17/12/2007

'NOITE JAPONESA' CELEBRA ANIVERSÁRIO DO MUNDIAL

Por Matheus Kern
Fotos: Daniel Boucinha
Edição: Aleco Mendes e Felipe Silveira

Uma festa carregada de muita emoção comemorou o primeiro aniversário da conquista do Mundial FIFA, na noite desta segunda-feira, no Centro de Eventos Beira-Rio. Mais de mil colorados festejaram e se emocionaram com as atrações presentes no evento temático japonês. "Esta festa está dando a oportunidade aos torcedores colorados de comemorarem perto dos seus ídolos, e isso não tem preço", destacou o vice-presidente de Marketing, Jorge Avancini.


Renan, Adriano Gabiru e Vitorio Piffero na festa que celebrou o aniversário da conquista do Mundial no Centro de Eventos Beira-Rio

'Uma Noite Japonesa' prometia recriar fielmente o clima vivido pelos atletas, dirigentes e torcedores que experimentaram de perto os costumes do país asiático. Logo na entrada, japonesas vestidas com roupas tradicionais recebiam os convidados, que logo depois recebiam faixas brancas com os dizeres "Arigatô Inter" (Obrigado Inter). A decoração do Centro de Eventos também ajudava a recriar os dias vividos pelo Internacional no Oriente: balões com ideogramas japoneses pendiam do teto, emblemas colorados confundiam-se com a bola vermelha da bandeira japonesa em volta dos pilares, e até mesmo o legítimo 'taikô' - tambor ligado à cultura japonesa - estava lá.


'Taikô' cadenciou o ritmo da festa 'Uma Noite Japonesa'

O banquete de entrada parecia trazido direto de Yokohama ou Tóquio. Os convidados puderam se deliciar com sushis antes da vinda dos pratos principais. "É uma data memorável para a história do Internacional, ela tinha de ser comemorada em grande estilo", orgulha-se o ex-presidente Arthur Dallegrave, um dos organizadores da festa.


Milhares de sócios compareceram à festa

Aos poucos, o Centro de Eventos foi sendo tomado por muitos torcedores, que aguardavam ansiosos o início do cerimonial. Por volta das 21h, dois dos jogadores campeões em Yokohama chegaram ao salão, Adriano Gabiru e o goleiro Renan. Os gritos de "Uh, uh, Adriano Gabiru!" ecoaram pelo Centro, demonstrando a gratidão dos torcedores. Os dois atletas atenderam simpaticamente aos diversos pedidos de fotos e autógrafos. Às 22h teve início a cerimônia, apresentada pelo jornalista Felipe Vieira e apresentadora Renata Fan. Com as batidas do "taikô", imagens relembrando os melhores momentos do Mundial surgiam no telão.


Felipe Vieira (E), o pequeno Toshiro (C) e Renata Fan durante a festa no Centro de Eventos

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre foi a primeira atração a subir ao palco, tocando o 'Tema da Vitória', o Hino Rio-Grandense, cantado por todos os presentes, e o hino do Sport Club Internacional, amplamente aplaudido. Gelson Pires, vice-presidente de Comunicação Social, foi convidado a bradar um de seus emocionantes discursos: "Felizes somos nós colorados, que podemos celebrar um Mundial de verdade com essa festa linda!".


Gelson Pires fez um discurso carregado de amor pelo Inter

O ex-presidente Fernando Carvalho recebeu as devidas homenagens, sendo muito aplaudido e tendo seu nome gritado em todos os cantos do Centro de Eventos. "O peito é pequeno para tantas emoções. Este dia ficará marcado para sempre em nossas memórias. Só tenho uma coisa a dizer: obrigado colorado!", emocionou-se, segurando o choro. Antes de cada atração subir ao palco, um clipe mostrava imagens muito emocionantes do Inter no Japão.


Adriano Gabiru discursa observado por Vitorio Piffero

Quando o presidente Vitorio Piffero subiu para falar aos colorados, um vídeo mostrou um diálogo entre ele e o ex-jogador Rafael Sobis, logo depois do apito final do juiz na partida entre Inter x Barcelona. A emoção tomou conta dos colorados presentes. "Os colorados sabem comemorar seus títulos como ninguém. Em qualquer lugar do planeta, hoje, os colorados estão comemorando", afirmou Píffero. O presidente agradeceu a presença dos diversos representantes colorados na história, como os ex-presidentes Eraldo Hermann, Roberto Borba, José Asmuz e Arthur Dallegrave. No final, um show de dança tipicamente japonês encerrou brilhantemente a festa, que ainda teve a reprise do gol de Adriano Gabiru, levando a massa colorada ao delírio.


Presenças ilustres: Vitorio Piffero (E), Dunga (C) e Fernando Carvalho (D)

Também estiveram presentes no evento os vice-presidentes colorados, além de dirigentes e ex-jogadores, como o técnico da Seleção Brasileira Dunga. Várias personalidades políticas ligadas ao Internacional também estiveram lá, entre vereadores e deputados. Por fim, os convidados puderam confraternizar no grande salão do Centro de Eventos, concluindo uma grande noite de celebração e emoção.


Outras notícias
Loja Virtual