quinta para avaliar a sua recuperação.

> O treino da manhã desta quinta-feira será realizado com os portões fechados, sem acesso à imprensa e aos torcedores.


Outras notícias
Loja Virtual