1º/01/2008

INTER PARTE PARA DUBAI

>> Os participantes

Stuttgart

Atual campeão alemão e vice-campeão da Copa da Alemanha, o Stuttgart será o adversário do Inter na estréia da Dubai Cup. Fundado em 1893, o time é treinado por Armin Veh e possui quatro brasileiros no grupo: o zagueiro Gledson, o meia Antônio da Silva e os atacantes Cacau e Ewerthon. Na Copa dos Campeões, o Stuttgart acabou na última posição do Grupo E e acabou eliminado da competição. Atualmente, ocupa a oitava posição do campeonato alemão com onze pontos. Em 17 jogos, foram oito vitórias, oito derrotas e um empate.


Atual campeão da Alemanha será o adversário na estréia

Internazionale

Um dos três superclubes italianos ao lado de Milan e Juventus, a Internazionale é a atual bicampeã nacional. Ao longo da história, conquistou 15 títulos italianos, além de três Copas da Uefa, duas Liga dos Campeões da Europa e dois Campeonatos Intercontinentais. Atualmente, conta com alguns dos melhores jogadores do planeta como o sueco Ibrahimovic, o português Figo, o francês Patrick Vieira e o argentino Zanetti. Tem ainda cinco brasileiros: o goleiro Júlio César (Seleção Brasileira), o atacante Adriano (que está no Brasil se recuperando fisicamente), os alas César (ex-São Caetano) e Maxwell e o lateral-direito Maicon (Seleção Brasileira). Os 27 atletas do grupo do técnico Roberto Mancini formam uma verdadeira seleção mundial com jogadores de 10 países diferentes como Argentina, Colômbia, Brasil, Chile, Suécia, Croácia, França e Portugal.


Ibrahimovic: atacante é uma das estrelas da Inter de Milão

Ajax

Fundado em 1900, o Ajax da Holanda é um dos três grandes clubes da Holanda ao lado do PSV e do Feyenoord. Clube de grande tradição na formação de jogadores, já apresentou ao mundo craques como Van Basten, Rijkaard, Cruyff, Bergkamp, Seedorf, entre outros. Campeão nacional em 29 oportunidades, também venceu a Liga dos Campeões da Europa quatro vezes e a Copa Intercontinental em outras duas oportunidades, a última em 1995. A atual equipe conta com jovens promessas do futebol holandês como o atacante Huntelaar, de 23 anos, e jogadores maduros como o volante Davids e o zagueiro Stam, de várias passagens pela seleção do seu país inclusive em Copas do Mundo. O técnico Adrie Koster conta ainda com jogadores de várias nacionalidades como o espanhol De la Torre, o dinamarquês Rommedahl, o uruguaio Suarez e o brasileiro Leonardo.


Huntelaar é a jovem promessa do Ajax

>> Fórmula

A fórmula do torneio é simples. Os vencedores dos jogos disputam o título, enquanto os perdedores decidem o terceiro e quarto lugares. O site oficial do torneio é o http://www.dubaicup.ae/.

Calendário de jogos (Horário de Brasília)
05/01/2008 - 11h Semifinal 1: Inter x Stuttgart
05/01/2008 - 14h Semifinal 2: Inter de Milão x Ajax
07/01/2008 - 11h Decisão do terceiro lugar
07/01/2008 - 14h Decisão do título

>> O prestígio


Nasser Al-Shaikh (Vice-Presidente da National Bonds Corporation)

?Nós estamos trazendo para os Emirados Árabes Unidos alguns dos maiores times e melhores jogadores representando as ligas de ponta de nações líderes no futebol.?

>> O nome do torneio

O Sheik Mohammed Bin Rashid Al Maktourn, que dá o nome ao torneio, é o vice-presidente e Primeiro Ministro dos Emirados Árabes Unidos e o administrador de Dubai.


Mohammed Bin Rashid e o hotel mais luxuoso do mundo

Nascido em 1949, é o terceiro de quatro filhos. Estudou na Escola Bell de línguas na Universidade Cambridge em 1966. Em 1995, foi designado Príncipe Coroado de Dubai com o principal objetivo de transformar o emirado no mais luxuoso resort e centro de negócios do mundo. Foi o responsável por desenvolver uma série de megaprojetos em Dubai, como o Burj Dubai (o maior edifício do mundo) e o Burj Al Arab (o único hotel sete estrelas do mundo). Foi nomeado Administrador de Dubai e primeiro ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos em 2006.

>> A primeira edição do torneio


A primeira Dubai Cup foi disputado entre 8 e 10 de janeiro de 2007. Os participantes foram Olympique, de Marselha, Bayern, de Munique, Lazio, de Roma, e Benfica, de Lisboa. O time português conquistou o título, com a Lazio, em segundo lugar, o Bayern, em terceiro, e o Olympique, em quarto.

 

>> Saiba mais sobre Dubai

Dubai é um dos sete emirados árabes reunidos desde 1971, dois anos após a descoberta de petróleo na região. Um emirado é um Estado governado por um emir, título dos soberanos muçulmanos. É a maior cidade dos Emirados Árabes, que ficam localizados na costa Oeste do Golfo Pérsico. Tem cerca de 1.570.000 habitantes, e o petróleo representa apenas 3% da economia e o turismo 33% (sendo o mais atuante). Crescimento do PIB em torno de 19% (mais que o dobro da China).


Na cidade de Dubai há o único hotel sete estrelas do mundo

O Burj Al Arab ('Torre das Arábias', em português) é o hotel mais luxuoso da face da Terra, sendo classificado com sete estrelas. Edificado na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi concluído em 1999 com 60 andares, tornando-se o 18º maior arranha-céu do mundo. O local é um dos principais pontos turísticos de Dubai.  

A população nativa de Dubai é minoritária. Mais de três quartos dos habitantes da cidade são originários de outros países, em especial, do sul da Ásia e das Filipinas. O idioma oficial é o árabe. O inglês é ensinado nas escolas e amplamente utilizado. A religião oficial é o Islam, havendo também templos hindus e cristãos.

Mapa: Emirados Árabes (United Arab Emirates)


>> Veja no Google Maps a localização de Dubai

Fotos: Divulgação


Outras notícias
Loja Virtual