08/04/2008

GAUCHÃO: INTER PROJETA CONFRONTO COM O CAXIAS

O Internacional começa a decidir a vaga à final do Gauchão no próximo domingo (13/4), às 16h, contra o Caxias, no Estádio Centenário. O time colorado vai em busca de um resultado positivo na Serra Gaúcha para decidir a classificação no Beira-Rio, no dia 19.  Na entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, o técnico Abel Braga projetou o confronto em Caxias do Sul e possíveis alterações na equipe.

O Inter segue firme na sua luta pelo 38º título estadual. Com a melhor campanha entre os quatro semifinalistas - 38 pontos acumulados desde a fase classificatória (12 vitórias, 2 empates e apenas duas derrotas) - a equipe colorada agora terá que superar o Caxias para chegar à mais uma final do Gauchão. Se ficar com a vaga, decidirá o título no Beira-Rio por ter a melhor campanha.


Nilmar (E), Wellington Monteiro (C) e Iarley (D) no gramado suplemntar do Gigante: Inter prepara-se para enfrentar o Caxias

O adversário
 
O Caxias eliminou o São José-PA nas oitavas-de-final e conquistou 28 pontos desde a primeira fase. Foram 7 vitórias, 7 empates e duas derrotas. O time treinado por Gilson Kleina está invicto a seis jogos. A última derrota foi para a Ulbra, no dia 9 de março, na 3ª rodada do returno da primeira fase.
 
Na entrevista coletiva à imprensa concedida na tarde desta terça, Abel projetou um jogo difícil no Centenário. O treinador chamou a atenção para a qualidade do ataque da equipe caxiense, formado por Rodrigo e Kempes: "É um ataque muito rápido. São jogadores de qualidade que precisam ser bem marcados durante todo o jogo", observou.
 
O aproveitamento de Nilmar

 
Como Nilmar está totalmente recuperado de lesão, Abel estuda a melhor maneira de aproveitar o atacante. Uma dupla formada por Iarley (foto ao lado) e Nilmar, com Alex e Fernandão nas funções de meia-atacante não está descartada. "Vou tentar usar tudo que trouxer qualidade ao time. Tenho que procurar soluções para melhorar o nosso desempenho, e nada melhor do que esta semana de treinos para testá-las", avalia Abel.
 
No entanto, o treinador antecipou que é preciso trabalhar intensamente nos treinos antes de usar a dupla: "Não tenho medo do ofensivismo, gosto de atacar mais do que defender. Mas é preciso fazer isso com cuidados defensivos, exercitando nos treinos. Nesse sentido, poderia utilizar o Guiñazu e o Magrão como volantes. O Iarley, o Fernandão, o Nilmar e o Alex são jogadores muito interessantes, que podem render muito atuando juntos. Poderá ser uma alternativa para começar a partida em Caxias, para o intervalo ou para o segundo jogo", despista Abel.
 
Por outro lado, Abel lembrou que Adriano e Gil também são outras boas alternativas para o ataque colorado. "Não podemos esquecer que eles têm entrado muito bem durante os jogos. É um outra possibilidade tática", ressaltou. No entanto, o treinador deixou claro que a escalação será divulgada somente momentos antes do jogo: "Pretendo esconder o time até domingo. Estamos em uma semifinal, todo cuidado é pouco", ponderou.
 
Grupo reforçado
 
O Inter conta com praticamente sua força máxima para o jogo do próximo domingo. No momento, apenas o zagueiro Sorondo e o meia-atacante Ji-Paraná recuperam-se de lesão. A dupla já iniciou os trabalhos de preparação específica com Élio Carravetta. O zagueiro Índio, que não atuou na última rodada em virtude de dores no joelho, treinou normalmente com o resto do grupo na tarde desta terça e deve ficar à disposição para enfrentar o Caxias.
 
Preparação
 
A tarde desta terça-feira foi de treinos físicos no Beira-Rio. Os jogadores foram divididos em dois grupos que participaram de exercícios físicos comandados pelo preparador Eduardo Silva e o auxiliar Flávio Soares. Os atletas realizaram atividades na caixa de areia no campo principal, onde foram exigidos em um circuito montado pela preparação física. O Inter volta a treinar na manhã desta quarta-feira.


Jogadores aprimoram a preparação física para a reta final do Gauchão

Datas das semfinais
 
A Federação Gaúcha de Futebol confirmou as datas das partidas de ida das semifinais. Caxias e Inter se enfrentarão no próximo domingo (13/4), às 16h, no Estádio Centenário. A outra semifinal será disputada entre Juventude e Inter-SM, na terça-feira (15/4), em Caxias do Sul. Os jogos de volta ainda não têm a data oficializada.

Fotos: Átila Sbruzzi


Outras notícias
Loja Virtual