17/10/2007

GRANDE FESTA MARCA LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE O MUNDIAL

Um grande evento realizado na noite desta quarta-feira no Centro de Eventos do Beira-Rio marcou o lançamento do livro A Conquista de um sonho - Histórias de colorados no Japão - Inter Campeão do Mundo. A obra reúne 102 relatos de torcedores, sócios, dirigentes e conselheiros sobre a maior conquista do clube.

Há dez meses atrás, no dia 17 de dezembro, o Inter vencia o Barcelona por 1  a 0 em Yokohama. A antológica jornada no Japão ainda é lembrada com muita alegria pela torcida colorada, e para manter viva esta atmosfera vitoriosa, o conselheiro Otavio Rojas organizou um livro com relatos exclusivos sobre o Mundial.


Conselheiro Otavio Rojas organizou a obra

A publicações traz mais de uma centena de narrativas que têm como tema central o inédito título conquistado pelo time do técnico Abel Braga. Dirigentes, sócios e conselheiros que acompanharam de perto o caminho trilhado pelo Inter no Oriente escreveram emocionantes linhas sobre o feito histórico.

Como prova da democracia existente no Clube do Povo, torcedores que não estiveram no Japão, mas que nem por isso viveram com menos intensidade as emoções do Mundial, também tiveram a oportunidade de compartilhar os seus relatos no livro. Fotos escolhidas especialmente pelos cronistas ilustram a obra de 208 páginas editada pela Nova Prova.

"A essência deste livro são os torcedores. Eles tiveram a oportunidade de externar a paixão pelo Inter. São pessoas comuns que entraram para a história com seus relatos", explica Otavio Rojas.


Ex-presidente Arthur Dallegrave escreveu sua história no livro


Vice-presidente de Comunicação Social Gelson Pires autografou seu relato

O  maioria dos escritores esteve presente no lançamento da publicação. Muitos vieram de outros estados do Brasil para participar da sessão de autógrafos. Durante a cerimônia de lançamento - que contou com as presenças ilustres do presidente Vitorio Piffero, do ex-presidente Fernando Carvalho e do técnico Abel Braga, entre outros - imagens do Inter no Japão foram exibidas no telão e em televisões de plasma espalhadas pelo salão. Quando os gols marcados contra Al-Ahly e Barcelona foram mostrados, o público vibrou intensamente.


Imagens lembraram o feito histórico do Inter no Japão durante a sessão de autógrafos

"É um título que não tem prazo. É para ser comemorado todos os dias. Desde dezembro passado, o mês começa e termina no dia 17 para os colorados",  afirmou Vitorio Piffero.


Presidente Vitorio Piffero também participou do livro

"Nunca mais vou esquecer aqueles dias de dezembro. Espero que todos leitores do livro se emocionem com as histórias", disse Fernando Carvalho, sem conseguir conter as lágrimas.


Ex-presidente Fernando Carvalho emocionou-se ao lembrar da conquista colorada

"Tudo o que for feito para relembrar este momento único da história do clube é bem-vindo", completou Abel.

O final da cerimônia recriou o clima da premiação realizada no Estádio de Yokohama, após a decisão contra o Barcelona. Um grupo de crianças conduziu a taça do Mundial até as mãos de Piffero, Carvalho e Abel. Em seguida, uma chuva de papéis prateados caiu sobre os convidados. A taça de campeão do mundo foi novamente erguida, para delírio da platéia. 


Vitorio Piffero (E), Fernando Carvalho (C) e Abel Braga (D) com a taça do Mundial FIFA

Onde comprar

Os 300 primeiros livros - que foram doados pelos autores - estavam à venda na festa de lançamento pelo preço promocional de R$ 34,00. O valor arrecadado será destinado à Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI). A Conquista de um sonho também poderá ser encontrado nas livrarias e lojas do Inter ao valor de R$ 42,00.

>> O lançamento oficial, aberto ao público em geral, será realizado na 53ª Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 8 de novembro, às 19h, no Memorial do Rio Grande do Sul.


Reprodução da capa do livro

Exposição

Para comemorar o lançamento do livro, a Reebok preparou uma exposição de fotos da conquista colorada do outro lado do mundo. 31 fotos, de Jefferson Bernardes e Pedro Morgado, foram expostas no Centro de Eventos.


Exposição de fotos foi uma das atrações no Centro de Eventos

A Reebok estuda a possibilidade de levar exposições de fotos para outras cidades, além de escolas e reuniões consulares do clube colorado.

Confira uma das histórias do livro:

Orgulho de participar , orgulho de estar lá... 

Otavio Rojas (*)

A idéia de fazer um livro contando histórias de torcedores COLORADOS  que foram ao Japão começou há poucos meses em uma reunião festiva de um grupo de torcedores que formaram a confraria "Tambores de Yokohama ". A confraria se reúne todos os meses, no dia 17, para comemorar esse que é o maior título da história do S.C.Internacional, a conquista do Campeonato Mundial Inter clubes. Visto a importância dessa conquista, tive a idéia de deixar um registro desse momento ímpar do nosso clube  e repassei à confraria, que imediatamente aderiu à iniciativa. Esse grupo representa o maior contingente de autores presentes no livro.

A iniciativa foi um sucesso. Comecei a reunir os textos no final de junho e, em poucos dias, chegamos a mais de 100 autores, todos presentes na conquista do Japão, condição para participar desta obra, " A Conquista de um Sonho".

Não esqueça, torcedor Colorado, que esse título é referendado pela maior entidade do futebol mundial, a FIFA.

A história dessa viagem para o outro lado do mundo teve um início muito significativo quando,  no dia 25 de novembro de 2006, por meio de uma ação feita pelo marketing do clube, reunimos na salão do Conselho Deliberativo mais de 450 pessoas que já tinham "pacotes" comprados para o Japão. Era concreto aquele momento que juntava emoção, preocupação, alegria e vários sentimentos refletidos no rosto de cada homem, de cada mulher, de cada adolescente que ali buscava segurança para essa aventura em nome de uma paixão COLORADA.    Nosso intuito era dar informações aos nossos torcedores sobre a cultura do Japão, seus hábitos, suas regras e como nós, Colorados, deveríamos agir para deixarmos a imagem do nosso Inter, da nossa torcida, da nossa gente num país de cultura tão diferenciada.

E  tudo deu certo!!! Além de deixarmos nossa marca de paixão, de competência, de educação no país do sol nascente , tivemos o orgulho de mostrar que um clube do porte do Internacional só pode estar dentre os melhores e mais vencedores  clubes do mundo.

Os depoimentos que você vai ler têm muito da emoção da final de Yokohama, o momento mágico de nossa viagem ao Japão. Essas emoções são contadas por gente que talvez nunca tenha tido oportunidade de escrever um livro: são   torcedores comuns, sócios do clube, conselheiros, dirigentes, enfim, gente que ama o Internacional.

* Prof. Otavio Rojas,organizador do livro, conselheiro, ex-diretor de marketing, ex-diretor de comunicação social, criador do Projeto Criança Colorada e  Vice-Presidente de marketing no período de 2004 a 2006.

Fotos: Alexandre Lops


Outras notícias
Loja Virtual