04/04/2008

FESTA DÁ LARGADA PARA O CENTENÁRIO DO INTER

O Internacional deu a largada para o Centenário na noite desta sexta-feira durante a festa de celebração dos 99 anos do Inter, no Centro de Eventos, do Beira-Rio. Durante o evento, o presidente Vitorio Piffero anunciou uma série de projetos, promoções e festividades que irão ocorrer durante o ano.


Vitorio Piffero (E) discursa observado pelo prefeito José Fogaça durante a festa dos 99 anos (Lucas Uebel/VIPCOMM)

Como grandes novidades do evento, foram anunciados a doação pela prefeitura de área contígua ao Estádio para a construção de um edifício-garagem, a criação do Museu Colorado patrocinado pela Reebok, a venda dos Eucaliptos, a renovação com a fornecedora de material esportivo Reebok por mais três anos e o concurso do Hino do Centenário. Enfim, uma série de novidades para todos os torcedores colorados. Confira os detalhes:

Área cedida pela Prefeitura para a construção do edifício-garagem: a festa abriu com a assinatura do prefeito José Fogaça de doação da área ao lado do Gigantinho ao Inter para a construção de um edifício-garagem. ?Este é um passo da maior importância para o Inter. Teremos estacionamentos adequados para o projeto Gigante para Sempre?, festejou o presidente Vitorio Piffero. Em troca, o clube irá abrigar nos seus projetos sociais 150 crianças em estado de vulnerabilidade social indicadas pela prefeitura. ?Temos muito orgulho de participar dos projetos sociais do Inter. Hoje é o dia de comemoração de toda a cidade de Porto Alegre?, disse Fogaça.


Prefeito José Fogaça (E) entrega doação da área localizada ao lado do Gigantinho para o presidente Vitorio Piffero (Daniel Boucinha)

Criação do museu colorado: em parceira com a Reebok, o clube irá construir até o final do ano o novo museu colorado nos mesmos padrões dos principais museus de clubes do mundo, como o do Boca Juniors, o do São Paulo e o do Barcelona. Também será criada uma nova loja do Inter no Beira-Rio.

Venda dos Eucaliptos: com a aprovação da venda do Estádio dos Eucalitptos em reunião do Conselho Deliberativo esta semana, o Internacional irá dar os primeiros passos da construção dos módulos que irão fazer toda a cobertura do Beira-Rio.

Renovação com a Reebok: o presidente Vitorio Piffero anunciou a renovação do contrato com a empresa de material esportivo Reebok por mais três temporadas.

Concurso Hino do Centenário: um concurso que irá eleger o Hino do Centenário foi lançado. Os participantes terão até o 16 de agosto para apresentar as composições no Beira-Rio e nos Consulados. A escolha será anunciada no dia 17 de dezembro. O vencedor ganhará o direito de acompanhar a delegação do Inter em uma das viagens que o time fará em 2009.

Um público de quase mil pessoas lotou o Centro de Eventos do Beira-Rio para a grande noite de celebração do 99º aniversário do clube. O local estava decorado com muitos banners com a frase ?O Centenário de todo mundo?, remetendo à idéia de democratizar ao máximo os festejos dos 100 anos do Clube do Povo.


Grande público prestigiou a festa de 99 anos do Inter no Centro de Eventos do Beira-Rio (Átila Sbruzzi)

Com a presença de dezenas de autoridades, conselheiros, associados, torcedores, dirigentes e funcionários, a festa teve a apresentação do jornalista Lasier Martins. O vice-presidente do Grêmio, Túlio Macedo, subiu ao palco para entregar uma placa homenageando o Inter e confessou torcer pelo Inter na final diante do Barcelona. Em seguida, todos cantaram o hino do Inter.


Vice-presidente do Grêmio, Túlio Macedo, confessou ter torcido para o Inter na final do Mundial Fifa (Daniel Boucinha)

Na seqüência, o meia Adriano Gabiru, autor do gol diante do Barcelona, foi homenageado com a entrega de uma Chuteira de Bronze, das mãos de Claudiomiro, autor do primeiro gol do Beira-Rio. Gabiru foi muito aplaudido.


Encontro de ídolos: Adriano Gabiru (E) recebe do ex-jogador Claudiomiro a Chuteira de Bronze (Daniel Boucinha)

Uma surpresa ocorreu em seguida. O capitão Fernandão apareceu na festa direto da concentração para a partida contra a Ulbra. Vestido com abrigo do Inter, Fernandão subiu no palco junto a Gabiru e Claudiomiro. Os três receberam suas carteirinhas de sócios das mãos do ex-presidente Fernando Carvalho e lembraram a campanha em busca dos 100 mil associados até o Centenário. ?O Abel me liberou por alguns instantes para eu participar. Colorado, faça como eu, o Gabiru e o Claudiomiro e se associe. Vamos fazer do Inter o primeiro clube brasileiro a ter 100 mil sócios?, convocou o capitão, sob muitos aplausos.


Sócios ilustres: Fernandão, Fernando Carvalho, Gabiru e Claudiomiro com as carteirinhas sociais (Daniel Boucinha)

Depois, representantes de consulados do Inter foram ao palco para entregar uma lista de 67 novos sócios obtidos em suas regiões, bem como a doação de dinheiro arrecadado para as obras do Inter. O presidente Vitorio Piffero recebeu e agradeceu a todos.


Consulados do Interior Gaúcho já mostraram engajamento na busca pelos 100 mil sócios (Átila Sbruzzi)

Por fim, o vice-presidente de marketing, Jorge Avancini, explicou a todos os conceitos da campanha para o Centenário, que busca democratizar ao máximo a celebração. Em breve, todos os projetos serão detalhados para o torcedor.


Vice-presidente de marketing, Jorge Avancini, falou sobre os detalhes da campanha para o Centenário (Daniel Boucinha)

Já no primeiro minuto do dia 5 de abril, o apresentador Lasier Martins pediu a todos os presentes para ficarem de pé, pois chegara a hora dos 100 garçons - uma alusão ao Centenário Colorado - servirem a sobremesa. Enquanto isso, os convidados cantavam juntos o hino do Inter, em uma bela demonstração de amor ao clube.


100 garçons serviram a sobremesa (Átila Sbruzzi)

Depois do tradicional 'parabéns pra você', começou o show com a banda Dublê, que encerrou a inesquecível festa colorada dos 99 anos. Um prelúdio da grande celebração que ocorrerá até Centenário em 2009.

> Veja mais de fotos

Lançamento

Ainda na festa, foi vendida a nova camiseta que celebra os 99 anos do clube. A camiseta é baseada nos primeiros uniformes do Inter criados em 1909. Estará à venda nas lojas em edição limitada a partir do dia 14 ao valor de R$ 149,90. Até a meia-noite, 150 camisas já haviam sido vendidas. Também foi anunciado para breve o lançamento do DVD contando os bastidores da conquista da Dubai Cup. 


Visão frontal da camisa comemorativa aos 99 anos lançada pela Reebok no aniversário do Inter


Parte traseira da camisa alusiva aos 99 anos (fotos: Lucas Uebel/VIPCOMM)

Transmissão on line

A festa dos 99 anos realizada no Centro de Eventos do Beira-Rio pôde ser acompanhada pelo mundo inteiro através da transmissão on line realizada pela TV Inter no site oficial do Clube. O jornalista Rogério Amaral comandou ao lado dos repórteres Adriana Montes e Rodrigo Russomano a apresentação do evento em tempo real na internet. Os internautas puderam ver todos os detalhes do jantar de gala e entrevistas exclusivas com os convidados da festa. É o Inter possibilitando o acesso democrático às informações sobre o Clube com a agilidade da comunicação moderna.


Rogério Amaral (E) entrevista o vice-governador Paulo Feijó (Átila Sbruzzi)

Blog do Centenário

Durante o evento, também foi divulgado o Hot Site do Centenário: www.centenariodointer.com.br. Em um primeiro momento, os colorados poderão postar suas histórias de torcedor no blog existente no site. Mas muitas outras atrações que irão primar pela interatividade estão por vir. Através do Hot Site, os colorados poderão acompanhar todos os detalhes da caminhada até o Centenário, em 2009. "O Inter está pensando grande, e por isso está dando atenção especial ao aspecto comunicacional. Queremos que os nossos sócios participem ativamente do centenário. Estamos ampliando os nossos canais de informação", ressaltou o vice-presidente de Serviços Especializados do Inter, Roberto Siegmann.

> Vídeo com os melhores momentos da festa

Texto: Alexandre Corrêa
Edição: Felipe Silveira


Outras notícias
Loja Virtual