30/08/2007

TEIXEIRA: "BEIRA-RIO É O ESTÁDIO PARA A COPA"

A comitiva da FIFA que está avaliando as cidades candidatas a sediar a Copa do Mundo de 2014 visitou o Beira-Rio na manhã desta quinta-feira. Os representantes da entidade máxima do futebol conheceram a estrutura do estádio colorado e obtiveram informações sobre o projeto de remodelação do Complexo. "O projeto do Beira-Rio é bom e atende às exigências da FIFA. Cada cidade apresenta um único estádio no caderno de encargos, e este estádio em Porto Alegre é o Beira-Rio", afirmou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.


Vitorio Piffero (E) acompanha representante da FIFA (D) durante vistoria no Beira-Rio

A delegação da FIFA, composta por Hugo Salcedo (Presidente do Grupo de Inspeção), Jorge Batista (Especialista em Mídia), Walter Gagg (Especialista em Estádios e Assuntos de Segurança), Jaime Yarza (Coordenador do Grupo de Inspeção) e Jaime Byrom (Especialista em Hotéis e Bilheteria), chegou por volta das 10h20min ao Centro de Eventos Beira-Rio.


Yeda Crusius e Vitorio Piffero receberam a comitiva da FIFA no Centro de Eventos Beira-Rio

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o técnico da seleção, Dunga, e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, além de autoridades estaduais e municipais (veja lista abaixo), também acompanharam a comitiva que foi recebida pelo presidente Vitorio Piffero e pela governadora Yeda Crusius.

Logo em seguida, um vídeo sobre o projeto de modernização do Complexo Beira-Rio foi apresentado. O filme, chamado 'Gigante Para Sempre', exibiu um breve histórico sobre a construção do Beira-Rio e mostrou de forma detalhada as melhorias e ampliações previstas no projeto. O destaque ficou por conta da construção de um aeromóvel e de uma marina no Rio Guaíba, que visam facilitar o acesso ao Complexo.


Comitê assistiu a um vídeo o projeto de remodelação do Complexo Beira-Rio

Ao final da apresentação, a imprensa teve que deixar o Centro de Eventos para que os inspetores fizessem indagações de ordem técnica sobre o estádio. Todas as questões foram respondidas pelos dirigentes colorados.


Sala de monitoramento por câmeras agradou ao especialista Walter Gagg

Dando continuidade a visita, a comitiva da FIFA foi até a central de monitoramento por câmeras, onde pôde conhecer o moderno sistema de segurança do Beira-Rio. O Especialista em Estádio e Assuntos de Segurança, Walter Gagg, demonstrou bastante entusiamo com a tecnologia empregada no monitoramento dos torcedores dentro e fora do estádio. Depois de conheceram o gramado do Gigante, a visita foi encerrada no vestiário profissional por volta das 11h20min.


Visita da FIFA passou pelo gramado do Beira-Rio

Seguindo o protocolo, o comitê da Fifa rumou para o Palácio Piratini, onde uma entrevista coletiva foi concedida.

"Eles ficaram maravilhados com o estádio, que já está aprovado. O Complexo Beira-Rio vai se tornar o maior centro de lazer e cultura do sul do país. Estamos resgatando a idéia da marina como alternativa de acesso ao Complexo, que se tornará extremamente rentável a partir da modernização", avaliou o presidente Vitorio Piffero.

"Esperamos que o Rio Grande do Sul satisfaça às exigências da FIFA. O Beira-Rio mostrou que está pronto para receber a Copa do Mundo", elogiou Dunga.

Comitiva CBF

Ricardo Teixeira- Presidente
Rodrigo Paiva- Assessor de Imprensa
Protógenes Queiroz- Delegado da Polícia Federal
Alexandre Silveira- Assessor
Mário Rosa- Assessor
Joana Teixeira Havelange- Assessora
Wagner Abraão- Diretor do Comitê da Copa 2014

Comitiva permanente do Estado do Rio Grande do Sul

Luis Augusto Lara - Secretário Estadual de Turismo, Esporte e Lazer
Paulo Fona - Secretário Estadual de Comunicação
João Bosco Vaz- Secretário Municipal de Esportes, Recreação e Lazer
Francisco Novelleto Neto- Presidente da Federação Gaúcha de Futebol
Major Paiva- Assistente Militar

Fotos: Alexandre Lops


Outras notícias
Loja Virtual